Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Tieta", de Jorge Amado, vai virar novela mexicana

Betty Faria foi a Tieta do Agreste em novela da Globo - Reprodução/Blog Naira de Freitas
Betty Faria foi a Tieta do Agreste em novela da Globo Imagem: Reprodução/Blog Naira de Freitas

Colunista do UOL*

20/11/2016 07h01

“Tieta”, apresentada originalmente pela Globo entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, em 196 capítulos e protagonizada por Betty Faria, terá uma versão em novela exibida na televisão do México. Mas não se trata do mesmo roteiro desenvolvido por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, que fique bem claro.

Um produtor mexicano adquiriu recentemente os direitos do romance de Jorge Amado, “Tieta do Agreste”, do livro, portanto, e planeja transformá-lo em novela em seu país. Ele vai oferecer o projeto para as emissoras de lá.

Para acelerar o trabalho da sinopse, foram chamados alguns roteiristas brasileiros, incluindo Renata Dias Gomes. A profissional confirma ter recebido o convite, mas não pode aceitar porque é contratada da Globo.

A “Tieta” mexicana, inicialmente, será tocada por roteiristas que participaram da Master Class de Aguinaldo Silva no Rio de Janeiro e ainda não tem uma previsão de estreia.

Patrícia Costa, da Record - Edu Moraes/Record - Edu Moraes/Record
Patrícia Costa, da Record
Imagem: Edu Moraes/Record
 Retrospectiva

Thalita Oliveira, Patrícia Costa (foto) e Salcy Lima foram as escolhidas para apresentar a retrospectiva do mundo dos famosos, dia 27, na Record.

Já a do jornalismo, com os fatos mais importantes do ano, terá o comando de Marcos Hummel e será exibida dia 29. Ambas às 22h30.

Situação indefinida

A modelo e apresentadora Aline Riscado caiu muito bem no esquema do “Pânico” na Band e logo se tornou uma de suas principais figuras.

Porém, mesmo com esse quadro favorável, ela ainda não está garantida na temporada de 2017 do programa.

Trata-se de um assunto, segundo sua direção, que será discutido nas próximas semanas.       

Ninguém entendeu

Na Bandeirantes, causou muita estranheza o fato de Caetano Veloso ter cancelado participação no “X Factor” quarta-feira passada.

O músico foi substituído pela rapper Karol Conka e também não houve acerto para ele fazer um show no encerramento, dia 23, ao lado do J. Quest.

Redução

Como já informado neste espaço, o “X Factor” já tem segunda temporada confirmada na Band em 2017.

O reality, no entanto, sofrerá várias mudanças a fim de não repetir os erros da primeira edição e já está certo que sua duração será menor.

E mais 

A Band e a produtora Fremantle ainda não se manifestam oficialmente sobre a apresentadora Fernanda Paes Leme e os jurados do programa, se eles continuarão ou não no programa.

Em se tratando de bancada, exceção a Rick Bonadio, os demais integrantes foram muito bombardeados nas redes sociais.

Em alta – 1

A enorme torcida por Tiago e Isabela, personagens de Humberto Carrão e Alice Wegmann em “A Lei do Amor”, surpreendeu a Globo, a partir dos resultados dos Grupos de Discussão realizados recentemente. O casal é simplesmente uma unanimidade entre as espectadoras da novela.

E esse fato, é claro, poderá até aumentar a participação deles, que já não é pequena, na trama.

Em alta - 2 

Outro casal que também caiu nas graças das participantes dos Grupos de Discussão é o interpretado por Cláudia Abreu e Reynaldo Gianecchini. Também é muito forte a torcida por Pedro e Helô.

Pingos nos is

Muita gente já deve ter visto a seguinte informação nos créditos da novela “Rock Story”: “RockStória é uma marca registrada de propriedade da Viacom International Inc,  licenciada para a Globo”.

O acordo para utilização só se restringe à marca. O conteúdo da novela não tem qualquer relação com obras ou produtos da gigante americana do entretenimento.

Aprimoramento - 1 

Bruno Montaleone, Hanna Romanazzi, Juliane Araújo e a preparadora vocal Leila Mende, da Trupe Cena - Estevam Avellar/Globo - Estevam Avellar/Globo
Bruno Montaleone, Hanna Romanazzi, Juliane Araújo e a preparadora vocal Leila Mende, da Trupe Cena
Imagem: Estevam Avellar/Globo

A área de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico da Globo deu início ao Trupe Cena, uma oficina para desenvolver jovens talentos. O projeto conta com Ary Coslov na direção.

A oficina tem como parte do processo de aprendizado e formação aulas de corpo, voz e história do teatro, além de grandes encontros com atores renomados, dentre eles Cássia Kis, Fernanda Montenegro e Marcos Caruso.

Aprimoramento – 2

As aulas seguem até o início de dezembro, quando, em parceria com a Escola de Atores Wolf Maya, as apresentações serão feitas no Teatro Nathália Timberg para funcionários da Globo, amigos e familiares da Trupe.

Equipe de apoio

A parceria Record-Casablanca definiu o grupo de profissionais que irá colaborar com a autora Paula Richard em “O Rico e Lázaro”.

Será uma novela também escrita por Camilo Pellegrini, Cristianne Fridman, Joaquim Assis, Vânia Matos e Rodrigo Ribeiro. Este último, Ribeiro, era da equipe de Aguinaldo Silva na Globo que ganhou o prêmio Emmy com “Império”. 

Bate – Rebate

• Chay Suede vem com penteado diferente em “Novo Mundo”, a próxima novela das seis na Globo.
• Já em relação a “Sol Nascente”, a equipe de autores tem trabalhado dobrado para tirar o atraso de capítulos.
• Bastou circular a informação de que o contrato de Monique Alfradique na Globo chegou ao fim, para já disparar um interesse da Record.
• ... A emissora, como se sabe, está escalando duas novelas – “Rico e Lázaro” e “Belaventura”...
• ... Em relação a “Belaventura”, o oficial é que ela será gravada nos estúdios de Vargem Grande, no Rio...
• ... Só que tem muita gente achando que não há mais condições de tocar duas ou três novelas por lá simultaneamente...
• ... Isso porque alguns estúdios foram passados para a TV Record-Rio...
• ... Até por isso, novamente fala-se em gravações em São Paulo.      
• O “Tá Sabendo?” vai ao vivo na Rede TV! até 16 de dezembro...
• ...  Depois, edições gravadas no período de férias.

C’est fini

Tudo caminha na Record para que o autor Carlos Lombardi venha mesmo escrever a substituta de “Belaventura”, faixa das 19h. Resta saber, no entanto, se a partir do segundo semestre de 2017 ou início de 2018. Ainda não existe esta definição. Lombardi já tem uma sinopse de época, que é a linha do horário.

      
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco