Topo

Coluna

Flávio Ricco


O celular virou um recurso do bem no jornalismo da TV

William Bonner no "Jornal Nacional" - Reprodução/TV Globo
William Bonner no "Jornal Nacional" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL*

14/03/2016 07h01

O telefone, durante muito tempo limitado para a conversa de duas pessoas, veio se transformar num dos mais avançados meios de comunicação e que a televisão, até com certo atraso, está sabendo tirar o devido proveito, especialmente nos seus programas jornalísticos.

Valendo-se tão somente do interesse ou boa vontade de alguém, se tornou possível colocar som e imagem no ar a qualquer tempo e de qualquer lugar. Funções que até então só eram possíveis com o envio de pesadas unidades de externas ou aparelhamentos de link, vieram agora se resumir ao uso de um simples aparelho celular.

As grandes TVs, muito mais Globo, Record e GloboNews, como demonstraram as chuvas e as consequências delas na última semana em todo estado de São Paulo, estão sabendo se utilizar de uma forma bem conveniente desses recursos, graças a gentileza e colaboração dos seus telespectadores.

Esses novos "cinegrafistas" e "repórteres" deram ao jornalismo da TV o dinamismo e a velocidade que ela não tinha. Um avanço que nos permite afirmar que hoje temos rádio com imagem na televisão.

Ordem na casa - 1

Já de muito tempo a Globo tem procurado organizar melhor a escalação dos seus elencos e normatizar a disputa que sempre existiu, por parte dos seus autores, pelos atores protagonistas.
Tudo isso, de agora em diante, será feito obedecendo novas determinações baixadas pela direção da Teledramaturgia e do DAA – Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico, entenda-se Silvio de Abreu e Monica Albuquerque.

Ordem na casa – 2

A partir da aprovação de uma sinopse de novela ou série, o autor e diretor responsáveis já poderão manifestar suas intenções sobre atores protagonistas, aqueles que pretendem contar nos principais personagens.
No decorrer dos meses seguintes, este processo irá evoluir junto ao produtor de elenco, no que diz respeito à escolha dos outros nomes necessários para a composição da obra.

Ordem na casa – 3

A comunicação a qualquer ator só será possível após a validação do seu nome. Convites e reservas particulares, tanto por parte de autores ou diretores, não podem mais ser feitos.
E se estabeleceram limites para reservas de protagonistas em cada horário: "Malhação" – 4;  novelas das 18hs. e 19hs. – 6; a das 21hs. – 8; 23hs. e Minissérie – 4. É isso.

É só com ele

Tudo o que diz respeito à carreira da Patrícia Abravanel, dentro e fora do SBT, precisa ser submetido a Silvio Santos, por acaso, pai dela.
Entre outras determinações, ela só está autorizada a fazer merchandisings dos produtos da casa.

Livre, leve e solto

SS continua suas férias nos Estados Unidos. Já visitou os parques de Orlando, assistiu a jogos de futebol e, diariamente, tem feito caminhadas nas ruas de Celebration.
Aliás, quando a Angélica esteve lá gravando, ele é que foi ao encontro dela. Não deu entrevista, mas fez selfie.

Gigante

Paulo Goulart Filho foi confirmado em "A Terra Prometida", substituta de "Os Dez Mandamentos – nova temporada", na Record. E o detalhe é que ele fará um gigante, Talmal, nessa adaptação de Renato Modesto.
As cenas serão sempre carregadas de efeitos especiais.

Está em festa

José Luiz Datena ganhou bolo e um vinho cinco estrelas nas comemorações dos 13 anos do "Brasil Urgente" na Band.
A programação de festividades deve prosseguir ao longo desta semana.

Virou a página

Logo após a informação oficial sobre a rescisão de contrato entre Band e Dan Stulbach, face ao compromisso que existia para o "CQC", surgiram especulações sobre o retorno do Marcelo Tas.
E de uma possível volta dele ao programa no ano que vem, como, aliás, é o desejo de muitos que nunca aprovaram a troca.

Não tem volta

Mas nem uma coisa e nem outra. O próprio Tas, consultado, diz que "os sete anos à frente do 'CQC' foram fundamentais na minha vida profissional. Se existisse a hipótese, ficaria honrado e grato pelo convite, mas recusaria. Estou muito feliz na Globosat ['Papo de Segunda', GNT], onde tenho muitos horizontes a conhecer e ampliar meu trabalho como comunicador e autor de TV".
E a Band não tem rigorosamente nada decidido sobre a volta do programa. Aliás, é uma possibilidade próxima do zero.

Yanna Lavigne interpreta Mimi em "Liberdade Liberdade", próxima novela das 23h da Globo - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Yanna Lavigne em "Liberdade Liberdade"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo
Cancan

Yanna Lavigne estará em "Liberdade, Liberdade", a próxima novela das 23h da Globo, prevista para estrear em 11 de abril. A dançarina Mimi é a sua personagem.
Ela trabalha no Cabaré de Virgínia (Lilia Cabral) e sonha em se casar com um príncipe.
Tem horror a afazeres domésticos e vai se apaixonar por André (Caio Blat).

Bate – Rebate

• Uma reportagem especial sobre as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro, é o trabalho mais avançado da equipe de "A Liga"...
• ... E que deverá abrir sua nova temporada, em abril, com Thaide, Mariana Weickert, Guga Noblat e Maria Paula.
• Mesmo com o pé lesionado, Fábio Assunção volta hoje aos estúdios da Globo para dar continuidade aos seus trabalhos em "Totalmente Demais".
• Direção da Record hoje aponta Gugu Liberato como um grande acerto da sua programação...
• ... Como base de análise, o retorno que é proporcionado em repercussão e audiência nas noites de quarta-feira.
• Certamente não se trata de uma “homenagem” a Christiane Torloni...
• ... A Globo já tem o registro de "Hoje é dia de rock". Sem o "bebê".
• Não custa lembrar: é hoje a estreia de Maíra Charken na bancada do "Vídeo Show".
• O canal Animal Planet (Discovery) estreia em maio o reality 'PET ER" – título provisório...
• ... Uma espécie de plantão veterinário, semanal, com cães e gatos. Gravando.  

C´est fini

Com a lei dos incentivos, as emissoras precisam ser mais cuidadosas com as feiras de televisão e com o que acontece ou é tratado dentro delas.
Palavras como "rachide" e "bem bolado" são faladas a todo o momento. Alguns negócios se confundem com negociatas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco