Topo

Coluna

Flávio Ricco


Crise do país preocupa realizadores da campanha "Criança Esperança"

Leandra Leal, Lázaro Ramos, Dira Paes e Flávio Canto no Criança Esperança 2015 - Divulgação/TV Globo
Leandra Leal, Lázaro Ramos, Dira Paes e Flávio Canto no Criança Esperança 2015 Imagem: Divulgação/TV Globo

*Colunista do UOL

22/05/2016 07h01

Colaborar em ações sociais é uma qualidade do povo brasileiro que se renova a cada ano e se manifesta através das mais diferentes campanhas. Em se tratando do veículo TV, isso acontece principalmente no "Criança Esperança", da parceria Globo e Unesco, e no "Teleton", do SBT, em prol da AACD.

Neste 2016, como informado por aqui, o evento apoiado pela líder será apresentado mais cedo, no início de julho, dia 2, por causa dos Jogos Olímpicos. A produção já está a todo vapor no Projac e o ponto alto, como sempre, será o "show de sábado" reunindo suas maiores estrelas e convidados.

Dito isto, para comentar que existe uma enorme preocupação dos organizadores do "Criança Esperança" em relação ao que poderá ser arrecadado este ano para suas obras, uma vez que o Brasil vive uma de suas piores crises, na economia, na política, sem contar que o nível de desemprego é assustador.

Com esse triste quadro em cartaz, a pergunta que se faz é a seguinte: "como pedir dinheiro para essa gente?". Se em 2015 a campanha apresentou números históricos, arrecadando mais de R$ 22 milhões – o maior valor entre todas as suas edições –, há sérias dúvidas sobre o que poderá resultar a edição deste ano. Certamente essa preocupação deve existir também no pessoal do Teleton/SBT.

Temor 1 

No domingo da Band, pelo menos até aqui, a saída do campeonato brasileiro provocou estragos apenas em sua antiga faixa de exibição e no "Terceiro Tempo". Apesar de o evento futebol ser uma alavanca importante, o "Pânico", nesse primeiro momento, saiu ileso, por mérito exclusivamente do trabalho do seu pessoal.

Dia 8, por exemplo, o programa registrou 7,2 pontos em São Paulo, ante 6,3 do dia 15 (sem bola rolando na emissora), sua média de audiência.

Temor 2  

O problema é que, como tudo que vem antes desabou, a equipe de Emílio Surita teme ser prejudicada pela ausência de produtos mais competitivos na grade de domingo. O tal "Só Risos", inclusive, que o antecede, sempre foi visto como um tapa buraco. Nada mais que isso. 

A preocupação do "Pânico" é justificada porque uma hora ou outra essa conta vai chegar e o "efeito dominó" não poupará ninguém.

Revoltada

A autora Rosane Svartman não esconde de ninguém que ficou revoltada com o vazamento dos últimos capítulos de "Totalmente Demais".

Houve até um trabalho junto aos atores e à produção no sentido de tentar evitar esse problema, mas nada funcionou. Ela se sentiu "traída" inclusive dentro da própria casa, de acordo com o pessoal da novela.

A Globo tem feito esforços para evitar vazamento de momentos finais de seus programas, porém, sem sucesso.

Casais 

Como não há mais dúvidas sobre o desfecho de "Totalmente Demais" – Eliza (Marina Ruy Barbosa) termina com Jonatas (Felipe Simas), restou aos autores Rosane Svartman e Paulo Halm definirem também um final feliz para Arthur (Fábio Assunção) e Carolina (Juliana Paes).

O último capítulo será exibido dia 30, segunda, com reprise terça, antes do "Vale a Pena Ver de Novo".

Como ponto positivo, em momentos como esse, o brasileiro sempre se supera.

Cena do primeiro capítulo de "Escrava Mãe" - Edu Moraes/Rede Record - Edu Moraes/Rede Record
Cena do primeiro capítulo de "Escrava Mãe" na Record, momento em que Luena (Nayara Justino) dá à luz Juliana (Gabriela Moreyra), a protagonista da história
Imagem: Edu Moraes/Rede Record

Grade

Se o planejamento atual não for alterado, o reality musical "X-Factor" será apresentado pela Band às terças e quartas, após os Jogos Olímpicos, no lugar do "MasterChef", com apresentação de Fernanda Paes Leme.

Ainda não existe um toque de reunir da equipe, porque os preparativos do programa, reconhece a Band, estão muito no começo.

Aguinaldo em Sampa

Estão abertas as inscrições da quarta edição da "Master Class" de Aguinaldo Silva, programada para acontecer entre 11 e 22 de julho em São Paulo, no Blue Tree Premium Paulista. Regulamento no blog do escritor.

Aproveitando a passagem por SP, Aguinaldo vai lançar dia 18 de julho, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o livro "Turno da Noite", sobre suas memórias do período de jornalista.
"Pode apostar que vai causar muita polêmica", avisa o escritor.

Primeira mão

O chef Erick Jacquin convidou imprensa e amigos para assistir na terça, 24, ao primeiro episódio de seu reality show, "O Mundo de Jacquin", que será exibido no Fox Life, a partir do dia 25.

Encontro no "Tartar&Co".

Aniversário 

A apresentadora Mariana Leão - Artur Igrecias/Divulgação - Artur Igrecias/Divulgação
A apresentadora Mariana Leão
Imagem: Artur Igrecias/Divulgação

O programa "Melhor Pra Você", exibido diariamente nas manhãs da Rede TV!, comemora seu primeiro aniversário no dia 25.

Numa dessas coincidências, três dias depois, a apresentadora Mariana Leão completará 41 anos.

Duzentos 

"Malhação" – Seu Lugar no Mundo completou nove meses e vai atingir a marca de 200 capítulos nos próximos dias. 

Considerando o mesmo período das últimas temporadas da série, na Grande São Paulo, a média atual desses 9 meses, de 16 pontos, é a maior desde 2011. 

No PNT, audiência nacional, assim como em SP, o programa apresentou crescimento a partir do 2º mês de exibição.

Deputado 

O ator Maurício Machado  - Maurício Del Nero/Divulgação - Maurício Del Nero/Divulgação
O ator Maurício Machado
Imagem: Maurício Del Nero/Divulgação

Maurício Machado é um dos nomes confirmados para "A Lei do Amor", substituta de "Velho Chico" na Globo, na qual viverá o deputado Arlindo Nacib, mas daquele tipo mais preocupado em se dar bem com o dinheiro público. Corrupto mesmo.

Dono do Teatro Safra, um dos teatros mais importantes de SP, Machado também está às voltas com a produção de sete espetáculos, além do que irá estrear, como protagonista, em julho, no CCBB (SP), a montagem de "Aprendiz de Feiticeiro", de Antônio Calmon.

Reformulado

A partir da edição que irá ao ar na noite deste domingo, o programa "Depois do Jogo", pelo Bandsports, trará algumas novidades no seu formato. 

William Lopes na apresentação, contará com o apoio de Maria Paula Limah, que ficará responsável pela interatividade com o telespectador.

Bate – Rebate

• Funcionários da Record em São Paulo reclamam que estão sendo "obrigados" a se ausentar dos seus postos para atuar como testemunhas da emissora em ações trabalhistas.
• Além desse intragável expediente, ainda sobra o constrangimento de ficar frente a frente com ex-colegas durante as audiências. Complicado.
• Thiago Martins aceitou apenas uma participação especial em "A Lei do Amor" por causa dos compromissos como músico e jornadas no cinema e teatro.
• Denise Fraga também grava participação nessa primeira – e curta – primeira fase de trabalhos da novela "A Lei do Amor"...
• ...Esta etapa já está sendo concluída no Rio de Janeiro.
• Ratinho, reservadamente, se mostra surpreso com a baixa audiência de Xuxa na Record...
• ... Não consegue entender...
• ...Ele até temia estragos no confronto direto com a apresentadora, mas, hoje, constata, os temores eram infundados...
• ...Sem nenhum investimento, ele tem ficado à frente da concorrente.
• Felipe Folgosi fará apenas dois capítulos de "A Terra Prometida", na Record...
• ...Participação especial, portanto. 

C’est fini

O "Legendários" do Marcos Mion completa, em maio, 6 anos na grade da Record. Segundo dados do Ibope, o programa aparece como vice-líder isolado desde a estreia no balanço Ano a ano.

Na média total, de 2010 a 14 de maio de 2016, consolidou o segundo lugar com 7 pontos, ou seja, uma distância de dois pontos em relação ao SBT, em terceiro lugar.

Globo em primeiro.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco