Topo

Coluna

Flávio Ricco


Controle remoto resolve a vida de quem não gosta do "BBB"

Pedro Bial em chamada da nova edição do "Big Brother Brasil" - Reprodução/TV Globo
Pedro Bial em chamada da nova edição do "Big Brother Brasil" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL*

13/01/2016 07h01

O "Big Brother Brasil", em sua nova edição, ainda nem estreou e já existe um movimento indignado contra ele nas redes sociais.

Nada contra o direito de alguém gostar ou não gostar de um programa de televisão, mas se dar ao trabalho de encabeçar campanhas e se sangrar em saúde, usando os mais diferentes e arbitrários argumentos, caracteriza bem a situação de quem não tem mais o que fazer. Com todo respeito.

O "BBB", mal ou bem, quer gostem dele ou não, de alguma maneira contribuiu para mudar o calendário da televisão brasileira. Antes, para as emissoras de uma maneira geral, o ano só começava em abril. Agora não. É em janeiro, como de toda e qualquer outra atividade, o que também levou as demais TVs se mexerem um pouco mais.

Esta coluna nunca advogou a causa dos formatos de fora, ao contrário, mas não reconhecer a importância que, de uns anos para cá, eles passaram a representar é simplesmente faltar com a verdade.

E quanto ao gostar ou não gostar, em se tratando de televisão, de algum tempo inventaram um aparelhinho que resolve todo e qualquer problema. O nome dele é controle remoto.

Anote aí
A Olimpíada que está chegando por aí irá apresentar outra importante novidade, nos bastidores da TV, antes mesmo do seu início.

Álvaro José, hoje na Record, está em vias de acertar com a Bandeirantes. Só está faltando rescindir de um lado e assinar com o outro.

Histórico a favor
A contratação de Álvaro José, sem dúvida, será um reforço importante para a equipe da Bandeirantes nos Jogos do Rio.

Foi em Atenas, em 2004, quando ainda estava na casa e trabalhou ao lado de Silvio Luiz e Datena, que a Bandeirantes conseguiu a sua melhor marca, em se tratando de audiência, numa Olimpíada.

Ticiana Vilas Boas vai apresentar reality de churrasco - Divulgação - Divulgação
Ticiana Vilas Boas vai apresentar reality de churrasco
Imagem: Divulgação
Churrasco da Ticiana
"BBQ Brasil: Churrasco na Brasa", do SBT, primeira competição de churrasqueiros na televisão brasileira, começa a ser gravado no dia 19. O programa é uma versão do britânico "BBQ Champ" e terá apresentação de Ticiana Vilas Boas.

Os 14 competidores já foram selecionados e a estreia está prevista para 13 de fevereiro.

A criação do Plano Real
A história do "Plano Real", criado em 1994 para estabilizar a economia, vai para os cinemas, com apoio da Globo Filmes e direção-geral de Rodrigo Bittencourt.

A ideia é contar com um grupo de atores o mais próximo possível do ideal, para viver figuras públicas como Itamar Franco (morto em julho de 2011), Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Franco e Edmar Bacha, entre outros. Roda em fevereiro.

Bastidores do Globo de Ouro
Aos mais próximos, na noite do Globo de Ouro, Sean Penn revelou já ter arrecado mais de US$ 6 milhões para ajudar o povo do Haiti.

O ex-presidente Bill Clinton também está envolvido na mesma campanha.

Fora isso...
Também rolou um flasback nada discreto entre ele, Sean, e Madonna na mesma festa.

Os dois ficaram o tempo todo juntos, se abraçando e se apertando. O ator só não falou com ninguém sobre a história do El Chapo, o traficante Joaquin Guzmán.

Festival do "C"
Nada que possa mexer com o preço do dólar, mas alguém já percebeu que os títulos das últimas novelas infantis produzidas pelo SBT, todas elas começam com a consoante "C": "Carrossel", "Chiquititas" e "Cúmplices de Um Resgate", e também a próxima, "Carinha de Anjo".

Tadeu Schmidt poderia perguntar: sabe o que isto significa? Nada! Não deve passar de coincidência.

Ao lado de Neymar, Karine Telles como Sumara no começo de "A Regra do Jogo" - João Miguel Júnior/Tv Globo - João Miguel Júnior/Tv Globo
Ao lado de Neymar, Karine Telles como Sumara no começo de "A Regra do Jogo"
Imagem: João Miguel Júnior/Tv Globo
Sumarinha
Karine Telles esteve no Projac quinta-feira para fazer prova de figurino e teste de caracterização. Como ela não sabia dessa volta a "A Regra do Jogo", o seu novo visual, morena e cabelos bem mais curtos, acabou chamando atenção. Ela foi aquela que Giovanna Antonelli deu um golpe bem no começo.

Agora é aguardar pela transformação que a diretora Amora Mautner deseja. 

Volta dos desaparecidos
Alguns dos personagens desaparecidos sem maior explicação em "A Regra do Jogo”, começam a retomar os seus postos.

Sumara é um caso e o Tio, Jackson Antunes, outro. Ele vai reaparecer no capítulo do dia 20.

Olho nela
Já de algum tempo o trabalho da Raquel Novaes nos jornais da Globo News tem despertado atenção.

Sabe se colocar diante do noticiário e transmite credibilidade para quem está assistindo. Merece o registro.

Bate - Rebate

• Cantor Daniel vai ao “Encontro” da Fátima Bernardes, Globo, segunda-feira, promover o "Daniel in Concert em Brotas", DVD.
• A Band foi muito bem na entrega do prêmio da FIFA, na segunda-feira...
• ... A transmissão, comandada por Oliveira Andrade e com as participações do Edmundo e Veloso, marcou 7 ponto de média...
• ... Ficou no ar das 15h00 às 16h53, segundo lugar, perdendo apenas da Globo.
• Record é outra que registrou uma audiência bem interessante nos primeiros 11 dias deste janeiro...
• ... Em relação ao ano passado, o crescimento observado foi de 33% nas 24 horas...
• ... A faixa da tarde, com a fixação do novo horário de novelas, acabou fazendo a diferença.
• Apresentado por Felipe Titto, a segunda temporada do "Are You The One? Brasil" estreia neste domingo, às 19h30, na MTV...
• ... E irá estrear com os seus 10 episódios inteiramente gravados.
• Na volta das gravações em fevereiro, o "Máquina da Fama", apresentado por Patrícia Abravanel nas noites de segunda, no SBT, receberá mudanças no formato. 

C'est fini
O trabalho de renovação, realizado pelos canais ESPN, começam a apresentar resultados que merecem destaque.

Verifica-se que vários dos seus programas observaram crescimento de audiência e as contratações, com vistas à cobertura da Olimpíada, embora poucas, têm-se se mostrado bastante precisas. Está um passo à frente da Fox.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco