Topo

Coluna

Flávio Ricco


TVs não enganam mais ninguém com divulgação de audiência mentirosa

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Colunista do UOL*

24/06/2016 07h30

Com GfK prometida para esta segunda-feira (27) ou sem GfK, continuando a se valer apenas do Ibope como sempre aconteceu, independentemente de qualquer uma das duas, é preciso que todos usem de maior seriedade na leitura e, principalmente, na divulgação dos números de audiência.

E aí o recado é bem direto.

Hoje, o que existe em inúmeras ocasiões, por parte ou interesse de alguns programas – e TVs por consequência, é a tentativa de passar informações que não chegam a refletir a verdade ou que são mentirosas em sua grande parte.

Virou moda agora manchetar que tal programa chegou a liderança, só se explicando depois e em letras muito menores que isso aconteceu durante, um, dois ou cinco minutos da sua duração.

Querem enganar a quem com esse tipo de assessoria de guerrilha?

Pode ter certeza que ninguém, muito menos o mercado anunciante. Aliás, antes de pensar em audiência, muitos desses programas que se arvoram em revelar resultados mentirosos, deveriam se preocupar em fazer televisão e deixar de tentar crescer números à custa da desgraça de terceiros.

Vamos trabalhar sério.

Desafio ao galo
Alguns ainda devem se lembrar do “Desafio ao Galo”, nas manhãs de domingo.

Pois bem, mesmo com a Record já em situação difícil naquele tempo, aquelas transmissões eram tecnicamente superiores que as da Série B na Rede TV!. 

Cobrar como?
Dia desses, aqui foi feita uma crítica à RedeTV!, ao que foi apresentado de Vasco e Paysandu, sábado passado. Imagem distante e a bola como minúsculo e quase abstrato detalhe.

É doido ver um produto tão bom, como é a Série B, sendo tratado ou maltratado desse jeito. Também pudera, usando motoristas e assistentes como câmeras e operadores de áudio, nunca vai dar certo.

Ninguém me contou
Na noite do último sábado, vários funcionários da RedeTV! foram vistos tomando banho, o conhecido banho tcheco – aquele que só lava as partes, antes de retornarem a São Paulo, na rodoviária do Rio.

Isso depois de viajarem a noite anterior e trabalharem o dia inteiro. Chega a ser desumano. Pode dar certo?

A vilã Maria Isabel em trabalho de parto em "Escrava Mãe" - Edu Moraes/Divulgação/Record - Edu Moraes/Divulgação/Record
A vilã Maria Isabel, Thais Fersoza, em cena de trabalho de parto que irá ao ar nesta sexta
Imagem: Edu Moraes/Divulgação/Record
Pavimentando 
A média alcançada por “Escrava Mãe” na Record, entre 12 e 13 pontos, fortalece a proposta de seguir com o segundo horário de novelas.
 

Sessão tiroteio
A Record, em seus tempos bicudos, fez da “Sessão Bang Bang” o maior sucesso da sua programação. Toda noite tinha um filme diferente.

A TV Aparecida, relembrando aquele tempo, vai estrear o “Festival Faroeste”. No dia 6, abrindo a série, “O Dólar Furado”, um clássico.

Números absurdos
“Êta Mundo Bom!” é um caso para melhor análise. De modo geral, a novela sempre recebe de “Malhação” ali na casa dos 20 e faz uma entrega de 30.

Sobe 10 pontos durante a sua exibição.

Interessante verificar
Mesmo com seus momentos de pastelão, vários deles até de forma repetida, como espalhar comida e farta distribuição de tortas na cara, a novela se destaca por manter sua temperatura sempre elevada.

Sempre têm coisas acontecendo. É uma trama em constante movimento, que agrada, atrai e prende a atenção do seu público. O Walcyr Carrasco está se mostrando craque nisso.

Nota do rádio
O Grupo Bandeirantes de Rádio fechou ontem a compra da fase final da Eurocopa.

As transmissões começam neste sábado com Suíça x Polônia.

Acelerando o passo
Já neste final de semana, equipe e boa parte do elenco de "Sol Nascente", do Walter Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer, têm desembarque previsto para São Paulo.
Durante toda a semana que vem serão gravadas cenas paulistas dessa próxima atração da Globo na faixa das 6.

Lançamento em SP
A Record definiu para a próxima quinta-feira, dia 30, 14h30, nos seus estúdios de São Paulo, o lançamento da novela “Terra Prometida”.

Sem grandes exageros, festa ou algo parecido. Apenas a apresentação do elenco e entrevistas.

Faa Morena e Amado Batista na gravação de "Ritmo Brasil" - Divulgação/RedeTV! - Divulgação/RedeTV!
Faa Morena e Amado Batista na gravação de "Ritmo Brasil"
Imagem: Divulgação/RedeTV!
Namoro na TV
Durante gravação para o “Ritmo Brasil” que a Rede TV! exibe neste sábado, às 18h30, Amado Batista falou sobre seus 40 anos de carreira e reclamou da solidão.
 
Faa Morena lançou, então, um concurso a fim de encontrar uma namorada para o cantor.

Cinema
Está previsto para metade de 2017 o lançamento de “Festa da Firma”, comédia escrita e dirigida por André Pellenz.

E com elenco forte: Marcos Veras, Rosanne Mulholland, Giovanna Lancellotti, Diogo Vilela, Nelson Freitas, Maria Clara Gueiros, Stepan Nercessian e Victor Leal.

Aviso importante
Este nosso encontro diário está ainda mais fácil: basta adicionar à agenda de seu telefone o número +55 11 998336500 (não esqueça de colocar "+55" no início da numeração).

Depois é só entrar no Whatsapp e enviar uma mensagem para o número adicionado com o código ricco16 (tudo junto e sem espaço). Não tem erro.

Bate – Rebate
• Walter Negrão continua no Einstein, todos os dias recebendo Suzana Pires e Júlio Fischer para não deixar cair a bola de “Sol Nascente”...
• ... Aliás, o trabalho dos três está bem adiantado...
• ... E o estado de saúde do Negrão é muito bom. Só não recebeu alta ainda porque os médicos querem acompanhar de perto a reação dos medicamentos.
• E bem adiantado também está o Benedito Ruy Barbosa com “Velho Chico”...
• ... Ele e o neto, Bruno Luperi já entregaram até o capítulo 110 da novela...
• ... Só faltam mais 60.
• Depois da folga forçada da semana passada, Serginho Groisman vai voltar com seu “Altas Horas” neste sábado.
• Faça a sua leitura: diretores do SBT continuam acompanhando o Datena bem de perto.
• Os compromissos esportivos que a Globo, de vez em quando, é obrigada a cumprir, acabam em várias ocasiões jogando contra ela...
• Principalmente na parte que diz respeito à audiência.
• Na segunda-feira que passou, o Viva atingiu sua maior audiência no horário nobre desde 2014...
• ... Durante toda essa faixa ocupou a vice-liderança com as exibições de “Laços de Família”, “Escolinha do Professor Raimundo”, Mister Bean” e “Mister M”.

C'est fini
Assistindo ao Jô, entre SBT e Globo quase 30 anos, e as boas entrevistas levadas ao ar todas as noites, é de se começar a pensar.

Se sempre houve o problema de ir para cama sem ele, como será no ano que vem, quando o programa deixará de existir.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco