Topo

Coluna

Flávio Ricco


Opinião: Perdeu, Brasil! A bandidagem tomou conta

Colunista do UOL*

04/11/2015 07h01

Longe de mim imaginar qualquer relação, mas justamente nesta que é a última semana de “I Love Paraisópolis”, desde o “Fantástico”, na noite de domingo, até agora, passando por outras TVs e emissoras de rádio, a violência no bairro do Morumbi ocupou um espaço bem considerável nos noticiários. Está certo que a bandidagem e a polícia, ou a falta de uma mais competente, a cada dia dão mais motivos, mas parece que só agora descobriram a América.

Dá até impressão de coisa combinada. A polícia sai e o assaltante chega, na mesma medida que a situação inversa também é absolutamente verdadeira.

O grande engano é tentar transformar aquela comunidade como fonte exclusiva da criminalidade. O bairro do Morumbi cresceu no entorno da Paraisópolis. Ela já existia antes de tudo e dentro dela tem muita gente boa e muita gente ruim, na mesma medida que do lado de fora. Para os dois casos, faltam leis e policiamentos mais severos.

No Brasil de hoje ficou muito difícil separar o joio do trigo. Aqui, dia desses, se falou de gente que rouba sinal de TV a cabo sem necessidade e acaba elegendo para o congresso cerca de 150 políticos que respondem a algum tipo de processo.

E a Suíça enviou ao Brasil, recente e oficialmente, 96 contas secretas dos seus bancos que beneficiam políticos brasileiros. Como se vê...

Aliança improvável

Cauã Raymond, Marco Pigossi e Ricardo Pereira nos bastidores de "A Regra do Jogo" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Nos bastidores, antes da tensão da cena, Cauã, Pigossi e Ricardo Pereira se divertem
Imagem: Divulgação/TV Globo
Uma aliança improvável já está desenhada em “A Regra do Jogo” na Globo. Juliano (Cauã Reymond) vai se unir a Dante (Marco Pigossi) para colocar Zé Maria (Tony Ramos) na cadeia.

Essas cenas, gravadas na última segunda-feira (2), começam a ser exibidas a partir de sábado. 

Na história, Juliano fica profundamente decepcionado ao descobrir que seu pai está longe de ser o homem honesto que sempre acreditou ser. Essa revelação é o desfecho de uma série de perdas, que começou com a morte de Djanira (Cássia Kis) e o rompimento com Tóia (Vanessa Giácomo). Agora sua vida só tem um sentido: colocar Zé Maria atrás das grades.

No capítulo de sábado, Juliano se arrisca indo até a delegacia para falar com Dante e abre o jogo com o policial. Diz que vai cooperar para prender seu pai. Dante reluta no início, mas acaba acreditando.

Como segunda parte do plano, Juliano procura Adisabeba (Susana Vieira), pois sabe que ela está mantendo seu pai escondido. Ele finge estar arrependido por ter se desentendido com Zé Maria e pede que ela marque um encontro dos dois. A armadilha está armada!


Elenco 

Marisa Orth é Sylvia em "Dupla Identidade" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Marisa Orth será Francesca em "Haja Coração"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo


Marisa Orth entrou no elenco de “Haja Coração”, a substituta de “Totalmente Demais” na faixa das 19h da Globo.

Será dela a personagem Francesca, feirante, mãe de Tancinha, Carmela e Sophia, que foi abandonada pelo marido Ricardo, Werner Schunemann.



Tem mais...

18.mai.2015 - A atriz Ellen Roche foi conferir a estreia de "Chaplin, O Musical", que aconteceu nesta segunda-feira, em São Paulo - Manuela Scarpa/Photo Rio News - Manuela Scarpa/Photo Rio News
Ellen Rocche viverá ex-BBB em "Haja Coração"
Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News


Ellen Rocche foi outro nome confirmado em “Haja Coração” nessas últimas horas.

Vai de Leonora Lammar, uma ex-BBB, que não passou da primeira votação do programa.



O grande lance

O escritor Rubem Fonseca, na época do lançamento do livro "O Seminarista" - Zeca Fonseca/Divulgação - Zeca Fonseca/Divulgação
O escritor Rubem Fonseca
Imagem: Zeca Fonseca/Divulgação


Essa é para se segurar na cadeira, por ser um verdadeiro estouro: a TV Globo planeja para o ano que vem, a produção de uma novela das seis com argumento original de Rubem Fonseca.

Um trabalho escrito especialmente para ela, Globo. Por se tratar de quem se trata, é natural que o assunto desde agora comece a despertar atenção. Rubem Fonseca é considerado um dos maiores contistas, romancistas, ensaístas e roteiristas brasileiro.

Não vai mais

Mariana Godoy desistiu da viagem a Israel, onde faria uma série especial sobre turismo religioso.

Mas a pauta está mantida, para exibição em dezembro na Rede TV!. Mauro Tagliaferri vai agora se responsabilizar por ela.

Motivo

Essa mudança na agenda da Mariana Godoy tem toda uma explicação.

A jornalista não poderá se ausentar do Brasil nas próximas semanas, porque ainda está para ser realizada aquela entrevista com a presidente Dilma.

Então é assim

Cao Hamburger já entregou 18 capítulos da sua “Malhação”, que só vai ao ar em janeiro de 2017.

O que se planeja, a partir dele, é uma grande virada no jeito de fazer a “Malhação”.

Com essas e outras

A Teledramaturgia da TV Globo, com a sua grade de novelas e minisséries, já está totalmente planejada, em seus diversos horários, até 2018.

Sinopses aprovadas e capítulos sendo escritos. Méritos ao Silvio de Abreu.

Futebol

O primeiro encontro entre Real Madrid e Barcelona pelo campeonato espanhol, dia 21, será transmitido com exclusividade pelo Fox Sports.

Para este trabalho já estão designados o narrador João Guilherme, o comentarista Paulo Vinícius Coelho e o repórter Victorino Chermont.

Situação delicada

Todo o encanto e afeição que o Governo Federal tinha para com a TV Brasil, que já foi TV do Lula e agora é TV da Dilma, parece que desapareceram de uma maneira bem repentina.

Os seus funcionários, aqueles que efetivamente pegam no pesado, são os que mais estão sofrendo com isso. Resultado disso é que há um estado de greve desde a semana passada.

Convocação geral

A vinheta de fim de ano da Globo, reunindo os principais nomes da emissora, vai ser gravada neste fim de semana, no Projac.

Estão previstos trabalhos nos dois dias, sábado e domingo, com todo o pessoal.

Deu confusão

A apresentadora do “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, da Globo, Lilian Fernandes, foi se queixar dos figurinos com o diretor de produção Fernando Gueiros.

Isso fez disparar uma tremenda confusão, que acabou envolvendo setores do Rio e São Paulo. Precisava?

Bate – Rebate

•       Record já tem decidido que Britto Junior é quem irá cobrir as férias do César Filho no “Hoje em Dia”.
•       “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini, domingo, no SBT, bateu recorde de audiência no ano...
•       ... Marcou 10,2 de média, com 11,6 de pico. Programa apresentado depois da meia-noite, o que valoriza o feito...
•       ... Foi com a reportagem “Algemas da aparência”, jovem de classe média que resolve viver numa favela.
•       Só uma pessoa sem noção completa é capaz de cometer agressões como as que foram cometidas contra a atriz Taís Araújo e o jogador Michel Bastos nos últimos dias...
•       ... Gente que se esconde nas redes sociais, mas são covardes e nunca usam seus próprios nomes...
•       ... Atacam sem se identificar. Dignas do pior desprezo.
•       Outro assunto que já deu é esse da Joelma com o Chimbinha...
•       ... Só continuo achando que tem coisa atrás disso.
•       Ana Carolina Dias, atriz, que também foi da Globo, mas chegou a participar da “Fazenda”, acertou para o elenco de “Terra Prometida”.

C´est fini

Carolina Dieckmann interpreta Lara em "A Regra do Jogo" - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Carolina Dieckmann interpreta Lara em "A Regra do Jogo"
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo


João Emanuel Carneiro está apostando alto no par Lara (Carolina Dieckmann) e Dante (Marco Pigossi), em “A Regra do Jogo”. 

Segundo o autor, “Lara vai mexer muito com a vida de Dante. Até ela aparecer, a vida dele era movida pela vingança pela morte de sua mãe. Agora ele tem a Lara. Dante vai ser incansável até conquistá-la. O problema é que ele não imagina o quanto essa conquista possa custar caro", avisa Carneiro.

As cenas que mostram o desenrolar desta trama serão gravadas a partir desta semana.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco