Topo

Coluna

Flávio Ricco


Covid-19: trabalhar em mais de uma TV exige atenção redobrada

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

11/04/2020 00h05

Resumo da notícia

  • Editor de imagens da TV Cultura testou positivo para Covid-19
  • Profissional também presta serviços para a Record TV
  • Funcionários que tiveram contato foram afastados

O cenário atual exige de todos cuidados redobrados. Do lado da televisão, a informação é que um editor de imagens da TV Cultura testou positivo para a doença, deixando a todos bastante preocupados, ainda mais porque descobriu-se que o mesmo profissional também presta serviços para a Record TV. Procurada pela coluna, a assessoria da Cultura enviou a seguinte explicação sobre o caso:

"Informamos que o colaborador (a Cultura revelou o nome, mas vamos preservá-lo), editor de imagem, provavelmente tenha contraído a Covid-19 na TV Record, onde também presta serviços.

Recebemos no dia 08/04 seu resultado positivo realizado pelo Hospital Moriah do mesmo grupo da TV Record. Informamos que, ainda hoje [quinta, 09/04], tivemos notícias de (o editor), que está em isolamento domiciliar e passa bem.

Os colaboradores do Jornalismo da TV Cultura que trabalhavam diretamente com (X) foram convocados para uma reunião com o médico para esclarecimentos e orientações. Todos aqueles que apresentaram algum tipo de sintoma foram afastados. Esses colaboradores estão sendo acompanhados pela equipe de saúde da TV Cultura, diariamente.

Também estão sendo acompanhados pelo médico os demais colaboradores da redação do jornalismo. Inclusive, constantemente, estão sendo realizadas reuniões com o médico do trabalho para tirar dúvidas, e está sendo oferecido atendimento psicológico aos funcionários que necessitarem. Além disso, todas as demais medidas de higiene preconizadas pelo Ministério da Saúde continuam sendo adotadas."

A Cultura também destaca algumas das ações adotadas contra a Covid-19:

"Foram distribuídas máscaras para os colaboradores da

Fundação Padre Anchieta. Essa ação terá continuidade nos próximos dias. Há dispensers com álcool gel distribuídos nos principais pontos de acesso da FPA; e foi reforçada a quantidade de dispensers para lavagem das mãos;

- Afastamento de funcionários com mais de 60 anos;

- Trabalho em sistema de home office ou de rodízio para a maioria dos colaboradores da FPA;

- Reforço e ampliação do atendimento médico e de assistência social, em período integral;

- As gravações dos programas de entretenimento com plateias continuam suspensas e muitas gravações estão sendo realizadas remotamente, a exemplo do programa #Provoca;

- A higienização em todas as dependências da FPA foi reforçada (aplicação de água sanitária em todos os banheiros, duas vezes ao dia; higienização dos telefones, maçanetas e corrimão duas vezes ao dia, com álcool; higienização de mouse e computadores; higienização de todos os bebedouros, relógios de ponto e catracas; higienização de todos os microfones e câmeras; higienização do ônibus fretado; e higienização dos aparelhos de ar condicionado).

- higienização com ozônio nos carros que transportam a equipe de atividade externa, além das orientações de transportar até no máximo 4 pessoas.

- Constantemente são enviados a todos os colaboradores orientações de esclarecimento."

A Record, citada na nota, adotou o procedimento de não falar sobre saúde de funcionários, mas informa que também adotou uma série de procedimentos.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco