Topo

Coluna

Flávio Ricco

O caso da menina afastada das novelas do SBT merece cuidados

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

19/11/2015 07h01

Mãe de miss é uma categoria conhecida de muito tempo e de vários e históricos episódios e concursos. A Ofélia, mãe da Eliana Pitman, por um tempo, em todas as TVs e bastidores musicais, também chegou a ser mais conhecida que a filha.

Agora, como novidade, temos em cartaz o caso da dona Camila Wendling, que vem a ser mãe de Duda Wendling, revoltada com a substituição da menina nas gravações de “Cúmplices de um Resgate”.

Nem cabe aqui, e creio que em lugar nenhum do mundo, tentar entender ou querer discutir os motivos que levaram a isso. O que deve, sim, ser questionado, mas com todos e os devidos cuidados, é o que poderá trazer como consequências uma exposição como essas, em se tratando de uma criança de 9 anos?

Em um texto publicado pela terapeuta infantil Fernanda Nogueira, ela deixa claro que os pais “não devem se valer de severidade, críticas exageradas, exigências exacerbadas. Inclusive olhares e gestos que possam produzir efeitos negativos”. Lamentavelmente, é tudo o que vem acontecendo no ato em questão.

E nem se trata de fazer qualquer defesa ao SBT, mas já de muitos anos produzindo novelas infantis, não existem antecedentes que possam dar respaldo a esta absurda situação.

Ressalva

Ainda sobre este triste episódio, só mais uma observação: em se tratando da Duda Wendling, em todos os lugares onde passou, Globo e SBT especialmente, os elogios ao seu comportamento são sempre os melhores.

É uma menina super do bem.

Equipe da Leonor

Dentro daquele revezamento que passará a acontecer entre os colaboradores de Iris Abravanel nas novelas do SBT, Leonor Corrêa já tem os nomes dos roteiristas que irão trabalhar com ela em “Carinha de Anjo”.

São eles: André Rodrigues, Flávio Queiroz e Marina Pedral. Todos a postos.

Domingo
$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2015/silvio-santos-recebera-as-jornalistas-rachel-sheherazade-karyn-bravo-e-neila-medeiros-alem-das-apresentadoras-christina-rocha-flor-e-lucimara-parisi-no-nao-erre-a-letra-1447880728681.vm')
Ainda não

Como esta coluna vem acompanhando o assunto desde o seu início, com absoluta segurança pode assegurar que Fábio Porchat não tem nada assinado com a Record. Pelo menos até agora.

A conversa está em fase de conclusão, tudo leva a crer num final feliz, mas o preto no branco ainda não aconteceu. O próprio Porchat fez questão de esclarecer isso, em nova mensagem enviada à coluna, na terça: “Não assinei nada. Te garanto”. 

Por outro lado

Também é preciso esclarecer que o ministro das Comunicações, André Figueiredo, em mais de uma oportunidade, manifestou seu desejo de modificar o cronograma do desligamento do analógico.

Só que até agora não foi publicada nenhuma portaria. Para todos os efeitos, o dia 29, para Rio Verde, em Goiás, continua mantido.

Amostra grátis

O processo de terceirização em setores da Record já está em curso. E isto só irá ocorrer mais intensamente a partir de agora porque a emissora pretende diminuir drasticamente o custo das suas operações.

O bom exemplo citado é “A Fazenda”, hoje sob os cuidados da Floresta, da Elisabetta Zenatti. A produção mudou de mãos e o desempenho do programa no ar não se alterou.

Muy rico
$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2015/no-hells-kitchen-carlos-bertolazzi-tera-como-convidado-o-chef-espanhol-jorge-andres-1447880436959.vm')

Efeito da crise

Em comunicado distribuído na última segunda-feira, destacando as dificuldades deste 2015 e previsões bem preocupantes para 2016, o SBT informou que “para minimizar os impactos deste cenário” optou por não realizar a festa dos funcionários neste fim de ano.

Cada um que compre o seu próprio panetone.

Roteiro do fim

As últimas gravações de “Os Dez Mandamentos” vão acontecer nesta sexta-feira, feriado, no RecNov, Rio de Janeiro. Já o elenco fará uma despedida dos trabalhos no domingo, uma confraternização.

Na segunda, 23, a Record apresentará o último capítulo da novela.

Como assim?

Ontem, no GloboNews, Roberto D´Avila fez uma entrevista com o ex-presidente Lula. Uma exclusiva, com tudo o que tem direito.

O que não pode é botar uma chamada daquelas no ar, com os dizeres “Chegou a hora, ele vai quebrar o silêncio”. Mas que silêncio é esse? Há duas semanas ele falou com o Kennedy Alencar no “SBT Brasil”. Foi matéria de capa de vários jornais, inclusive de "O Globo".

Segundo ano

Livre de “I Love Paraisópolis”, Maria Casadevall volta suas atenções para a segunda temporada de “Lili – a Ex” no GNT.

A produtora O2 já está trabalhando na pré-produção e busca por atores para participações especiais.

Primeiro dia
$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2015/oscar-magrini-e-regis-em-a-regra-do-jogo-1447880316848.vm')
Oscar Magrini começa a aparecer em “A Regra do Jogo” na Globo no capítulo desta quinta-feira, 19, durante uma seleção para escolha do novo empregado da mansão dos Stewart.
Ele será o guarda-costas de Nora (Renata Sorrah) e vai se envolver com a patroa, com direito a torcida de Belisa (Bruna Linzmeyer).

Rachid

Sabrina Sato e Geraldo Luís gravaram ontem, quarta-feira, os seus especiais de dezembro – Natal e Ano Novo.

E o detalhe é que os dois programas receberam o mesmo convidado, a banda de Wesley Safadão, com as suas produções dividindo todo o custo desta operação.

A banda veio de graça, mas foi necessário arcar com 50 passagens aéreas, estadia e alimentação para toda a equipe do músico.

Bate – Rebate

•       Na Globo, a nova “Escolinha do Professor Raimundo” vai estrear dia 13 de dezembro, faixa da tarde. 
•       A próxima temporada do “Amor & Sexo”, com Fernanda Lima na Globo, irá ao ar entre 23 de janeiro e 2 de abril, nas férias do “Zorra”. 
•       E já inteiramente finalizada, a nova edição do Planeta Extremo” será exibida na Globo entre 14 de fevereiro e 10 de abril...
•       ... Entre os destaques, o Vulcão Kilauea, no Havaí, e a Song Dong Cave, a maior caverna do mundo, no Vietnã.
•       Paula Lima, em tempo de divulgação do álbum “Fiu Fiu”, será entrevistada por Jô Soares nesta sexta-feira.
•       Além de cantar no especial “Presente de Natal”, dia 24, após “A Regra do Jogo”, Tiago Abravanel também irá apresentar o programa...
•       E a presença do Tiago na próxima temporada de “Chapa Quente” segue mantida...
•       ... Apesar de a Globo não informar ainda em qual período de 2016 o programa voltará a ser apresentado.
•       Malcolm Forest fará a tradução simultânea do espanhol para o português com Camila Bogéa, sábado, no Grammy pelo SBT.
•       As gravações da novela “Escrava Mãe”, da Record, no polo cinematográfico de Paulínia foram encerradas...
•       ... Os trabalhos, os últimos, agora se concentram na Fazenda Santa Gertrudes e devem ser concluídos em duas semanas.

C´est fini

É o caso de voltar a perguntar: por que a TV Gazeta SP ainda não tem o seu sinal digital distribuído pelas grandes operadoras? Por que este boicote, se é uma das emissoras mais aparelhadas para tanto? E por que insistem em não se explicar?

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery