Topo

Coluna

Flávio Ricco


Xuxa grava programa do primeiro aniversário na Record

No dia 1º de agosto, irá ao ar a 50ª edição do programa de Xuxa na Record - Manuela Scarpa/Photo Rio News
No dia 1º de agosto, irá ao ar a 50ª edição do programa de Xuxa na Record Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News

Colunista do UOL*

21/07/2016 07h01

Na terça-feira que passou, nos estúdios da Casablanca, Rio, foi gravado o programa de aniversário da Xuxa, o primeiro dela na Record. Como convidados, Sandy e Tiago Iorc, além da quase sempre presente Nany People.

Se nada se alterar até lá, a sua exibição será no dia 22 de agosto. Antes disso, no dia 1º, irá ao ar a 50ª edição, como número redondo, propício a uma avaliação mais cuidadosa de tudo o que foi feito até agora.

Na maior parte desse tempo, o programa ficou em terceiro lugar na audiência, perdendo para a Globo sempre e SBT na maioria das vezes. Está ruim? Até que não. Mas podia ser melhor.

As mudanças que se processaram na equipe ao longo desse tempo, inclusive com troca de diretor, revelam que nem tudo aconteceu como no início se planejou e mesmo agora não chegam a oferecer segurança de que um esquema ideal foi encontrado. Os próprios resultados revelam isso.

Ainda há a confiança de que a Xuxa, como Xuxa, poderá render muito mais.

Denúncia séria  1
A RedeTV! mudou a sede dela no Rio de Janeiro. Não saiu da Torre do Rio Sul, mas desceu dois andares, do 35º para o 33º, trocando um aluguel de R$ 100 mil/mensais por outro de R$ 30 mil.

Nada mais justo, nos tempos como os de agora, buscar um menor preço.

Denúncia séria – 2
O problema é que, segundo queixas apresentadas à coluna, o lugar onde 15 pessoas agora estão alocadas é na mesma área das antenas, que transmitem a programação para o morro do Sumaré e São Paulo, por consequência.

As antenas são enormes e por determinação da Anatel devem ficar em um local isolado, porque emitem ondas de radiofrequência que podem provocar danos à saúde de qualquer pessoa.

Denúncia séria – 3
De acordo com os funcionários, entre tantos outros problemas, apenas uma parede de gesso foi construída como divisória entre a sala e a área das antenas, quando o correto seria se fazer uma de chumbo para evitar o contato.

O diretor Conrado Nobili, segundo se informa, mesmo avisado dos riscos que existem, teria dito que isso é bobagem e não tomou nenhuma providência. Curioso é que ainda no 35º, quando sua sala era vizinha as antenas, existia uma divisória de chumbo.

Outro lado
Procurada para comentar essa denúncia, devidamente informada de tudo o que está acontecendo e da série de reclamações dos seus funcionários, a RedeTV! preferiu não se manifestar.

Chay Suede será um dos protagonistas da substituta de "Sol Nascente" - Alex Carvalho/Divulgação/TV Globo - Alex Carvalho/Divulgação/TV Globo
Chay Suede será um dos protagonistas da substituta de "Sol Nascente"
Imagem: Alex Carvalho/Divulgação/TV Globo
Possibilidades
A Globo segue avaliando ideias de título para a substituta de “Sol Nascente” na faixa das 18h.

Depois de “Novo Mundo” e “Novo Mundo Novo”, surgiu agora o “Bravo Mundo”. Chay Suede, Isabelle Drummond e Ingrid Guimarães serão os seus protagonistas. É uma produção de época.

Está de volta
Silvio Santos já retornou ao Brasil, depois de pouco mais de uma semana de férias, ao lado de familiares na Europa.

Só não avisou ainda quando irá retomar as gravações do seu programa.

Interessante isso
É curioso observar o interesse de tantos artistas, especialmente aqueles sem vínculo com o SBT, em ter produtos lançados com a marca Jequiti.

Entre todos, os contratados da Record são os que mais se apresentam.

Glenda será 1ª narradora da Globo - João Cotta/Divulgação/TV Globo - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Glenda será 1ª narradora da Globo; função é exercida por homens como Cléber Machado
Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo
Glenda vira narradora
Os Jogos Olímpicos do Rio irão marcar a estreia de Glenda Kozlowski como narradora e como primeira mulher a exercer esta função na Globo, até aqui só desempenhada por homens. É uma quebra de barreira das mais importantes. Digna de registro.

Esta será a sua quinta Olimpíada.

Joanna também
Joanna de Assis, do SporTV, é mais uma que também vai aparecer em uma nova função na Olimpíada do Rio.

Até aqui conhecida pelos seus trabalhos na reportagem, ela agora passará a ser aproveitada como âncora. Isso sem contar o lado cantora e compositora. Acaba de sair a primeira música da Joanna,  “A Luz de um Grande Amor”, em parceria com Toquinho. Fala de amores que resistem ao tempo.

Regressiva – 1
O seriado “Chapa Quente”, mesmo bombando no Rio e SP, vai acabar.

Na Globo, já avaliam que apesar dos números, o programa não tem mais história para contar e a ordem é sair por cima. Não querem repetir o erro de “Tapas & Beijos”, que se arrastou nas últimas edições.

Regressiva – 2
Como, internamente, “Chapa Quente” já esfriou, teve início na Globo uma guerra pelo seu horário nas noites de quinta-feira.

Meio mundo entrou na briga, até em função da melhor abertura que existe hoje na área de séries de humor.
 
Bate – Rebate

• A Globo traz mais uma novidade para a edição do “BR Day New York” que acontecerá em 4 de setembro...
• ...Pela primeira vez, o evento será transmitido ao vivo nos seus canais internacionais...
• ...Na exibição, a festa será comandada por Leandro Hassum...
• ...Já no palco, o show terá Otaviano Costa, Preta Gil, Jota Quest e César Menotti e Fabiano.
• O campeonato paulista de basquete abre nova temporada neste sábado, às 14 horas...
• ... E pelo segundo ano consecutivo, a Rede TV! transmitirá a competição com exclusividade.
• Dan Stulbach, Henrique Stroeter, Riba Carlovich, Marcelo Castro e Maíra Chasseraux chegam a Fortaleza com a comédia “Morte Acidental de um Anarquista”...
• ... Apresentações sábado e domingo no Teatro RioMar.
• Além de Zizi Possi, o programa da Mariana Godoy, nesta sexta, na Rede TV!, irá receber o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
• Lino Villaventura, Marina Streb, Rayza Nicacio, Laura Wie e Daniel Hernandez estarão na bancada do concurso Miss Rio Grande do Sul, sábado, com transmissão da Band.
• Protagonista de “A Terra Prometida”, Sidney Sampaio, o Josué, retomou ontem (quarta) seu trabalho nas gravações da novela, depois de alguns dias afastado, cuidando de um problema na vesícula. 

C'est fini
“Os Varandistas” vai estrear nesta sexta, 21 horas, no Canal Brasil.

Com direção de Felipe Bond, a série documental em 4 capítulos mostra o coletivo formado por nomes como Maria Gadú, Luis Kiari, Leandro Léo, Fred Sommer, Tomaz Lenz, Áureo Gandur e Gugu Peixoto, que se reuniam na varanda da casa do poeta e dramaturgo Caio Soh, dando origem ao grupo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco