Topo

Coluna

Flávio Ricco


SBT vai blindar artistas de "A Praça é Nossa" contra ataque da Globo

10.mar.2016 - Saulo Laranjeira interpreta João Plenário em sua última gravação de "A Praça É Nossa" - Leonardo Nones/SBT
10.mar.2016 - Saulo Laranjeira interpreta João Plenário em sua última gravação de "A Praça É Nossa" Imagem: Leonardo Nones/SBT

Colunista do UOL*

31/03/2016 07h01

O SBT está armando um plano para proteger alguns valores de "A Praça é Nossa" do assédio da concorrência, após perder o comediante Saulo Laranjeira, o "João Plenário", para a novela "Velho Chico", da Globo.

A ideia é oferecer para alguns poucos um contrato com duração estipulada e multa por quebra de compromisso. O modelo em vigência - há muito tempo -  permite que a casa dispense o contratado quando bem entender e sem a necessidade de pagamento de multa. Mas o acerto também favorece o outro lado.

E Laranjeira se valeu deste expediente ao receber convite da Globo para viver o prefeito da fictícia cidade de Grotas do São Francisco, na segunda fase da novela do Benedito Ruy Barbosa.

O SBT está se cercando desses cuidados, sabedor que alguns problemas, por simples consequência, serão inevitáveis. Oferecer condições especiais para uns 3 ou 4, num elenco de quase 50 pessoas, tem tudo para despertar insatisfações que podem ser irremediáveis. É outra questão para ser administrada.

Cuidado com isso

É comum em todas as emissoras se observar certos cuidados para evitar vazamentos de informações. São históricos os casos ocorridos no passado entre vários programas, alguns se valendo da contestável presença de um X9 em convívio com o inimigo.

Vai daí que

É difícil saber se os X9 continuam em operação. Desconfia-se que sim, no entanto alguns dos novos meios disponibilizados passaram a facilitar a vida do interessado em saber o trabalho dos outros.

É o Snapchat, aplicativo que permite a troca de mensagens, fotos e vídeos instantaneamente captados. Alguns repórteres têm se utilizado dele durante o trabalho, e o que sempre foi feito em segredo, agora acaba sendo visto por quem não deveria. Inclusive da concorrência. A diferença é que agora fica fácil de saber quem é o X9.

Escancarando

O que se verifica é que a nossa vida, a cada dia, vai se transformando num verdadeiro "Big Brother". E para todo aquele que gosta de escancarar, virou sopa no mel.

Chega amanhã

Está confirmado: Silvio Santos chega na noite desta sexta-feira das suas férias nos Estados Unidos.

No sábado, via Jassa, ele já pretende iniciar seus preparativos visuais, para retornar às gravações na semana que vem.

Pontuando bem

"Os Donos da Bola", do Neto, já de alguns dias está fazendo a Band chegar a casa dos 3 pontos em São Paulo, com participação de audiência no horário das mais significativas.

O interessante é que o seu programa vai ar ao imediatamente depois do "Jogo Aberto", que tem duas horas de duração e também só fala de futebol.

Estreia 

Fausto Silva estreia novo quadro no "Domingão" - Ramon Vasconcelos/Rede Globo - Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Fausto Silva estreia novo quadro no "Domingão"
Imagem: Ramon Vasconcelos/Rede Globo

"Escolha da Galera" é o novo quadro do "Domingão do Faustão", com estreia confirmada para este próximo final de semana.

No palco, concorrendo a prêmio em dinheiro, uma família será desafiada a responder 10 perguntas do cotidiano, permitindo ao público em casa também participar. O programa, como outras atrações, ainda terá Paula Fernandes e Sérgio Guizé no "Antes e depois da fama".

Homens trabalhando

A Engenharia do SBT está inteiramente envolvida na implantação do digital também nos produtos do jornalismo.

Este é um trabalho com exigências maiores que o entretenimento ou teledramaturgia, porque requer o envolvimento das praças. Mas está caminhando.

Previsão

Ainda não existe a possibilidade de cravar uma data e garantir que será aquela para a implantação definitiva do digital no jornalismo. De qualquer maneira, todos os esforços estão sendo feitos para que isto venha a acontecer na primeira quinzena de maio.

Vai fazer

Em meio a Olimpíada, Roland Garros e Eurocopa, a Band vai transmitir a corrida de Indianápolis no dia 29 de maio.

É um evento assegurado no seu calendário esportivo e até social no ponto de vista comercial.

Convidada do Jô 

28/03/2016 - Marilia Gabriela é entrevistada por Jô Soares - Ramon Vasconcelos/Rede Globo - Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Marilia Gabriela é entrevistada por Jô Soares
Imagem: Ramon Vasconcelos/Rede Globo

O “Programa do Jô” proporciona a todos, em sua edição de hoje, a oportunidade para matar saudades da Marília Gabriela.

Chance também de conhecer os planos que ela tem guardados para o futuro, entre eles, a apresentação da nova versão de "TV Mulher", programa que fez sucesso na década de 1980, no canal Viva, e o desejo de aprender a mexer nas redes sociais.

Primeiro encontro

O SBT promove nesta quinta-feira na sua sede, em São Paulo, a primeira reunião com o elenco da novela "Carinha de Anjo", substituta de "Cúmplices de um Resgate".

Presenças da protagonista Lorena Queiroz, Maisa Silva, Jean Paulo Campos, Carlo Porto, Bia Arantes e Eliana Guttman, entre muitos outros.  

Bate – Rebate

• Jayme Monjardim colocou ontem ponto final nos trabalhos de "O Vendedor de Sonhos", com Dan Stulbach como protagonista...
• ... As filmagens se dividiram entre o Rio de Janeiro e em São Paulo...
• ... Quanto aos rumores sobre negociação para as próximas novelas da Globo, Stulbach é taxativo: "não fechei nada".
• O “Câmera Record” desta quinta, às 22h30, vai mostrar como funciona a emergência de pronto-socorros veterinários em São Paulo...
• ... Lugares capazes de atender 30 animais, mas que recebem até 600 emergências por dia. Apresentação de Marcos Hummel.
• A partir da próxima segunda-feira, 8 da noite, o Viva vai iniciar a exibição da última temporada da "Escolinha do Professor Raimundo"...
• ... É aquela que a TV Globo levou ao ar no ano 2001.
• A artista plástica italiana Arianna Grecco está no Brasil...
• ... Arinna é considerada a mais importante do mundo da arte enóica, usa vinho como tinta.

C´est fini

A transmissão de Paraguai e Brasil, pelas Eliminatórias da Copa, registrou 31 pontos de média com 47% de participação, na Grande São Paulo.

Comparando com os demais jogos das Eliminatórias já exibidos (6 jogos), em SP é a maior média e o recorde do Futebol 2016, até o momento.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco