Topo

Coluna

Flávio Ricco


O futebol ainda tem a força na TV do Brasil

Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Colunista do UOL*

28/06/2016 07h01

Todo aquele que gosta de futebol não pode se queixar do que a televisão, como um todo, vem oferecendo nos tempos atuais.

Além da bola de casa, começando com os regionais, as diversas séries do Brasileiro, Copa do Brasil e a participação dos times brasileiros na Libertadores da América, inúmeros campeonatos de outros países são possíveis de acompanhar em todas as suas rodadas.

Desde aqueles mais importantes e que sempre nos interessaram diretamente, como italiano, espanhol, inglês e o português, aos nem tantos, casos do japonês, francês, colombiano, americano e até o chinês que também já chegam com a mesma regularidade por aqui.

Isso sem contar as programações especializadas e os vários encontros entre seleções distribuídos ao longo do calendário.

É um volume dos mais respeitados, que demonstra a força deste esporte, particularmente para os brasileiros, muito à frente de todos os outros.

Só precisa enxugar
Ainda no que diz respeito às transmissões de futebol, há a necessidade de se reexaminar certos detalhes. O pior e mais crítico deles é chegada de ônibus nos estádios.

É o mesmo e enfadonho espetáculo todas as vezes. Um monte de gente passando, com boné e fone bizarro no ouvido, sem querer falar com ninguém. O que isso pode acrescentar na ordem das coisas?

Olha essa
O SBT programou para agosto, seu mês de aniversário, a reprise de “Chiquititas”, versão produzida em 2013. Vai entrar no lugar de “Carrossel”, faixa das 21h30.

Só não existe ainda uma data definida.

Andreia Horta em cena de "Liberdade, Liberdade" - Reprodução/GShow - Reprodução/GShow
Andreia Horta em cena de "Liberdade, Liberdade"
Imagem: Reprodução/GShow
Andreia no DM
Andreia Horta, com estafa, passou mal nas gravações de “Liberdade, Liberdade” na sexta-feira.

Por ordem médica vai ter que ficar uma semana fora das gravações, algo que já está obrigando o autor Mário Teixeira a reescrever vários capítulos.

Plano de ação
A Record vai começar embarcar seu pessoal de São Paulo para o Rio a partir do dia 25 de julho.

O início da cobertura da Olimpíada, de acordo com os planos traçados, acontecerá muito antes da cerimônia de abertura em 5 de agosto.

Raio X
No próximo domingo, o “Esporte Espetacular”, da Globo, num trabalho de André Gallindo, vai mostrar por que o esporte que distribui mais medalhas na Olimpíada, o atletismo, possui grandes chances de não ter um representante brasileiro no pódio.

O programa ouviu técnicos, dirigentes e atletas para tentar entender esse triste cenário.

Foi bem
A semana de 13 a 19 de junho foi a de maior audiência da história do Investigação Discovery no Brasil considerando o target mulheres de 25 a 54 anos.

O recorde de audiência deve-se especialmente aos resultados do domingo, dia 19, quando exibiu os episódios de “Morrendo de amor”, “Falsidade.com” e “Casadas e Armadas”.

Um choque
A morte de todos os ocupantes do helicóptero na Serra do Japi, entre Cajamar e Jundiaí, na manhã de domingo, chocou o meio publicitário e os bastidores da televisão em São Paulo.

Além da comandante Jovilde Calisctil, todos os demais ocupantes eram figuras bastante conhecidas.

Sandra Garcia foi escolhida para apresentar o "Nívea Viva Rock" - Divulgação - Divulgação
Sandra Garcia foi escolhida para apresentar o "Nívea Viva Rock". As gravações começaram no último domingo, para exibição no sábado, às 18h15
Imagem: Divulgação
 Um desastre
O helicóptero, modelo Bell 40, considerado um dos mais modernos e seguros, passou por todas as revisões.

Os seus ocupantes, convidados pelo empresário Wagner Oliveira, estavam viajando para jogar tênis na cidade de Americana.

Começou de novo
Um diretor de externas e dois coordenadores de produção foram tirados do “Domingo Show”, do Geraldo Luís, para trabalhar no “Domingo Legal” do SBT. Todos ganhando o triplo.

O que existe de informação na Record é que o próprio Silvio Santos foi quem autorizou o programa do Celso Portioli a agir desta forma.

Turbinado

A quarta temporada do “Hell’s Kitchen – Cozinha sob pressão”, apresentado pelo chef Carlos Bertolazzi nos sábados do SBT, terá um maior número de episódios e participantes a fim de ser encerrada em dezembro, antes do Natal.

O trabalho de pré-produção já começou e a estreia acontecerá em setembro.  

Vem aí
No próximo dia 18, às 18h30, começa a nova temporada do programa “Lugar Incomum”, de Didi Wagner, no Multishow. Serão oito episódios tendo regiões da França como destaque. 

Neste 2016, a Didi está comemorando 10 anos de Globosat. 

Aviso importante
O Whatsapp baniu neste fim de semana o envio de notícias dos telefones do UOL para mais de 240 mil pessoas. O envio da coluna, que começaria nos últimos dias, foi um dos serviços afetados.

Bate – Rebate

• A rede Cinemark do Shopping Eldorado, em São Paulo, recebeu sábado uma pré-estreia do filme “Carrossel 2 – O sumiço de Maria Joaquina”...
• ... Todas as 9 salas ficaram lotadas, comprovando o sucesso de toda meninada...
• ... O filme entra em cartaz dia 7.
• Oscar Filho e Paulo Miklos, os vilões atrapalhados de “Carrossel 2”, poderão estrelar uma produção derivada deste filme, fazendo os mesmos tipos.
• Estreia sábado, no Teatro Maria Della Costa, a comédia “O Amante do meu Marido”, texto do Carvalinho, com direção de Miriam Lins...
• ... No elenco Aldine Muller, Mateus Carrieri, Adelita Del Sent e Márcio de Lucca.
• Luiz Barreto, ex-TAM, à frente do SBT Interior, junto com sua equipe tem realizado um trabalho que visa mostrar ao mercado a importância das emissoras da rede...
• ... Resultados que já são observados mais intensamente nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

C´est fini

"Haja Coração", de Daniel Ortiz, fechou seu primeiro mês com média de 26 pontos e 39% de participação na Grande São Paulo.  Já no Rio, 30 com 45% de share.

Significa que a novela conquistou a maior média parcial no horário desde 2012("Cheias de Charme" deu 29 pontos em SP e 32 no RJ), sempre com a ressalva de que as outras estrearam numa segunda-feira. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco