Topo

Coluna

Flávio Ricco

Viva prepara a volta de Mateus Solano à TV

Paulo Belote/Divulgação
Mateus Solano é Zé Bonitinho na nova "Escolinha do Prof Raimundo" Imagem: Paulo Belote/Divulgação
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

22/11/2015 07h01

Enfim, a partir desta segunda-feira (23) às 23h15, no canal Viva, com a estreia da nova “Escolinha do Professor Raimundo”, Mateus Solano interrompe suas férias da televisão, após o grande sucesso em “Amor à Vida”, em 2013.

Mateus vai voltar como Zé Bonitinho, personagem que fez história com Jorge Loredo, ao lado de outros grandes nomes da televisão, numa série de programas que irá homenagear ao Chico Anysio, mas, ao mesmo tempo, à própria “Escolinha” e também outros valores que passaram pelo seu elenco.

Enquanto descansava a imagem, depois de um tipo tão marcante na televisão, no caso, o Félix, Solano aproveitou para fechar vários compromissos com o teatro e o cinema. No momento, ele cumpre as últimas apresentações da peça “Selfie” e filma, em São Paulo, “Talvez uma História de Amor”, com direção de Rodrigo Bernardo, juntamente com Nathalia Dill, Totia Meirelles, Isabelle Drummond, Taila Ayala e Paulo Vilhena.

Tudo isso antes de iniciar os seus trabalhos em “Liberdade, Liberdade”, a próxima novela das 23h da Globo, no papel de Rubião, ainda mais do mal que o arquivado Félix.

Ponto de vista – 1

Até por se tratar de um brinquedo caro, a televisão está muito longe de se tornar um quintal para aventureiros. Não há e nem pode haver espaço para eles.

Se o profissional não tiver bagagem, respeito do público e do mercado, não vai chegar a lugar nenhum, mesmo dispondo de uma certa estrutura. Pode até “enrolar” algum tempo, mas o desfecho é sempre o mesmo, já conhecido.

Ponto de vista – 2

Isto vale para justificar a longa permanência na televisão de nomes como Silvio Santos, Raul Gil, Fausto Silva, Carlos Alberto de Nóbrega e Ana Maria Braga, além de outros.

Pessoas que estão aí na estrada, não em função de caras e bocas ou rebolados, mas porque conseguiram pavimentar uma carreira e atingiram um nível de excelência ainda perseguido por vários apresentadores.

Vem aí 

A Globo vai exibir entre 19 de janeiro e 5 de abril, sempre às terças, a nova temporada do “Tá no Ar”, com Marcelo Adnet e Marcius Melhem.

Promessa de novas esquetes, quadros e personagens sobre os bastidores e o mundo da televisão brasileira.

O elenco segue o mesmo, com Danton Mello, Luana Martau, Carol Portes, Georgiana Góes, Márcio Vito, Maurício Rizzo, Renata Gaspar, Verônica Debom e Welder Rodrigues.

Escalada

O jornalismo da Globo convocou Veruska Donato para fazer as férias de Sandra Annenberg no programa “Como Será?”, exibido nas manhãs de sábado. Uma tarefa que começa em janeiro.

No “Hoje”, durante a ausência da mesma Sandra, Evaristo Costa vai tocar os trabalhos sozinho.

Fim de ano

Danilo Gentili e Marlei Cevada também irão participar das gravações do especial “Mansão Bem Assombrada” que o SBT exibirá em dezembro.

O programa terá como protagonistas atores que passaram por “Carrossel” e “Chiquititas”.

Criação e roteiro de Magalhães Júnior e direção de Ricardo Mantoanelli.

Reestruturação

As mudanças na Globo News, canal de notícias da Globo, não têm data para terminarem. Mas, segundo o seu pessoal, a grade de programação, a partir de 2016, estará bem mais competitiva. É o que se espera.

Comando

A Olimpíada será no Rio de Janeiro, no ano que vem, porém, em se tratando de Record, mesmo tendo uma base carioca, toda a coordenação da cobertura partirá da sede paulista.
Não estão previstas contratações para a transmissão do evento.

Retrospectiva 

A Globo marcou para 30 de dezembro a exibição da sua retrospectiva.

Na pauta, entre os assuntos mais importantes, como escândalos, crise da água, reaproximação dos EUA e Cuba, os tristes acontecimentos em Mariana e na França, espaço para as comemorações dos 50 anos da emissora.

Rumo à fama

Em cenas que serão exibidas a partir de segunda-feira, em “Totalmente Demais”, na Globo, finalmente, Eliza (Marina Ruy Barbosa) vai aceitar a proposta de Arthur (Fábio Assunção) para concorrer ao prêmio do concurso “Garota Totalmente Demais”.

Antes de assinar contrato e firmar parceria, ela visitará a agência de Arthur, acompanhada de Jonatas (Felipe Simas).

Silêncio

Pelo andar da carruagem ou do silêncio em torno, a programação especial da Band em dezembro promete ser bem modesta. Pouco, fora ou mesmo lá dentro, se fala sobre o assunto. 

Bate – Rebate

•       Sophia Abrahão, além da carreira musical, tem feito testes para o cinema.
•       Por enquanto, na Record, o projeto “Record Rural” segue apenas no papel.
•       Jorge Fernando iniciou as gravações de “Êta Mundo Bom”, próxima das seis na Globo, em cidade cenográfica...
•       ... Ainda não existe previsão para aos trabalhos em estúdio...
•       ... Produção de época escrita por Walcyr Carrasco, “Êta Mundo Bom” estreia em janeiro.
•       Grazi Massafera segue mantida no elenco de “A Sagrada Família”, substituta de “Velho Chico”...
•       ... Na Globo, no entanto, não se descarta participação da atriz em séries ou produções exibidas no “Fantástico”...
•       ... Até para que ela não “enferruje”.
•       Do elenco da Record, Sabrina Sato e Rodrigo Faro são os mais disputados para campanhas. Simples constatação.
•       Maurício Destri está nos planos da equipe de “Haja Coração”...
•       ... Existem duas opções de personagens para ele.          

C´est fini

Com dezembro logo ali, é de se esperar, a qualquer momento, alguma movimentação no “CQC” da Bandeirantes. Os holofotes miram a bancada do programa, se haverá ou não novas mudanças no quadro de apresentadores.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery