Transmissões esportivas do rádio precisam voltar ao passado
No começo deste ano se colocou em prática a junção das rádios Globo e CBN nas transmissões do futebol. Agora, quando a bola rola, o que vale é "Futebol Globo/CBN" --nome até bonito, mas ainda rejeitado por alguns integrantes da sua equipe. Ou se referem a ele com extrema má vontade, ou falam errado, caracterizando um tipo de atitude ou protesto que não se ajusta ao momento.
O mercado do rádio esportivo se estreitou demais nos últimos anos e os que dele participam, mesmo às custas de algum sacrifício ou contrariedade, devem batalhar pela sua preservação. A concorrência com os outros meios, e os prejuízos que vieram com ela, se acentuou muito nos últimos tempos. Atitudes como a acima descrita só jogam contra. A saída mais recomendável é batalhar pelo que ainda existe.
Pouco restou do que foi conquistado no passado. O que se deseja é ter de volta um rádio atuante, presente, com o seu dinamismo próprio e característico. Resgatar, enfim, um mínimo do que ele já foi. E não mais a acomodação de levar aos ouvintes o que os seus narradores, comentaristas e repórteres assistem na televisão.
Momento do rádio
O que se deseja é ter de volta a garra de antigas gerações do rádio esportivo e fazer com que aqueles que ainda arregaçam as mangas não continuem como exceções.
Aliás, é de se louvar a existência desses poucos, que ao contrário da grande maioria, não fogem dessa luta.
Conflitante
A modernização dos meios de comunicação, por mais paradoxal possa parecer, facilitou os movimentos do rádio.
Antes, o que era só possível fazer com pedidos de linhas muito caras das companhias de telefone, hoje se faz por preços incomparavelmente menores. No lugar das centenas de metros de fios, vieram os celulares.
No sentido oposto de todas essas facilidades, as rádios se trancafiaram nos estúdios. Querem ainda o mais barato, mas que não é bom.
Bem cotada
As gravações da série de comédia "Nem Vem que Não Tem", de André Pellenz, parceria da Fox e Casablanca, vão se estender até março, em São Paulo.
A primeira temporada, com 14 episódios, reúne no elenco Pedro Paulo Rangel, Diogo Vilela, Françoise Forton, Flávia Garrafa, Wagner Santisteban e Rodrigo Pandolfo, como protagonista, entre outros.
Tiro curto
Depois da minissérie sobre a vida de Elis Regina, com direção de Dennis Carvalho, Gilberto Braga vai desenvolver uma novela inédita para o horário das 11. Algo entre 45 e 60 capítulos.
MasterChef
A Bandeirantes inicia neste sábado (13), em São Paulo, as gravações de mais uma edição do programa "MasterChef", que vai agora para sua terceira temporada.
Por enquanto, o registro do processo de seleções.
Cuidando disso
Diego Guebel, do Artístico e Programação, está à frente também de todo o projeto da Band com vistas à Olimpíada.
E está contando com a assessoria permanente dos diretores Juca Silveira e Eduardo Candil.
BBQ Brasil
O SBT estreia neste sábado, às 21h30, o reality "BBQ Brasil – Churrasco na Brasa", com apresentação de Ticiana Villas Boas e júri formado por Carlos Bertolazzi e Rogério de Betti.
Gato no telhado
Um dos grandes eventos da televisão esportiva em toda a temporada é o tênis de Roland Garros, que a Bandeirantes e o BandSports têm exclusividade.
A transmissão deste ano, claro, está assegurada, mas existe a dúvida se uma equipe será deslocada para lá, como sempre foi, ou se fará daqui.
Saiu fora
Maria Casadevall pediu para não ser escalada em "Sol Nascente", novela do Walther Negrão, e foi atendida pela dramaturgia da Globo.
Alegou outros trabalhos, entre eles a série "Lili, a Ex", do GNT, em gravação de nova temporada. Só que, daí em diante, não foi lembrada para mais nada.
Rodando
A cineasta Laiz Bodanzky deu início as filmagens de "Como Nossos Pais", que conta a história de uma mulher que vira mãe dos próprios pais e filha dos seus filhos.
Maria Ribeiro e Paulo Vilhena são os protagonistas. É um projeto que a Laiz vinha trabalhando há algum tempo.
Tema de abertura
Dentro da Som Livre, consta que a Globo está em negociações finais com Marcos Fernandes para transformar a sua composição, "Rio São Francisco", em tema de abertura da novela "Velho Chico", de Benedito Ruy Barbosa.
Cogita-se, inclusive, utilizar a música na voz do próprio Marcos Fernandes.
Novo serviço
A Fox Networks Group lança neste sábado seu novo serviço de séries premium no Brasil, o Fox+.
De acordo com a programadora, o serviço oferece séries com áudio original e sem intervalos comerciais, além de as atrações estrearem no Brasil no mesmo dia dos Estados Unidos.
A partir deste fim de semana, portanto, os canais Fox1 e Fox Action estarão disponíveis proporcionando conteúdos em todos os tipos de dispositivos a telas.
Bate - Rebate
• A Globo passou a adotar maiores cuidados na escolha de locações das novelas por causa da dengue...
• ... Cuidados que estão sendo adotados tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo...
• ... É preciso agir assim mesmo, porque não há outro jeito...
• ... E também não devemos deixar tudo nas mãos das autoridades porque eles têm outras preocupações...
• ... Como as eleições que vêm por aí, faixa de ônibus, ciclovias etc.
• Aliás, a próxima eleição deve ser vista pelos brasileiros como um grande teste...
• ... Vamos ver, enfim, se aprendemos a votar ou não...
• ... Curioso é que quando o Pelé, um dia, disse isso lá atrás, tomou cacete de tudo quanto é lado...
• ... E ele também pediu que olhassem para as criancinhas...
• ... Olharam?
C'est fini
A Record ainda está na defensiva, mas tudo caminha para a exibição de um compacto de "Os Dez Mandamentos", antecedendo a estreia da parte 2 da mesma novela, como aqui já se falou.
Até porque não se encontrou até agora uma melhor solução.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaborou José Carlos Nery
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.