Topo

Coluna

Flávio Ricco


Embate do Britto com comercial inviabiliza a vida dele na Record

Britto Jr voltou ao "Hoje em Dia" para substituir César Filho - Reprodução/Instagram/brittojr
Britto Jr voltou ao "Hoje em Dia" para substituir César Filho Imagem: Reprodução/Instagram/brittojr

Colunista do UOL*

29/01/2016 07h01

É difícil fazer qualquer prognóstico sobre a situação do Britto Junior na Record. Em todo bastidor de televisão, é sempre natural esperar por qualquer coisa de um momento para o outro. O impossível de ontem se transforma em possível hoje e não se discute mais isso. Só que no caso específico dele, com praticamente mais um ano de contrato pela frente, existem peculiaridades ou complicadores que fogem ao lugar comum.

O Britto vem de uma substituição do César Filho no "Hoje em Dia". Foram três semanas no programa, o mesmo que comandou no passado, durante todo esse período sem apresentar uma única ação de merchandising. Obra do acaso, com toda certeza, não foi.

A leitura disso é que entre ele, Britto, e o comercial da Record, a enorme ruptura provocada nos tempos do "Programa da Tarde" não foi arquivada. Ainda persiste e o tempo não se encarregou de resolver.

É de se lamentar um entrave como esse, onde as picuinhas pessoais se colocam à frente do aspecto profissional e do interesse da empresa. Os prejuízos, em situações como essa, sempre são inevitáveis nas duas pontas. Todos saem perdendo. O Britto porque corre o risco de não ser chamado para mais nada no entretenimento e à Record porque está abrindo mão de um bom profissional.

Casadevall desiste. Giovanna escalada
Escalada como protagonista de "Sol Nascente", do Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires para o horário das 6 na Globo, Maria Casadevall alegou compromissos já assumidos no período das gravações para desistir da novela.

Mesmo ainda estando no ar em "A Regra do Jogo", mas atendendo perfeitamente as características da personagem, Giovanna Antonelli foi imediatamente confirmada para o papel. Aliás, uma escolha que acabou agradando a todos, a própria Giovanna em especial.

Falta pouco
Mais alguns dias e a escalação de "Sol Nascente" já estará completa.

Existem dúvidas em alguns poucos papéis. Os autores não pretendem trabalhar com um elenco muito grande.

Juliana Baroni nos bastidores de uma externa da novela "Cúmplices de Um Resgate" - Lourival Ribeiro/Divulgação/SBT - Lourival Ribeiro/Divulgação/SBT
Juliana Baroni nos bastidores de uma externa da novela "Cúmplices de Um Resgate" (SBT) em Vargem Grande Paulista. O elenco participou de uma brincadeira de paintball.
Imagem: Lourival Ribeiro/Divulgação/SBT
Prestigiado
Marcelo Adnet é a aposta da vez na Globo. E uma aposta forte. Além do "Tá no Ar", em temporada, ele vem com programa novo no segundo semestre.

Merece. Se destaca bem entre o pessoal da nova geração.

Antes tarde...
Depois de virar piada, dentro e fora da Globo, vai começar a virada do Dante (Marco Pigossi), em "A Regra do Jogo".

O policial, que não enxergava um palmo à frente do nariz, agora vai adivinhar até pensamento. Continuará sendo o mesmo Dante, mas poderá ser chamado de MacGyver.

Agora vai
Aos poucos, ainda que lentamente, a segunda parte de "Os Dez Mandamentos" está começando a andar.

O ritmo atual, no entanto, não dá a ninguém a segurança de que o tempo perdido será recuperado.

Em todo caso...
A equipe da autora Vivian de Oliveira já escreveu dois longos capítulos, que agora serão decupados pela produção executiva.

Outros três foram prometidos para os próximos dias.

Questão interna - 1
Jornalismo não funciona na base do grito e ameaças. O aviso, sem intermediários, serve para os atuais responsáveis pelo "Jornal da Record".

Há um clima de revolta na redação, que em nada contribui para o bom andamento dos trabalhos. Dirigir ou cobrar é uma coisa, esbravejar, humilhar e assediar moralmente é outra, bem diferente.

Questão interna - 2
Absurdos, como pedir uma sala de cinema, em plena terça-feira, 8 da noite em São Paulo, têm que ser evitados. Lógico que a produção não conseguiu. E tome gritaria.

Outro absurdo é a implantação das sete horas seguidas, com intervalo de uma, a partir de 1º de fevereiro. Isto irá obrigar o pessoal ficar 8 horas à disposição da empresa. Todos prometem vestir preto a partir deste dia.

Vai mudar
O "Altas Horas", do Serginho Groisman, vem com novidades na volta das suas gravações, logo depois do Carnaval.

Além do interesse da sua produção em lançar quadros diferentes, a capacidade da plateia será ampliada. Há um empenho do próprio Serginho em conduzir os trabalhos.

Curso do Aguinaldo
Estão abertas as inscrições para a "Escola de Atuação do Aguinaldo Silva", com início em março e vagas limitadas.

Aulas de interpretação com Julia Carrera e equipe, sob a supervisão do Aguinaldo. Como todos os dias existem pessoas pedindo sugestões, está aí uma boa indicação. Mais informações no site da sua Casa de Artes.

Sabrina Sato e Monique Evans participam do programa da Xuxa - Blad Meneghel/Divulgação - Blad Meneghel/Divulgação
Sabrina Sato e Monique Evans participam do programa da Xuxa
Imagem: Blad Meneghel/Divulgação
Vida que segue
Xuxa gravou quarta-feira o programa que será exibido na próxima segunda (1º), reunindo Sabrina Sato e Monique Evans.

Ela ainda não pôde contar com Ignácio Coqueiro, que no mesmo dia dirigia gravação de Rodrigo Faro em São Paulo.

A Record tem pressa em promover as primeiras reuniões entre Coqueiro e Xuxa.

Bate - Rebate

• Alguns repórteres e apresentadores do "falecido CQC" já tomaram outro rumo na vida...
• ... Marco Luque não teve contrato renovado na Band e Dan Stulbach vai fazer programa na casa sobre a História do Brasil...
• ... Juliano Dip migrou para o Jornalismo e Lucas Salles fechou com o "Pânico"...
• ... Restam ser definidos os destinos de Rafael Cortez, Maurício Meirelles e Erick Krominski.
• A propósito da Band, como grande novidade neste começo de ano, para alegria dos seus apresentadores, finalmente foi inaugurado o "guarda-roupas" da casa...
• ... Agora não há mais necessidade de ninguém se virar nos corredores.
• Vale informar: a TV Assembleia, da Assembleia Legislativa de São Paulo, informa que não fará a transmissão dos desfiles das escolas de samba... 
• ... Como se imaginava, não existem condições para tal.
• Flávio Ferrari, ex Ibope, assumiu a direção-geral da GfK no Brasil.

C'est fini
A coluna de hoje termina com o doloroso dever de informar o falecimento de Wilson Tomaz, ocorrido na noite de ontem, quinta-feira.
Parceiro deste espaço, ele fez por merecer o respeito de todo mercado e para sempre será reconhecido pela sua lealdade, competência e dedicação,  especialmente à Bandeirantes, onde trabalhou por muito tempo.
Tomaz deixa uma história maravilhosa de vida.
O seu velório está acontecendo no Cemitério do Morumbi.
Descanse em paz amigo.


É isso.  Tchau!
 

*Colaborou José Carlos Nery  

Flávio Ricco