Topo

Coluna

Flávio Ricco


Novela das seis troca Ilha Grande por Búzios e Cabo Frio

O dramaturgo Walther Negrão - Greg Salibian/Folhapress
O dramaturgo Walther Negrão Imagem: Greg Salibian/Folhapress

Colunista do UOL*

15/04/2016 07h01

A Globo se viu obrigada a alterar a estratégia de gravações da próxima das seis, "Sol Nascente", que anteriormente previa fazer de Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, a sua única locação.

A equipe do diretor Leonardo Nogueira, depois de um cuidadoso levantamento, se deu conta da incapacidade de levar este plano à frente dadas as dificuldades de acesso ao local. Por mais que a ilha atendesse às exigências dos autores – Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires--, não teria como, operacional e tecnicamente, viabilizar a sua produção.

Alguma coisa menor ainda poderá ser feita lá, porque o lugar tem uma beleza natural extraordinária, mas todo restante será transferido para as regiões de Búzios e Cabo Frio, que também não ficam atrás em encanto e formosura.

O elenco já foi convocado para reuniões nos primeiros dias de maio, porque uma das preocupações, no caso de alguns atores, será trabalhar adequadamente a questão do sotaque.

Dificuldade - 1

O espaço da música nos programas de televisão, que já não é lá essas coisas, será reduzido ainda mais se as gravadoras e os próprios cantores continuarem criando dificuldades.

Dificuldades que não são impostas à Globo, porque lá as regras do jogo são conhecidas e ninguém consegue passar por cima. É do jeito dela e pronto. Aceita quem quer.

Dificuldade – 2

No entanto, em programas da Record e SBT, para não se estender a outras, a pressão ou imposição vem de fora para dentro.

Os convites só são aceitos se houver a possibilidade dos artistas apresentarem três ou quatro músicas do repertório.

Dificuldade – 3

Trata-se de algo humanamente impossível nos dias atuais, porque a música, na TV aberta, especialmente nos programas de auditório, de forma comprovada faz cair a audiência.

Quanto maior for a quantidade, maior será a derrubada. Ainda assim existe a insistência.

Novo estúdio

Se nada se alterar nos próximos meses, a ideia é que o novo estúdio do "Jornal Nacional" possa ser inaugurado em maio de 2017.

É um projeto com linhas bem avançadas, que ocupará uma área muito maior que a atual e com a possibilidade de permitir outras ações simultâneas de informação.

Duas possibilidades

A programação da Record está trabalhando com duas possibilidades de grade para o domingo, em função dos acontecimentos em Brasília.

Confirmada a votação do impeachment, o programa do Rodrigo Faro entrará ao vivo.

Em compensação

O SBT, que orbita num mundo diferente, vai fazer de conta que nada irá acontecendo em Brasília neste final de semana.

A ordem que existe é tocar a programação normal no domingo inteirinho, sem maiores ou menores intervenções do jornalismo.

Ficou de fora

Em relação à Record, o Ibope teve problemas com a medição de audiência, faixa das 6h24 às 9h19, desta quarta-feira.

Os números de SBT, Globo, Band e todas as demais, na mesma faixa de horário, foram apurados normalmente.

Lado do Ibope

Consultado sobre o ocorrido, o Ibope admitiu falha na coleta do sinal de áudio da Record, mas que o cliente foi prontamente avisado do problema.

Ao mesmo tempo informou que novos processos, já em fase de implementação, irão impedir que se repitam eventos dessa natureza. Diante disso, manda o bom senso, apagar o dia da média mensal. Trabalhar com estimativa poderá dar margem para discussão.

Próxima das sete 

Bruna (Fernanda Vasconcellos) e Giovanni (Jayme Matarazzo) em "Haja Coração" - João Miguel Junior/Globo/Divulgação - João Miguel Junior/Globo/Divulgação
Bruna (Fernanda Vasconcellos) e Giovanni (Jayme Matarazzo) em "Haja Coração"
Imagem: João Miguel Junior/Globo/Divulgação


Jayme Matarazzo e Fernanda Vasconcellos nos bastidores de "Haja Coração", próxima novela das sete da Globo que estreia em maio.

Na história de Daniel Ortiz, Jayme será Giovanni, irmão de Tancinha (Mariana Ximenes). O personagem será namorado de Bruna (Vasconcellos), advogada que conseguirá tirá-lo da cadeia.

Negociação - 1

Depois de uma audiência de instrução realizada no último dia 8, a direção da Record abriu um canal de entendimento com o Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro face ao processo que circula na 44ª Vara do Trabalho do RJ, referente às cerca de 600 demissões ocorridas no extinto Recnov.

A Record aceitou negociar um acordo, que inclui, por tempo determinado, pagamentos de auxílio alimentação e plano de saúde aos demitidos.

Negociação – 2

O Ministério Público do Trabalho participou da audiência na condição de observador e assistiu os depoimentos das testemunhas.

A terceirização do complexo para a Casablanca, que o sindicato aponta como "ilegal" e as relações de trabalho sem carteira assinada também fizeram parte da pauta.

Bate – Rebate

• Os canais ESPN terão cerca de 50 comentaristas trabalhando nas transmissões dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro...
• Na equipe, nomes como Fernando Meligeni, Magic Paula, Ana Moser, Jackie Silva e Rogério Sampaio.   
• Sobre esse bom momento do "Balanço Geral" do Reinaldo Gottino na Record, é importante destacar também o empenho de todo o seu pessoal...
• ... E não apenas o fato que o "Vídeo Show", da Globo, está nessa fase de transição.
• Fernanda Paes Leme vai integrar o elenco do filme "Terapia de Casal", ao lado de Paulo Vilhena, Zezé Polessa e Daniel Dantas.
• Digno de reprise o "Alta Conexão", do Sérgio Waib, sobre o café, no Dia do Café, apresentado pela Band na madrugada desta quinta...
• ... E com direito a um show de informações do barista Bira. 
• Bandeirantes diz que não vai criar qualquer obstáculo em relação ao convite para Maria Paula gravar o "Casseta & Planeta" do Multishow...
• ... Tanto assim que a apresentadora, que integra a nova temporada de "A Liga", já está negociando com o canal da Globosat.   
• ... A próxima temporada de "A Liga" terá 11 episódios e estreia segunda-feira.   
• A Record programou para este sábado, faixa das 5 da tarde, a reexibição da estreia do "Power Couple"...
• ... Diante disso, o "Cidade Alerta" só terá início às 18h30.

C’est fini

A pergunta que se faz na Record é "onde irão colocar o programa semanal de Sérgio Marone?" O ator planeja apresentá-lo no sábado ou domingo, dias que já estão com seus horários preenchidos de atrações do gênero auditório.

Como toda a negociação está limitada a Marone e ao diretor Marcelo Silva, ninguém sabe de nada, mas já existe uma lista de apostas na casa, com chutes para todos os lados. Portanto, é esperar para ver.   

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco