Topo

Coluna

Flávio Ricco


Brasília está definida como próximo grande desafio do sistema digital

Colunista do UOL*

25/03/2016 07h01

O primeiro grande teste da TV digital no Brasil será, efetivamente, em 26 de outubro deste ano, uma quarta-feira, para quando se anuncia o desligamento do sistema analógico em Brasília e cidades do seu entorno.

Até aqui, para dar início aos trabalhos, apenas Rio Verde, em Goiás, em 29 de fevereiro, foi submetida a esta situação.

Todas as atenções, a partir de agora, se dirigem para a capital da República, será o primeiro grande piloto, entre outros motivos, por abrigar 20 importantes geradoras, entre TVs públicas, educativas, religiosas e todas as principais redes.

Não por acaso, tanto a ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, como a ABRATEL – Associação Brasileira de Rádio e Televisão, desde já se movimentam na criação de programas conjuntos, que venham estimular a conversão.

Formato diferente

A estreia da Anitta, no Multishow, foi confirmada para 12 de abril, às 20h30, na apresentação da terceira temporada do "Música Boa Ao Vivo". A proposta segue a mesma, a de promover semanalmente encontros inusitados entre artistas da música brasileira.

A partir de agora, sob o comando dela, o programa passará também a ter edições temáticas.

Testando

O diretor Dennis Carvalho continua fazendo testes, em busca do ator que será o antagonista do Vladimir Britcha em "Sonha Comigo", da Maria Helena Nascimento, na fila das 19 horas na Globo.

Tem que ser alguém necessariamente jovem, bom ator, mas que também saiba cantar.

Sem cerimônia

A propósito de direção de novela, num passado não tão distante assim, na morte de algum personagem, não se avançava tanto como tem acontecido em tempos mais recentes. Era no máximo um cemitério e fim.

Hoje estão colocando todo mundo no caixão. Morrendo como se deve. Assim foi com José de Abreu em "A Regra do Jogo" e assim será com Bruna Marquezine na série "Nada Será Como Antes". Bem a propósito.

Semana especial

Nos seus programas da próxima semana, a partir de terça-feira, Amaury Junior vai exibir na Rede TV! uma série especial gravada em Curaçao.

Rosy Clarinda, servindo como guia, levou o apresentador tomar sopa de iguana, conhecer a própria iguana –com seus dois pênis-- e acompanhar os desfiles da Curaçao Fashion Week com a presença da brasileira Juliana Alves.

A atriz Larissa Góes nos bastidores de "Velho Chico". Luzia, a personagem, entra em cena na próxima semana e, na segunda fase da novela, será interpretada por Lucy Alves - Caiuá Franco/Globo - Caiuá Franco/Globo
A atriz Larissa Góes nos bastidores de "Velho Chico". Luzia, a personagem, entra em cena na próxima semana e, na segunda fase da novela, será interpretada por Lucy Alves
Imagem: Caiuá Franco/Globo

Procura de locações  - 1

A parceria Record-Casablanca enviou um profissional à África com o objetivo de escolher locações para a novela "A Terra Prometida", substituta da segunda parte de "Os Dez Mandamentos".

Esse trabalho começou em Angola, país no qual a programação da Record alcança grande audiência.

Procura de locações – 2

Mas a ideia é estender este trabalho para outros mercados importantes do continente africano.

Tem um setor da produção só cuidando disso. Sidney Sampaio e Paloma Bernardi farão os protagonistas de "A Terra Prometida", prevista para estrear em junho. Douglas Sampaio – vencedor da "Fazenda", Rafaela Mandelli, Carla Dias e Roberto Bomtempo também acabam de ser confirmados.

Sasha na Record

24.mar.2016- Xuxa comemora aniversário de 53 anos no palco do seu programa, que vai ao ar na próxima segunda-feira (28). A apresentadora cantou parabéns ao lado do namorado, Junno Andrade, dos cantores Belo, Alexandre Pires e Luiz Carlos, do coral da Fundação Xuxa Meneghel e Nany People - Blad Meneghel/Divulgação - Blad Meneghel/Divulgação
Xuxa comemora aniversário de 53 anos no palco do seu programa
Imagem: Blad Meneghel/Divulgação

Xuxa gravou na terça-feira o programa que vai ao ar na próxima segunda, um dia após o seu aniversário de 53 anos. O ponto alto foi a inesperada participação de Sasha, em um recado no telão, que surpreendeu a todos.

Xuxa ficou incrédula ao ver o vídeo no telão. Esta é a primeira aparição de Sasha na TV desde 2009, quando estrelou um filme com a mãe.

Quase lá

Carlos Lombardi entrega na próxima semana o quinto e último episódio da série sobre os "Mamonas Assassinas" para a parceria Record-Endemol.

Definida como uma ficção a partir de fatos reais, a produção deve iniciar suas gravações entre abril e maio, para estrear depois da Olimpíada. Ruy Brissac viverá o protagonista, Dinho.

Muito na dela

Glória Perez em seu próximo trabalho, "À Flor da Pele", como o nome sugere, deseja desenvolver uma novela com grandes paixões, mas também abordar temas polêmicos.

Só que ela não pretende ainda entrar nesses detalhes, porque ainda falta muito tempo para ir ao ar.

Tem toda razão

Não há porque contestar essa atitude da Glória, de ainda guardar para ela certos segredos da sua próxima novela.

Na melhor das hipóteses, "À Flor da Pele" só vai entrar no ar em abril do ano que vem. Se começar a falar agora, com tanto chão pela frente, quando estrear virá com gosto de "Vale a Pena Ver de Novo".

Bate – Rebate

• A Band alega que alguns motivos importantes tornaram obrigatório encolher a cobertura de Roland Garros...
• ... O primeiro e principal deles é que estamos num ano difícil. Mesmo os grandes anunciantes estão se segurando um pouco...
• ... E neste 2016, particularmente, ainda teremos a Eurocopa, na França, antes, e a Olimpíada, aqui no Brasil, na sequência...
• ... São eventos que também irão exigir atenção e grandes cuidados...
• ... O torneio de tênis de Roland Garros, como aconteceu nos anos passados, será transmitido na íntegra, com a diferença de que ninguém irá viajar...
• ... É uma posição que, na verdade, merece ser respeitada.
• Interessante verificar que após a fusão com a Shine, a Endemol, que sempre foi muito forte por aqui, conseguiu ampliar ainda mais seu raio de ação...
• ... Hoje, verifica-se, a Endemol está presente em praticamente todas as TVs, com formatos em destaque – o "MasterChef", da Band, é um exemplo.
• Luciano Huck gravou com Paula Fernandes em Belo Horizonte para o "Caldeirão"...
• ... O programa vai contar um pouco da história de vida dela. Segundo ele, "daria um filme".

C´est fini

Os sentimentos desta coluna a toda família Boury, pelo falecimento de dona Itacy, mulher do Reynaldo Boury, diretor de teledramaturgia do SBT, ocorrido em São Paulo.
A cerimônia de cremação foi realizada ontem, no cemitério do Jardim dos Ipês, em Itapecerica da Serra

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco