Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record estuda ampliar ainda mais a duração diária do "Cidade Alerta"

Marcelo Rezende comanda o "Cidade Alerta" - Edu Moraes/Record
Marcelo Rezende comanda o "Cidade Alerta" Imagem: Edu Moraes/Record

Flávio Ricco*

Colunista do UOL

21/06/2016 07h01

No decorrer dos próximos meses, muito possivelmente usando como gancho a propaganda política que se aproxima, a Record deverá fazer uma mudança importante na sua grade de programação entre o final de tarde, começo de noite.

Data hoje, em boa parte dessa faixa, existem duas reprises de novelas na sequência, sendo que uma, “Amor e Intrigas”, apresenta resultados muito melhores que a outra, “Chamas da Vida”.

Algo que tem levado parte da sua direção a trabalhar com a hipótese se extinguir este segundo horário, para com isso resolver, de uma vez, dois problemas diretamente atrelados a ele.

O primeiro é que não existem tantas novelas em estoque para sustentar duplas reapresentações por tanto tempo e, como providência de ocasião, passar a se valer da garantia de um produto com melhores resultados.

O “Cidade Alerta”, hoje com seu início por volta das 16h30, em todos os desenhos é o único que se mostra efetivamente capaz de resolver mais esta questão.

Em vez de três horas, o que se cogita, muito em breve, é dar a ele pelo menos mais 30 minutos de duração em suas edições diárias. Tempo ao tempo. 

Incerteza
Se são muitas as dúvidas sobre o que será da Bandeirantes pós-Olimpíada e qual destino se pretende dar a sua equipe de esportes, o mesmo questionamento já existe na Record.

A direção da casa, para desespero dos diretamente envolvidos, por enquanto não se manifesta.

Caso em questão
O futuro do Edmundo, hoje na Band, também já desperta grande curiosidade no meio esportivo.

As chances de continuar onde está são muito remotas. Hoje, no banco de apostas, todo aquele jogar suas fichas num canal fechado ficará bem próximo de acertar. Um lugar onde não será mais um, mas fará parte de uma equipe.

Decadência
Dá uma grande tristeza constatar o estado de completo abandono da rádio Cultura AM, controlada pela Fundação Padre Anchieta. Técnica e artisticamente.

Na frequência onde já existiu uma emissora de rádio com programação de qualidade, hoje só se ouve ruídos com reprises da FM ao fundo.

Abandono
De forma geral, o desleixo com a Cultura, parece que virou uma regra do rádio AM de forma geral. 

O digital continua sendo uma esperança. Enquanto isso, o que hoje é levado ao ar em nada faz lembrar o que o rádio foi ou representou no passado.

Beira o ridículo
A RedeTV! continua transmitindo ou tentando fazer algo próximo disso com o campeonato brasileiro da Série B.

Sábado passado foi a vez de Vasco e Paysandu, em São Januário. O diretor de TV escalado achou de menor importância mostrar o autor do gol. Um detalhe que entendeu como insignificante.

Curioso é o seguinte
As transmissões da Série B, em seu todo, fogem dos padrões tradicionais.

Quase sempre são feitas em plano bem aberto, às vezes fazendo a bola aparecer como um pontinho. Números nas camisas dos jogadores, então, esquece. É um completo esculacho.

Mauro Cezar Pereira entrevista o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para a ESPN - Reprodução/ESPN - Reprodução/ESPN
Mauro Cezar Pereira entrevista o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para a ESPN
Imagem: Reprodução/ESPN

Série especial
A partir de hoje e ao longo de toda essa semana, a ESPN Brasil irá exibir uma entrevista exclusiva do prefeito do Rio, Eduardo Paes, concedida ao jornalista Mauro Cezar Pereira.

Temas relativos aos Jogos Olímpicos são abordados, inclusive os mais polêmicos, como a construção do terceiro campo de golfe na cidade, a desocupação da Vila Autódromo, a CPI da Olimpíadae o futuro do "Engenhão", além do desabamento de parte da Ciclovia Tim Maia, em abril, que provocou a morte de duas pessoas.

Possíveis "elefantes brancos" após o término da Olimpíada e o difícil cenário financeiro da cidade e do país também foram tema da entrevista, que vai ao ar em diferentes trechos até a próxima sexta-feira, nas três edições do "SportsCenter".

Em dois dias
Desde a manhã de ontem, até o final da tarde de hoje, Fábio Porchat estará à disposição da Record, gravando as primeiras chamadas do seu novo programa.  

Trabalhos sob a direção de Alexandre Souza.

Quantidade versus qualidade
É de chamar atenção o número bem elevado de programas apresentados como humorísticos no Multishow.

Uns se acham e outros são bem-intencionados. Mas juntando todos, não dá um. Na maioria, verifica-se como problema comum, a falta de bons redatores.

Pode ou não pode?
Está valendo ou não a proibição de repórteres e cinegrafistas acompanharem perseguições dentro das viaturas policiais?

No “Operação de Risco”, da Rede TV!, isso vem acontecendo. Ou são reprises ou estão passando por cima.

Lilia Cabral em "Liberdade, Liberdade" - Artur Meninea/Divulgação/TV Globo - Artur Meninea/Divulgação/TV Globo
Lilia Cabral, atualmente às voltas com a Virginia de "Liberdade, Liberdade", se estiver disponível no período da novela, também será convocada para "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva
Imagem: Artur Meninea/Divulgação/TV Globo
Intervalo do Zorra
O “Zorra”, da Globo, não será exibido em dois sábados de agosto.

Ficou estabelecido também que não haverá gravações do programa durante todo aquele mês, para que os estúdios no Rio possam ficar à disposição dos Jogos Olímpicos.

Comédia
Márcia Cabrita e Guilherme Piva farão um casal de trambiqueiros em “Novo Mundo”, novela dos estreantes Alessandro Marson e Thereza Falcão, prevista para estrear em abril de 2017, na faixa das 18 horas da Globo, em substituição a “Sol Nascente”, de Walther Negrão.

O elenco também já tem confirmadas as presenças de Isabelle Drummond, Chay Suede, Ingrid Guimarães e Bianca Bin. 

Bate – Rebate

• O último capítulo da parte 2 de “Os Dez Mandamentos” será levado ao ar no dia 4 de julho, segunda-feira, na Record.
• Da parte da TV Globo ainda existe a intenção de ter um bom parceiro nas transmissões do futebol...
• ... As negociações, mesmo não tão intensas, continuam existindo.
• Com ou sem dinheiro público, Juliana Algañaraz, da produtora OSS, pretende reiniciar as gravações da série “Mamonas Assassinas”, dia 27, em São Paulo...
• ... A equipe toda já foi colocada de sobreaviso...
• ... E ainda que, para todos os efeitos, o projeto continue envolvendo nomes da OSS, Record e Fox, o da MTV também começou a aparecer...
• ... Pode acontecer uma mudança de direção naquilo que se refere a TV paga.
• Maisinha foi escolhida para fazer as vezes da Patrícia Abravanel no “Jogo dos Pontinhos”, do “PSS”, quando por qualquer motivo ela não puder participar.
• O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, comentou na última sexta-feira que as descobertas do programa “Repórter Record Investigação”, de Domingos Meirelles, serão incluídas no inquérito sobre o menino Ítalo, morto em tiroteio com PMs...
• ... Aliás, digno do melhor registro a entrevista do “Domingo Espetacular”, da Record, com o menor sobrevivente.

C'est fini
“BandNews em Alta Frequência”, apresentado por Tatiana Vasconcellos na Rede BandNews FM, diariamente, às 16h, vai receber o grupo O Rappa na sua edição desta quarta-feira.

O programa vai contar com a participação especial de Ricardo Boechat, principal âncora da emissora.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco