Topo

Coluna

Flávio Ricco


A prática do jornalismo na TV aberta não vai parar de crescer

Colunista do UOL*

09/04/2016 07h01

Durante muito tempo, as TVs justificavam a falta de investimentos no jornalismo, por ser "um brinquedo muito caro". E, de certa forma, isso não deixava de ser verdade, porque as dificuldades com equipamentos e complexidade na operação sempre foram tenebrosas.

O que existia de noticiário, salvo raras e honrosas exceções, era feito apenas para cumprir tabela ou atender o mínimo exigido por lei.

Um panorama completamente diferente do atual. Hoje, com aparelho celular, um repórter consegue entrar ao vivo de qualquer lugar do mundo.

E se as facilidades passaram a ser enormes, igualmente por parte do público se ampliou de maneira bem importante a exigência em encontrar jornalismo de qualidade e quantidade. O que alguns, como o Boni, preconizavam lá atrás, estamos começando a viver mais intensamente agora, tendo como estímulo um interesse muito maior das pessoas em busca da boa informação.

É uma exigência que, no caso da TV aberta, não vai parar de crescer.

Novos desafios 

Daiana Garbin, mulher do Tiago Leifert, deixa o jornalismo da Globo - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Daiana Garbin, mulher do Tiago Leifert, deixa o jornalismo da Globo
Imagem: Divulgação/TV Globo

A repórter Daiana Garbin, mulher do Tiago Leifert, pediu demissão da Globo e este será o seu último dia de trabalho.

Todos foram pegos de surpresa com o seu pedido de desligamento, mas foi uma decisão que ela vinha amadurecendo desde o ano passado, quando tirou licença para fazer MBA e agora parte em busca de novos desafios. Foram 8 anos de Globo.

Vai dar barulho

Os canais Globosat estão apostando forte no futuro. Jô Soares, se tudo correr nos conformes, será anunciado pelo GNT em sua temporada de 2017, veículo que também terá um programa de Pedro Bial.

Marília Gabriela, outro nome forte do mercado, estará à frente do "TV Mulher" no Viva.

Em cima disso

A propósito do "TV Mulher" que vem aí, entendo como oportuno também lembrarem do Ney Gonçalves Dias para completar a bancada.

No começo do programa, em 1980, foi ele quem compôs dupla com a Gabi. O Ney está na ativa, com um programa diário na Rede Brasil.

Fechou no azul

O "BBB" que se foi recebeu uma avaliação das mais positivas por parte da direção da Globo.

O programa, em relação aos dois últimos anos, teve mais audiência, maior faturamento e bateu recordes de acessos nas redes sociais.

Vai rodar

Entre os dias 30 de abril e 11 de maio, em Petrópolis, serão feitas as filmagens de "De repente, eu te amo", um drama, com locações bem interessantes e que terá cenas com participação dos descendentes da Princesa Isabel.

No elenco, entre outros, Alexandra Richter, Carlos Vereza e Marcelo Melo Junior. Direção do Bruno Saglia.

Bastidor 

Bárbara Paz, Serginho Groisman e Carol Castro no "Altas Horas" - Ramon Vasconcelos/Rede Globo - Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Bárbara Paz, Serginho Groisman e Carol Castro no "Altas Horas"
Imagem: Ramon Vasconcelos/Rede Globo

Carol Castro, Bárbara Paz e Serginho Groisman no momento selfie, durante as gravações do "Altas Horas" deste sábado.

O programa, além deles, ainda contará com a participação de Fabrício Werdum, atual campeão de peso-pesado do UFC. Depois do "Zorra".

Simples opinião

Por que a Luciana Gimenez, na Rede TV!, em vez de três programas, não faz um só por semana, com o que ela puder apresentar de melhor?

Os outros dois horários seriam destinados a outras produções, também com possibilidades de apresentar melhores resultados comerciais e de audiência. É só uma ideia. Na boa.

Duas rodas 

Neste sábado, às 21h30, no SBT, Ticiana Villas Boas recebe uma turma de motoqueiros para participar de uma prova coletiva do "BBQ Brasil" - Gabriel Gabe/SBT - Gabriel Gabe/SBT
Neste sábado, às 21h30, no SBT, Ticiana Villas Boas recebe uma turma de motoqueiros para participar de uma prova coletiva do "BBQ Brasil"
Imagem: Gabriel Gabe/SBT

Nada ainda

A direção da Record ainda não tem uma decisão sobre a novela que será reprisada na faixa da tarde. Existem algumas possibilidades em estudo.

"Prova de Amor", pela ordem, será a primeira a sair de cena.

Importante

A Record faz questão de esclarecer, ainda sobre o assunto acima, que "Ribeirão do Tempo" não será a substituta de "Prova de Amor".

Foi solicitada sua reclassificação, mas não há nada previsto, por enquanto, sobre a sua reexibição.

Dia de trabalho

Hoje será um sábado de gravações, o dia inteirinho, do "Programa Silvio Santos" no SBT. A primeira depois da sua volta das férias.

E já será o programa que irá ao ar neste domingo.

Bate – Rebate

• É preciso chamar atenção para a variedade de pautas mostradas no "Alta Conexão", do Sergio Waib, apresentado diariamente na Band, depois do "Jornal da Noite"...
• ... Em todas as suas exibições, verifica-se o esforço da sua produção em apresentar um tema de interesse do público...
• ... A direção é do Helinho Sileman.
• São muito boas as notícias sobre a recuperação do Gilberto Braga...
• ... Se alguém não sabe, ele passou por um procedimento para drenar líquido do cérebro.
• A Record, através da sua direção, enviou mensagem de cumprimentos à Casablanca pela qualidade apresentada na novela "Os Dez Mandamentos – Parte 2"...
• ... É um reconhecimento dos mais justos. Efetivamente a qualidade do trabalho, artística e tecnicamente, deve ser destacada.
• Sempre é tempo: desempenho da Selma Egrey, como Encarnação, mãe do Rodrigo Santoro, foi um dos destaques desta primeira fase de "Velho Chico". 
• O "Sabadão com Celso Portioli", hoje, 22h30, no SBT terá a presença do Roupa Nova.
• O programa "Turismo e Aventura", no ar todo domingo, às 7h30, completa amanhã 1 ano de exibições no SBT.
• Estreia no ar do Marco Luque no "Altas Horas" será no programa do dia 16.


C´est fini

Se muitos não suportam mais as exibições do “Velozes e Furiosos” repetidamente nos canais pagos, a informação é que se já está ruim vai ficar ainda pior.

A produção do oitavo da série foi confirmada.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco