A Olimpíada também será um acontecimento importante para a TV do Brasil

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução/Instagram

    O narrador Galvão Bueno, da Globo

    O narrador Galvão Bueno, da Globo

A Olimpíada que vem aí, faltando menos de 100 dias para o seu início, ainda tem ocupado espaço e atenção bem desproporcionais entre as emissoras habilitadas para a sua transmissão.

A Globo, na aberta e fechada, também porque a competição vai acontecer no seu próprio quintal, está prometendo fazer desta cobertura um trabalho que entre para a história. É a que terá o maior número de pessoas diretamente envolvidas, cerca de 2 mil profissionais, contra 1.600 credenciados da americana NBC.

Por aqui, Record e Band irão movimentar contingentes muito menores, que não devem chegar no máximo a 200 cada uma --contando-se no meio delas os "convidados especiais".

Caberá ainda a Globo, credenciada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), a geração de alguns eventos, caso do vôlei de praia, como já aconteceu no passado.

Os Jogos Olímpicos do Rio, de 5 a 21 de agosto, com toda certeza, serão um momento importante também para a televisão do Brasil.  

Lado da Record

Já existem confirmações de que a Record, ao final da Olimpíada, irá manter a sua equipe de esportes, mesmo sem um grande evento pela frente.

O mais próximo e último que ela tem os direitos adquiridos, será o Pan-Americano, em 2019, em Lima, no Peru.

Entrar em jogo

Agora prepare o seu coração, porque se tudo correr como se espera, o Pan-Americano de 2023 terá a cidade de São Paulo como sede.

Tudo caminha para isso. Vai valer acompanhar quem ficará com os seus direitos de transmissão.

Travando - 1

O fato de a Record atrasar a exibição de "Escrava Mãe", prometida para o ano passado, mas que até agora não aconteceu, continua complicando a vida de muitos artistas.

Vários estão impedidos de trabalhar em outras TVs.

Travando - 2

O caso da Jussara Freire é o mais conhecido. Tinha papel reservado em "Velho Chico", mas sua escalação não foi confirmada porque poderia haver --como tudo indica que haverá-- coincidência de exibições.

O mesmo, sabe-se agora, ocorreu com Milena Toscano. A produção de "Haja Coração" tinha interesse nela, mas, por causa desse cenário todo, também não rolou. Desagradável, né?

É o que dá

Ainda como consequência da insanidade cometida contra Geraldo Luís, verifica-se que o apresentador Tino Junior, o que sonhou com a repórter, está perdidinho à frente dos programas da manhã da Record.

Sem culpa nenhuma no cartório, ficou para ele a pior parte, colocado ao vivo num programa em São Paulo, sem o mínimo conhecimento da cidade.

Waze

Ontem, ao narrar um congestionamento na Marginal, Tino não soube discernir pista expressa da local, entre outros desconhecimentos.

Enquanto isso, Monalisa e Bocardi voam na Globo.

Não cai nessa - 1

No passado, o titio Silvio Caldas ficou conhecido porque anunciava o fim da sua carreira e nunca parava. Sempre arrumava um jeitinho e continuava.

Virou piada.

Não cai nessa – 2

O "Amor & Sexo", na Globo, vive uma situação semelhante. A temporada em cartaz é sempre exibida como a última, mas acaba tendo uma próxima.

Que tal não se falar mais nisso?

Divulgação
Maria Bopp, que viverá Bruna Surfistinha
Surfistinha

A série sobre Bruna Surfistinha, intitulada "#Me Chama de Bruna", com Maria Bopp no papel da garota de programa, já está inteiramente gravada.

Agora entrou em fase de edição na produtora TV Zero, a mesma do filme estrelado por Deborah Secco.

Falta o dia

"#Me Chama de Bruna" ainda não tem data de exibição na Fox. É um assunto que o diretor de conteúdo, Zico Góes, está para resolver.

No elenco, além de Maria Bopp, ainda tem Jonathan Haagensen, Jonas Bloch, Carla Ribas e Nash Laila.

Ad nauseam

Pessoal do jornalismo na TV, de todas as emissoras, precisa se policiar um pouco mais sobre o uso do "olha só".

De uma hora para outra, virou o "amuleto" mais usado pela grande maioria, nas circunstâncias mais diferentes. Pega mal. Passa sensação de falta de vocabulário.

Bate – Rebate

• Xuxa se prepara para inaugurar a quarta unidade da "Casa X" em São Paulo, dia 5, no bairro do Ipiranga...
• ... Na data em questão, ela participará também de um bate-papo com a imprensa e de uma festa, fechada para convidados.
• Rodrigo Branco, já há alguns anos morando e trabalhando nos Estados Unidos, está estreando como diretor na MTV americana...
• ... E à frente da nova temporada do "Ridículos". O programa será inteiramente gravado no Brasil.
• Direção da Band ainda não tem nada resolvido sobre as transmissões do futebol, Brasileirão e Eurocopa, em casos de coincidência de dia e horário...
• ... A decisão, segundo consta, caberá ao seu departamento comercial.
• A propósito de Eurocopa, em toda logística armada pelo SporTV, sabe-se que a dupla que mais vai viajar será a formada pelo narrador Milton Leite e o comentarista Lédio Carmona...
• ... E, de acordo com a programação, sempre de trem-bala, pelo conforto que oferece.
• Maria Elisa Barredo, que formava dupla com Walcyr Carrasco, foi instruída a apresentar sinopse de nova novela...
• ... Há o reconhecimento que ela sempre teve um papel bem importante nos seus trabalhos com o Walcyr.
• Daniel Rocha é um dos convidados do Luciano Huck no "Caldeirão" deste sábado...
• ... Ele vai participar do quadro "Memória Fotográfica" e tentar reproduzir uma imagem de mais de 20 anos.

C´est fini

O que para alguns parecia algo impossível, já acontece normalmente nos estúdios da Casablanca, no Rio, o extinto Recnov.

Estão sendo gravadas simultaneamente as novelas "Os Dez Mandamentos" e "A Terra Prometida".

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos