Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Profissão Repórter" é vítima de um erro de cálculo da Globo

Caco Barcellos, que está há dez anos à frente do "Profissão Repórter" - Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Caco Barcellos, que está há dez anos à frente do "Profissão Repórter" Imagem: Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

07/05/2016 07h01

Até agora não está sendo possível entender muito bem o que levou a Globo a mudar o "Profissão Repórter" da terça para quarta-feira e qual foi a vantagem que o programa levou nessa.

Nem como de troca de seis por meia dúzia, pelo menos por enquanto, está sendo possível considerar. Ao contrário, se tivesse permanecido no mesmo lugar do passado, o programa teria vantagens e estaria entrando muito mais cedo do que, com o novo desenho da grade, passou a acontecer neste ano.

Uma pena porque é um programa que tem qualidades, sempre oferecendo à notícia ou ao fato em foco um tratamento amplo, muitas vezes movimentando três ou mais repórteres na mesma matéria, além do Caco Barcellos.

Este é um caso que a programação da Globo poderia reavaliar e chamar para ela a responsabilidade de fazer voltar ao que era antes. Inclusive com benefícios ao "Jornal da Globo" e "Programa do Jô", que nas circunstâncias atuais também ficam com prejuízo ainda maior.

Fala que eu te escuto

Marcelo Silva, número 1 do artístico da Record, recebeu conselhos de tudo quanto é lado para evitar o lançamento de "Escrava Mãe" na reta final de "Totalmente Demais". Ouviu e atendeu.

A novela estreia dia 30, às 19h30, já livre da atual produção das 19h da Globo.

Debutante 

Em um trabalho do "fotógrafo" Silvio Luiz, este é o estúdio reformado da Transamérica FM, SP, comemorativo aos 15 anos de atividades da equipe do Eder Luiz. - Silvio Luiz
Em um trabalho do "fotógrafo" Silvio Luiz, este é o estúdio reformado da Transamérica FM, SP, comemorativo aos 15 anos de atividades da equipe do Eder Luiz.
Imagem: Silvio Luiz

Em vias de

Se depender da Globo, o reaparecimento de Dan Stulbach nas novelas poderá já acontecer em "A Flor da Pele", de Glória Perez.

Negociações em curso.

Cabra bom

O neto do Afrânio, em "Velho Chico", que ficou sei lá quanto tempo morando e estudando na França, dança forró muito melhor que todos os outros personagens que ficaram aqui.

Numa dessas levou para lá ou tinha algum professor em Paris.

Sob nova direção

Celso Portioli, dirigido interinamente pelo Rubens Gargalaca após o afastamento do Magrão, Roberto Manzoni, passou boa parte da semana testando novos quadros.

Há o desejo de mexer tanto no formato do "Sabadão" como no do "Domingo Legal".

Mas vamos combinar

Nada contra o Portioli, até porque ele não tem nada com isso, mas colocar o mesmo apresentador no comando de um programa que tem o nome de "sábado" e o outro de "domingo" não é exagerar demais na falta de imaginação? Numa dessas, podemos esperar por segundão,... quintão e sextão.

Está certo que isso não é de agora, mas já que estão querendo mexer, que se use a criatividade a partir do título.

Moral da tropa

A direção da Bandeirantes, depois da desistência do futebol anunciada no meio da semana, está fazendo de tudo para levantar o astral do pessoal do esporte.

Afinal de contas, ainda existem Eurocopa e Olimpíada pela frente.

Diante disso...

Sobre demissões no departamento de esportes da Band, por causa dessas duas importantes transmissões pela frente, a ordem é dizer que não há nada previsto.

O problema é que ninguém acredita, muito menos ou especialmente aqueles que já estão com a cabeça a prêmio.

Reta final 

Rogério de Betti, Ticiana Villas Boas e Carlos Bertolazzi, do "BBQ Brasil" - Gabriel Sabe/Divulgação
Rogério de Betti, Ticiana Villas Boas e Carlos Bertolazzi, do "BBQ Brasil"
Imagem: Gabriel Sabe/Divulgação

A semifinal do "BBQ Brasil", neste sábado, 21h30, no SBT, terá homenagem ao Dia das Mães e a participação especial da dupla sertaneja Edson & Hudson.

A gravação foi realizada na mansão da dupla sertaneja.

Edu Sterblitch na Globo

Pode anotar: o almoço com a executiva Monica Albuquerque no Projac e a participação no Jô, semana passada, escancararam ainda mais as portas para o Eduardo Sterblitch na Globo.

Nesta altura já é possível afirmar: ele está dentro, com trabalho e estreia acertadas. Os últimos detalhes vão sendo acertados para a sua participação em "Advogada do Diabo", série de Fernanda Young e Alexandre Machado, com produção da O2.

Monica Iozzi e Tony Ramos serão os protagonistas. Direção de Mauro Mendonça Filho.

Bate – Rebate

• Vai sair ainda este ano o novo programa do Ceará, Wellington Muniz, no Multishow.
• Novela da Lícia Manzo, na fila das 11 da noite da Globo, teve seu início de gravações confirmado para novembro...
• ... Para exibição no primeiro semestre de 2017.
• A atriz Christine Fernandes, há algum tempo longe da TV, vai fazer o filme “O Galã”, de Francisco Ramalho Junior.
• Como ninguém está vendo movimento nenhum, já houve quem colocasse em dúvida se a estreia do Fábio Porchat vai mesmo acontecer na Record este ano...
• ... Pode ter certeza que vai, logo depois da Olimpíada. Mas, de fato, nada foi feito até agora.
• Fernanda Torres começa a gravar no mês que vem o seu programa de entrevistas para o GNT.
• Equipe de autores de “Sol Nascente” foi obrigada a se dividir...
• ... Enquanto Suzana Pires e Júlio Fischer viajaram de São Paulo para o Rio, onde participaram de várias reuniões...
• ... Para não deixar a bola cair, Walther Negrão continuou escrevendo em São Paulo.
• Neste sábado, 14h30, Raul Gil chega à marca de 300 programas no SBT.

C´est fini

A torneira federal permanece fechada, mas para agradável surpresa da Record, o "Balanço Geral" foi contemplado com uma "ação de merchandising" do "Mais Médicos". Não se revelam valores e nem por quanto tempo.

Em tempo: o “Como Será?” da Globo, neste sábado, também será dedicado ao “Dia das Mães”. No estúdio Sandra Annenberg recebe uma visita surpresa: a filha Elisa. 

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery