Topo

Coluna

Flávio Ricco


Jô dá aula de educação na TV

23.ago.2016 - Jô Soares deseja sorte a Fábio Porchat, novo "rival" na TV - Reprodução/TV Globo
23.ago.2016 - Jô Soares deseja sorte a Fábio Porchat, novo "rival" na TV Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL*

26/08/2016 07h01

Na televisão, há mais de 50 anos dentro dela, Jô Soares já fez e conseguiu de tudo. Escreveu, dirigiu, atuou e, desde 1988, se apresenta diariamente com um programa de entrevistas, criado no SBT e que depois veio a ser levado ao ar na Globo.

Deu-se ao luxo de se entender com a direção da sua emissora e parar no momento que acha que deve parar. Por cima, privilégio de tão poucos.

E só alguém como o Jô, despido de qualquer vaidade, aceitou fazer uma chamada de incentivo ao Marcelo Adnet, no lançamento do seu programa, assim como desejou publicamente boa sorte ao Fábio Porchat, na estreia do seu talk show, na concorrente Record.

Na televisão, onde as vaidades sempre se mantêm em um arriscado estado de ebulição, a competição é impiedosa e torcer pelo sucesso do próximo nunca foi prática comum, é tão bom constatar a existência da exceção à regra.

Obrigado Jô, por ser quem você é.

“X” da questão

O SBT teve um domingo, o último, dos mais felizes da sua história recente.

Todos os programas daquele dia, do Portiolli em diante, apresentaram crescimento de audiência, com reflexos positivos no do próprio dono.

Um mais um

Evidente que o fato da Record não ter levado ao ar o “Domingo Show” colaborou bastante, só que uma vez mais se evidenciou a importância da entrega e da espera numa grade de programação.

Bastou o “Domingo Legal” se sair bem, para que todos os outros pudessem também conquistar melhores resultados. É o bê-á-bá da televisão. A boa notícia foi essa. A ruim é que o Geraldo volta domingo.

De duas, uma

“Bagulho Louco”, quarta-feira, estreou no Multishow, inclusive com a nobre presença de Caetano Veloso. Foi legal.

Mr. Catra, como apresentador, também ficou interessante, mas o problema é entender o que ele diz. Ou resolvemos isso como uma fono ou vai ter que colocar legenda.

Edney Silvestre na Bélgica - Divulgação - Divulgação
O "Globo Repórter" volta hoje à programação da Globo destacando um trabalho de Edney Silvestre na Bélgica
Imagem: Divulgação

Movimento forte

Ninguém sabe no que isso vai dar e muito menos no que poderá ocasionar; o fato é que naquilo que depender de alguns dos principais clubes e da própria CBF, as rádios terão que pagar pelos direitos de transmissão no campeonato brasileiro do ano que vem.

Por enquanto, só a televisão tem este encargo.

Força das novelas

O Viva praticamente não se abalou com os Jogos Olímpicos e atingiu altos índices de audiência ao longo da sua realização, o que comprova a força das novelas.

Como detalhe, em São Paulo, o Viva foi o 2º canal mais assistido no horário da cerimônia de abertura.

Anúncio SBT 35 anos - Divulgação - Divulgação
O cartaz do SBT
Imagem: Divulgação
 Confusão de sempre

O SBT fez um cartaz para comemorar os 35 anos com os seus artistas. Houve a preocupação de dar tanto destaque para Patrícia Abravanel, que acabaram esquecendo alguns.

Vai ver que até por questão de espaço, ou a falta dele, Christina Rocha, Raul Gil e Silvia Abravanel ficaram de fora.

Chato, né? 

O que vem aí?

Não deixa de ser curioso o fato de a Rede TV!, no dia 5 de agosto, ter solicitado o registro da marca “Vapt Vupt”, conhecido bordão do saudoso Chico Anysio na “Escolinha”.

Está em curso o prazo para apresentação de oposição, trabalhando-se com a certeza que à Globo ele não pertence mais.

Fica o suspense

A pergunta, que ainda ninguém responde, é o que estaria sendo armado pela Rede TV! para este “Vapt Vupt”?

O nome, vale destacar, já é explorado em diversos segmentos, desde marca de cosméticos, empresa de entregas rápidas a indústria de chocolates e cimentos.

Homens trabalhando

O antigo RecNov, em Vargem Grande, desde o ano passado ocupado pela Casablanca para produção de novelas, em breve passará a receber a TV Record – Rio, que ainda funciona em Benfica.

Com as obras bem aceleradas, a mudança em definitivo deve acontecer ainda no decorrer deste ano.

A apresentadora Fabiana Panachão - Divulgação - Divulgação
A apresentadora Fabiana Panachão
Imagem: Divulgação
 Novas funções

Fabiana Panachão, correta apresentadora do BandNews, foi deslocada para o “Jornal da Noite”, do Boris Casoy. É ela que, a partir de agora, ficará encarregada das informações do tempo. 

Além disso, Panachão também foi escalada para apresentar o “Arte 1 em Movimento”, do canal Arte 1. Ela começa em setembro e assim será durante toda a licença-maternidade da titular Gisele Kato.

Último dia

“Êta Mundo Bom”, um dos maiores sucessos da Globo na faixa das 18 horas em tempos recentes, levará ao ar nesta sexta-feira o seu último capítulo. 

Walcyr Carrasco, ouvido pela coluna, se mostrou muito feliz com este trabalho e disse que foi maravilhoso trabalhar com Marco Nanini, que ele considera um ator admirável, capaz de dar vida a um leque de personagens: “eu já o conhecia do teatro, então sabia das suas possibilidades. Fiquei muito feliz em trazê-lo de volta às novelas, como fiquei feliz em trazer a Marieta em ‘Verdades Secretas’. Espero trabalhar com ambos novamente”.

Bate – Rebate

• Larissa Erthal foi eleita “Musa do IBC”, dos Jogos Olímpicos Rio 2016, pela imprensa internacional.
• Confirmado: novo programa do Otávio Mesquita, aos sábados, no SBT, vai estrear em outubro...
• ... A propósito, ele acaba de se associar a uma produtora, das mais avançadas no campo da tecnologia, para desenvolver este novo trabalho.
• Da parte dela, a Record fez o possível para alavancar a estreia do Fábio Porchat...
• ... Além de todas as chamadas e páginas de jornal anunciando o programa, ainda cercou o Gugu de boas atrações para alavancar o horário, com participações de Marcelo Rezende e Luiz Bacci.
• ... O programa foi bem. Alcançou primeiro lugar no Rio e em São Paulo.
• Com a proposta de colocar em discussão temas mais diversos, programa da Fernanda Torres tem estreia confirmada para o dia 12 de setembro no GNT...
• ... Além de entrevistas, “Minha Estupidez” terá esquetes de autoria da própria Fernanda.

C´est fini

A Globo começa a montar o grupo de atrações do especial “Show da Virada”. Já podem ser confirmadas as participações de Luan Santana, Thiaguinho, Henrique e Juliano, Ivete Sangalo e Anitta. O programa vai ser gravado dia 1º de novembro em Goiânia.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco