Topo

Coluna

Flávio Ricco


Opinião: "Tamanho Família" é exemplo de programa bem feito

Colunista do UOL*

26/07/2016 07h01

É importante verificar que a qualidade demonstrada no “Tamanho Família”, do Márcio Garcia, na Globo, não foi só uma impressão de estreia. O programa, de fato, é muito bom, diferente na forma e conteúdo, e que em nada se assemelha ao chororô barato ou a muito daquilo que ainda se insiste em enfiar goela abaixo do telespectador como cardápio de todos os domingos.

O assistencialismo barato e os festivais de reencontros, além de outras pieguices do gênero, passam distante daquilo que o “Tamanho Família” se dispõe a apresentar. O seu script é completamente outro.

E nele se vê, com ampla e completa nitidez, a diferença de um programa que tem direção por trás de outro que não tem ou só tem para cumprir o regulamento.

Algo que tem tudo a ver com o sucesso que vem alcançando e o seguro desempenho do seu apresentador.

Celso Portiolli comanda o "Domingo Legal" - SBT/Divulgação - SBT/Divulgação
Celso Portiolli comanda o "Domingo Legal"
Imagem: SBT/Divulgação
Em compensação
Como um programa pode ter o nome de “Domingo Legal”, se em vez de tentar ser alegre e tentar jogar pra cima, também caiu de quatro na linha do chororô barato?

O resultado é audiência de 4,9, uma das mais baixas dos últimos anos.

Mais do mesmo
O “Domingo Legal”, do SBT, hoje uma das piores coisas da televisão, foi transformado em rascunho do “Domingo Show”, da Record.

E o seu baixo rendimento nem pode ser creditado à entrega da Disney, porque o Geraldo Luís também recebe baixo do “Chris”. O problema é que o programa é ruim mesmo. 

Cadê o Magrão?

Minuto de atenção
As denúncias feitas contra as novas instalações da RedeTV!, no Rio de Janeiro, como não poderia deixar de ser, foram muito mal recebidas pelo seu diretor Conrado Nobili, ali colocado com a bênção do padrinho R.R. Soares.

E por alguém que “não iria se curvar diante de uma coluna de fofoca do UOL, de um jornalista frustrado”.

Ao contrário dele
Representantes do Sindicato dos Jornalistas do Rio, alertados pelo noticiário, foram ao local e constataram as barbaridades ali cometidas.

Um projeto que o diretor de afiliadas Rogério Simões abandonou nas mãos do sr. Nobili, que fez todas as modificações que julgou necessárias. Inclusive a construção de uma sala para a sua secretária.

Não por acaso
Na mesma quinta-feira uma equipe técnica da RedeTV! foi enviada de São Paulo ao Rio para elaborar um relatório, acompanhado de fotos, que já está em poder do dono Amilcare Dallevo.

O que se espera é uma providência rápida para que os funcionários tenham condições seguras de trabalho.

Incerta
Ontem, curiosamente, Amilcare Dallevo aterrissou seu helicóptero no Rio e despachou o dia inteiro do escritório carioca da Rede TV!.

Ele fez um levantamento de todas as necessidades e agora irá cobrar suas providências.
Torcida organizada

A Olimpíada do Rio, como fato consumado, vai precisar muito da torcida dos brasileiros para o seu sucesso como competição esportiva.

E que sejam evitadas também declarações idiotas como a do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de “colocar canguru” no alojamento da Austrália. Antes foi Maricá, agora Austrália.

Por favor, prefeito, não nos faça passar vergonha. Evite insanidades do tipo e tente apenas cumprir com a sua obrigação.

Carol Barcellos apresenta o "Balada Olímpica" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Carol Barcellos apresenta o "Balada Olímpica"
Imagem: Reprodução/TV Globo
Resumo olímpico - 1
Durante a Olimpíada, no lugar do “Jô”, a Globo vai exibir o “Balada Olímpica”, programa apresentado por Carol Barcellos e Flávio Canto, ao vivo, com duas horas de duração.

A proposta é ir além de um resumo do dia, revisitando grandes momentos dos Jogos com uma pegada de humor e descontração.

Resumo olímpico - 2
No “Balada Olímpica” serão sempre 10 convidados no palco, entre artistas, celebridades, comentaristas, atletas e humoristas.

Marcelo Adnet, Pedro Bial, Paulinho Serra e Serginho Groisman já estão fechados, e os repórteres Marcos Uchôa e Kiko Menezes farão parte do elenco fixo do programa, além do especialista em alto rendimento do esporte, Irineu Loturco.

Aniversário
O infantil “Bom Dia & Cia” completa 23 anos de exibições, dia 2 de agosto, no SBT.

E o detalhe é que o programa nunca teve sua apresentação interrompida.

Outro lado
A respeito de informação publicada no último domingo, a Band afirma que em momento nenhum foi alertada sobre a necessidade de se mobilizar uma grande quantidade de profissionais para o primeiro dia de audições do “X Factor” no Itaquerão.

Nega ainda que tenha pago valor abaixo do mercado para mostrar o reality e declara que recebeu assessoria de fora. O caos, como aqui se colocou, foi de responsabilidade da Fremantle. 

Intervalo
O “Bem Estar”, da Globo, também entra no tema olímpico, mas com foco nos benefícios promovidos por alguns esportes em crianças e adolescentes de até 18 anos.

No dia 5, o programa falará sobre natação e maratona aquática. Depois, pausa por conta dos Jogos Olímpicos, e retorno no dia 18.

Bate – Rebate

• O máster da Record News está operando cerca de 80% da sua sede de Araraquara...
• ... O sinal só volta a ser gerado de São Paulo na madrugada...
• ... Uma mudança que tem provocado demissões.
• O “Altas Horas” do Serginho Groisman registrou sábado sua maior audiência este ano: 12 pontos de média na Grande São Paulo.
• A atriz colombiana Ana María Orozco, estrela de “Betty, a Feia”, fez uma participação especial no longa “Vidas Partidas”, com Domingos Montagner e Naura Schneider que chega aos cinemas dia 4.
• “Rúcula com Tomate Seco”, comédia com Juliana Paiva já em filmagens no Rio, também reúne no elenco Daniel Dantas, Camila Amado, Gisele Fróes e Rafael Zulu. Direção de Arthur Vinciprova.
• As instalações da Record-RJ, em Benfica, darão lugar a um hospital do Grupo Life, em 2017...
• ...Todos os funcionários da emissora serão deslocados para uma área do extinto Recnov.          

C'est fini
Em tempos bicudos como os de agora, baratear custos é uma obrigação de todos. A Band está deslocando suas viaturas, com respectivos motoristas, para dar necessário apoio ao trabalho da Olimpíada.

E todos os integrantes da sua equipe ficarão alojados em um apart hotel, cerca de 800 metros do Parque Olímpico. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco