Topo

Coluna

Flávio Ricco


Crise não impede TV aberta de ter em 2016 um grande ano

Adriana Esteves emocionou na pele de Fátima em "Justiça" - Dilson Silva / AgNews
Adriana Esteves emocionou na pele de Fátima em "Justiça" Imagem: Dilson Silva / AgNews

Colunista do UOL*

05/12/2016 07h01

Esse 2016 que está chegando ao fim, apesar da crise ainda em curso, do dinheiro mais curto e até de uma troca na Presidência da República, já pode ser considerado um dos melhores anos da televisão aberta nos últimos tempos.

Houve um crescimento bem significativo no número de produções, um aumento de 10% no número de ligados – também como consequência de tudo, nos levando a concluir que a TV, na parte que toca a ela, soube tirar grande proveito de mais este momento difícil.

A Globo aumentou consideravelmente sua produção em todos os setores, apresentando trabalhos da qualidade de um “Justiça” ou “Nada Será como Antes”, enquanto a Record se estabilizou com as novelas bíblicas e o SBT ampliou para quase 8 horas a sua carga de jornalismo diário.

E se a Band foi a única a apresentar alguma retração, perdendo conteúdos com a representatividade do futebol, a Rede TV! investiu em contratações como as de Boris Casoy e Salette Lemos e fez Mariana Godoy se tornar uma referência.

Como se observa, naquilo que diz respeito a ela, a televisão, a aberta, cumpriu a sua parte da melhor maneira possível.

Batendo de lado

Enquanto a direção da Bandeirantes não se convencer que o dinheiro da igreja, aquele que entra no meio da sua faixa noturna, tem o preço mais caro do mundo, dificilmente ela retomará a condição de competitividade.

Viver de “MasterChef” e de suas diferentes versões, é ficar batendo bola de ladinho.

Olha que triste

No sábado, por exemplo, as chefias da redação jornalismo da Band davam murros na mesa, impedidos de apresentar um melhor trabalho.

No instante em que os caixões entraram na Arena Condá, todos ficaram de braços cruzados, porque Silas Mafalaia estava no ar. Nem nesses dias esse pessoal larga o osso.

Elenco

Iara Jamra, atriz conhecida, com vários trabalhos na televisão e teatro, acaba de assinar com a Record. Ela vai fazer “Belaventura”.

Pista!!!

Mesmo em se tratando de um tipo que ninguém deveria achar graça, até porque retrata muito do que temos por aí e daquilo que existe de pior na política brasileira, o desempenho do Otávio Augusto em “A Lei do Amor” é qualquer coisa.

Um alguém que conheço desde os tempos do teatro infantil, em São Paulo, e sei do seu valor.

Record exibe novela do SBT

“Carrossel”, novela de Iris Abravanel, com direção de Del Rangel e Reynaldo Boury, está em exibição na Record Europa e na Record Angola.

As duas na faixa das 8 da noite.

Continua

O reality show “Adotada”, apresentado por Maria Eugênia Suconi, a Mareu, e que inclusive concorreu ao “Emmy”, terá uma nova temporada na MTV.

Desta vez, no entanto, em vez de terceirizar a produção, todo o trabalho será realizado pela própria Formata. Gravações a partir de janeiro.

Nova data    

Devido a algumas alterações na sua programação de domingo, a Globo precisou mexer na data de estreia da série “A Cara do Pai”, estrelada por Leandro Hassum e Mel Maia.

Em vez do dia 11, será no dia 18.  Uma semana depois.  

Jornalismo – 1

A TV Cultura, em um trabalho do jornalismo, grava no dia 13 a sua retrospectiva de 2016, para levar ao ar no último dia do ano. Apresentação do Willian Corrêa.

Jornalismo - 2

As emissoras de TV pretendiam dedicar um grande espaço à Olimpíada do Rio e aos fatos da nossa política na retrospectiva de fim de ano. Mas tudo começou a ser revisto nesses últimos dias, devido à tragédia com o voo da Chapecoense.

Vai mal

No final da última semana, a Jovem Pan demitiu Aloísio Mathias, um dos seus funcionários mais antigos, responsável pelas transmissões esportivas e criador de toda a plástica e vinhetas da AM.

Junto com ele, foi também a chefe do departamento pessoal. Clima de muita preocupação.

Tamara Taxman, longe das novelas desde ?Insensato Coração?, entra em ?Rock Story? a partir do dia 9. Ela fará a cabeleireira Vanda, nova vítima que Alex(Caio Paduan) escolhe para tentar enviar drogas para Nova York - Divulgação - Divulgação
Tamara Taxman, longe das novelas desde "Insensato Coração", entra em "Rock Story" a partir do dia 9. Ela fará a cabeleireira Vanda, nova vítima que Alex(Caio Paduan) escolhe para tentar enviar drogas para Nova York
Imagem: Divulgação

Bate – Rebate

• Logo após a exibição do episódio final da primeira temporada do “X Factor”, a Band reuniu toda a equipe na Quanta Estúdios para comemorar com um churrasco...   
• ... Todos que lá estavam ficaram na expectativa de ser falado alguma coisa sobre a segunda temporada. Só que não. Silêncio em cima.
• ... À coluna, a Band confirmou a próxima edição do reality em 2017, mas sem entrar em detalhes sobre apresentadora e jurados...
• ... Se o programa vier mesmo a ser produzido, fica a expectativa de mudanças no time.
• Rogério Gomes, diretor de “A Força do Querer”, novela de Glória Perez, define nesta semana todos os detalhes sobre o elenco...
• ... Ainda não foi possível para ele reunir todos os nomes que pretendia, daí a necessidade de ajustes...
• ... Mas nada que tire o sono de ninguém.
• “Prelúdio”, concurso que revela jovens talentos da música clássica, entra em sua reta final na TV Cultura...
• ... A semifinal vai ao ar no dia 11, às 12h e às 21h, e a  grande final, na Sala São Paulo, será no dia 18...
• ... No corpo de jurados a bailarina Ana Botafogo, o pianista e apresentador do “Pianíssimo” da rádio Cultura FM, Gilberto Tinetti, o  crítico Irineu Franco Perpétuo, e o sociólogo José Pastore.
• ... Apresentação de Júlio Medaglia e Roberta Martinelli.
• O último episódio de “Nada Será como Antes”, na Globo, irá ao ar no dia 20.
 
C’est fini

As 12 personalidades cariocas que mais se destacaram ao longo deste ano, nas mais diferentes categorias, serão conhecidas nesta terça-feira, durante a cerimônia do prêmio “Cariocas do Ano”, no Copacabana Palace.

O evento, que chega à sua 10ª edição, será apresentado por Fernanda Gentil.

Justo reconhecer que o BandSports se fez mais presente na cobertura do trágico acidente com a Chapecoense na sexta e sábado. Ainda foi tempo.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Newry

Flávio Ricco