Topo

Coluna

Flávio Ricco


Opinião: Jornalismo ainda é visto como um subproduto na TV paga

GloboNews é o canal de notícias mais atuante na TV paga - GloboNews
GloboNews é o canal de notícias mais atuante na TV paga Imagem: GloboNews

Colunista do UOL*

11/01/2016 07h01

Hoje, entre ESPN, SporTV, Fox, BandSports e Esporte Interativo, são dez canais esportivos, e em algumas ocasiões até mais que isso na televisão fechada. Não chega a ser uma oferta maior que a procura, porque salvo exceções, todos têm registros de boa audiência e excelente aceitação comercial.

Na TV paga, da mesma forma observa-se, não faltam canais especializados em filmes, alguns muito bons, outros nem tanto e a maioria verdadeiros bagulhos, mas que estão aí para atender as preferências mais diferentes.

É de chamar atenção, no entanto, que o mesmo não aconteça no jornalismo. Além do GloboNews, o mais atuante, o BandNews apenas se atreve ao papel de simplória sucursal da Band aberta, enquanto a RecordNews, aos poucos, vai deixando de existir ou de cumprir tudo aquilo que foi anunciado em seu lançamento. Como canal de notícias, em algumas ocasiões, também se presta ao papel de igreja. Uma pena.

A participação do jornalismo nos canais pagos, em sua totalidade, é das mais insignificantes.

Não tem desculpa
Hoje o que mais existe no Brasil é matéria-prima para produzir bom jornalismo, inclusive com custos de produção infinitamente reduzidos em relação ao passado, graças aos avanços observados no campo técnico.

É um espaço que as TVs daqui estão deixando para que as de fora, muito em breve, passem a ocupá-lo. Já, já, CNN, Fox e companhia bela tomam conta.

Renovando a frota
Enquanto está todo mundo meio assim, sem saber o que será do amanhã, a Rede TV! continua orbitando num plano diferente.

Toda frota da casa foi renovada. São 30 viaturas novas, zerinho, e 3 veículos especiais, todos cheirando a tinta.

Olha só
A Óticas Diniz sempre foi um anunciante forte dos intervalos e programas da Record. 

Agora, inovando, foi construída uma loja no Estúdio F, com tudo que tem direito – óculos de todos os tipos, balconistas, caixa, figurantes como clientes, cafezinho e até champanhe – para as ações de merchandising.

Acertaram na loteria
Para Globo e Band na aberta, Fox e SporTV na TV fechada, este primeiro semestre do ano, tudo indica, caiu do céu. Nem elas esperavam por tanto e por essa herança de 2015.

Entendem os seus diretores que com Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo jogando a "Libertadores", há a certeza de bons resultados. A expectativa de audiência é muito alta.

Mais uma da série...
Perguntar não ofende: e a GFK? Está estranho ou não está? O que deveria acontecer em 2015 ainda não aconteceu. O ano foi em frente e até agora nada.

Nem mesmo outra pessoa foi colocada no lugar do Ricardo Monteiro, que deixou na direção-geral da empresa no começo de novembro passado. Tudo muito esquisito. Este, diria o Carlos Heitor Cony, é outro mistério igual ao sumiço dos ossos da Dana de Teffé.

Enquanto isso...
Observa-se que Fabio Wajngarten, do Controle da Concorrência e pessoa ligada ao GFK, continua colocando números em seu twitter.

Ele vem fazendo isto já há alguns dias. Só não sei se são dados já auditados ou não.

Considerando que sim...
Diante dos números colocados pelo titular do Controle da Concorrência, observa-se que a líder Globo, a exemplo do Ibope, está bem na frente das demais.

E que a Record, em vários horários, ocupa folgada a segunda colocação em relação ao concorrente SBT. Números de Band, Rede TV! e Cultura continuam bem insignificantes.

Sucesso na TV, "Os Dez Mandamentos" chega ao cinema - Divulgação/Record - Divulgação/Record
Sucesso na TV, "Os Dez Mandamentos" chega ao cinema
Imagem: Divulgação/Record
Um milhão
Os números do filme "Os Dez Mandamentos"  impressionam, mesmo antes do seu lançamento. A pré-venda já superou a marca de 400 mil ingressos e a expectativa é que chegue a 1 milhão de ingressos vendidos até 10 dias antes da sua estreia nacional, no dia 28 - um dado jamais visto nos cinemas do Brasil.

O produtor-executivo do filme e vice-presidente de Jornalismo da Record, Douglas Tavolaro, destaca este fato como um marco para a cultura brasileira.
"A história de 'Os Dez Mandamentos' bate mais um recorde. Primeiro na TV e agora na pré-venda. É um estímulo para o cinema nacional seguir avançando", declara Tavolaro.

O filme terá cenas exclusivas e um final inédito que antecipará a segunda temporada da novela, com exibição prevista a partir de março.

Chamadas
Desde a última quinta-feira, os apresentadores da Record estão sendo convocados para gravar chamadas do filme "Os Dez Mandamentos".

Além deles, como parte da mesma campanha serão acionados também os atores que fizeram a novela.

Não sai barato
A migração das rádios AM para FM vai começar a acontecer ao longo deste ano. Já foi determinado que 948 emissoras estarão autorizadas a fazer este processo, de acordo com publicação do portal Comunique-se.

Os valores que serão pagos por elas é que serão bem diferentes, considerando aspectos como população e índices sociais e econômicos, promovendo a variação de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões.

Equipe escalada
A Band vai de Patrícia Maldonado, Monica Apor e Betinho como apresentadores do seu carnaval em Salvador, com reportagens do Gominho e Érico Aires. O credenciamento terminou na semana passada.

Téo José, como único representante da cabeça de rede no Recife, vai fazer o Galo da Madrugada.

Xuxa apresenta matéria na Ilha da Madeira, em Portugal - Divulgação Record - Divulgação Record
Xuxa apresenta matéria na Ilha da Madeira, em Portugal
Imagem: Divulgação Record
Rainha
Xuxa na Ilha da Madeira, Portugal, em matéria que será exibida nesta segunda-feira em seu programa, na Record. E hoje também acontece uma estreia na atração da apresentadora – "Desafio do Milzão".

O quadro com prêmio em dinheiro foge do formato perguntas e respostas e tem a participação de Nany People.

Bate – Rebate

• Miriam Leitão, da Globo e GloboNews, conquistou o prêmio de jornalista mais premiada da história promovido pelo "Jornalistas & Cia.".
• Alta direção da Record, principalmente aqueles que cuidam mais da máquina, voltam ao trabalho nesta segunda-feira...
• ... Pode ser que agora, enfim, se resolva de vez o caso do Fábio Porchat...
• ... Aliás, com este retorno ao trabalho da direção da casa também haverá uma solução para o caso do Britto Junior...
• ... A princípio, ele irá cobrir as férias do César Filho por 20 dias...
• ... O que será depois disso é o que ainda é um problema sem solução.
• O GNT pretende produzir a segunda temporada do "Odeio Segundas", mas para exibir só no ano que vem...
• ... Neste 2016 existem problemas principalmente com os seus atores, que já tinham outros compromissos assumidos.
• Geraldo Luís só vai voltar com seu programa, ao vivo, na Record no dia 24...
• ... Aliás, não avançou a ideia do "Domingo Show" passar para a produtora do Gugu Liberato. Pelo menos ainda não.
•  Anitta vai comandar o primeiro TVZ ao vivo da história do Multishow, quinta-feira, 19 horas...
• ... Certeza que a Anitta não tem uma irmã gêmea? Como será que ela consegue estar em tantos lugares quase ao mesmo tempo!

C´est fini

Logo depois de soltar comunicado sobre a nova reestruturação do Grupo Bandeirantes, o vice-presidente executivo Marcelo Meira entrou em férias na emissora.
Paulo Saad responde interinamente por tudo. Está sendo o homem que solta e manda prender.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco