Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record bem que tentou, mas não conseguiu consertar o erro cometido

Ramsés (Sérgio Marone) e Nefertari (Camila Rodrigues) choram morte de Amenhotep (José Victor Pires) em "Os Dez Mandamentos" - Reprodução/TV Record
Ramsés (Sérgio Marone) e Nefertari (Camila Rodrigues) choram morte de Amenhotep (José Victor Pires) em "Os Dez Mandamentos" Imagem: Reprodução/TV Record

Colunista do UOL*

07/11/2015 07h01

A direção da Record, alertada pela necessidade, até chegou a cogitar a imediata substituição de “Os Dez Mandamentos” por “A Terra Prometida”, mas no instante em que não havia mais como fazer isso.
A ficha demorou a cair. Melhor do que ninguém, mesmo porque muitos da sua direção mexem diretamente com isso, seria uma substituição lógica, natural, consequente e com todos os benefícios possíveis.

“Os Dez Mandamentos” está muito bem de audiência - já pode ser considerado o maior sucesso da Record na teledramaturgia, e o que se esperava, como único caminho lógico possível, era só um trabalho de simples continuidade. Inclusive histórica. Mas não. Como um curativo, meio que “band-aid” à bobagem feita, foi inventado e solicitado a autora Vivian de Oliveira que outros 20 capítulos antecedam a estreia de “A Terra Prometida”. Talvez nem Deus saiba de onde ela poderá tirar essa história.

Falta de planejamento dá nisso.

A verdade é...

Que na Record só existe a decisão que, após o encerramento de “Os Dez Mandamentos”, serão reprisadas séries bíblicas, começando com “Rei Davi” e “José do Egito”.

Quais virão depois e quanto tempo isso vai durar ninguém sabe.

E não sabe...

Porque as gravações de “A Terra Prometida”, na melhor das hipóteses, só devem começar em janeiro.

Portanto, entre o fim de uma e o começo da outra, serão aproximados quatro ou cinco meses. Um pouco demais, não acha?

Está dentro

O “Zorra”, do jeito que está, com as suas edições bem diminuídas em relação ao formato anterior, está confirmado na programação da Globo do ano que vem.

A nova série vai estrear em abril.

Volta certa



Marcelo Serrado, enfim, teve decidido o seu retorno às novelas, depois do marcante Crô, em “Fina Estampa” e do Tonico Bastos em “Gabriela”.

Em “Velho Chico”, do Benedito Ruy Barbosa, ele fará um dos protagonistas.

Encontro marcado

Em lugar incerto e não sabido, Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho devem se encontrar neste fim de semana em São Paulo e fechar de vez o elenco de “Velho Chico”.

A ideia é tirar da frente as dúvidas que ainda existem.

O que se sabe

De acordo com o planejamento feito e em um esquema bem semelhante ao que o Benedito usou em “Pantanal” na Manchete, “Velho Chico” terá uma importante quantidade de cenas gravadas em externas.

Uma média muito maior do que normalmente acontece em outras produções.

Para tanto

Regiões ribeirinhas ao São Francisco já foram escolhidas, assim como outros pontos de apoio, necessários para a produção e para se hospedar todo pessoal.

O que se pretende é instalar uma verdadeira “ponte aérea” entre o Projac e essas regiões, algumas até de difícil acesso por avião, mesmo os de pequeno porte.

Deu nisso



A redução do tempo do “Domingo Legal”, no SBT, ajeitou ainda mais a vida do “Domingo Show”, da Record.

Depois dessa mudança e da entrada dos desenhos da Disney, Geraldo Luís avançou novos pontos na audiência.

Volta do Bonfá

Na noite deste sábado, 21h15, Paulo Bonfá volta a apresentar o programa “Ciência do Absurdo” no NatGeo.

Só com episódios inéditos e mostrando situações bizarras, até onde a ciência pode interferir, complicar ou ajudar as pessoas.

Magrini em cena



Oscar Magrini vai entrar em “A Regra do Jogo”, na Globo, como um segurança, Régis, que vai atuar no núcleo da Renata Sorrah - Nora. Está previsto inclusive um envolvimento de seus personagens.

Magrini começa a gravar agora e sua participação deverá se estender até o final da novela, em março.

 

Depois disso, o ator voltará suas atenções para a próxima temporada da série “Chapa Quente”.    



Bate – Rebate

•       Mesmo depois do Teleton ter ido ao ar, rádios do Grupo Bandeirantes, especialmente a BandNews, continuaram chamando o programa...
•       ... Demorou até que um santo desse conta da necessidade de desprogramar aquilo. Que o Teleton já tinha ido... Agora só no ano que vem.
•       ... Ainda a propósito do Teleton, muito simpática e educada a atitude do SBT, colocando vários teasers no ar, agradecendo os artistas e as suas emissoras por terem participado do programa...
•       ... Prevaleceu, no fim, o espírito de solidariedade.
•       Camila Rodrigues, de “Os Dez Mandamentos”, também deverá integrar o elenco de “A Terra Prometida”.
•       Paulo Cesar Pereio está de volta ao Canal Brasil, com o “Sem Frescura”, às segundas-feiras, na faixa da meia-noite...
•       ... E no primeiro dia deste recomeço Pereio vai receber Gregório Duvivier, lembrando que foi descoberto por Hugo Carvana.
•       Mais uma vez é digno dos melhores elogios a direção de Amora Mautner em “A Regra do Jogo”...
•       ... Já se destaca como um trabalho que foge dos padrões, mesmo com a correria das gravações e as mudanças que a novela observou.
•       Aliás, o problema da correria é o mesmo em “Os Dez Mandamentos”...
•       ... Louve-se também por aí tudo o que Alexandre Avancini tem conseguido.

C´est fini

Mesmo com previsão de estreia só em 2017, Globo e Glória Perez entenderam que ela poderá, já a partir de agora, dar início a este seu novo trabalho.

Segundo informações que chegam do Projac, desta vez a autora pretende desenvolver uma história que, ao contrário das suas anteriores, irá se passar inteiramente no Brasil.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco