Topo

Coluna

Flávio Ricco


Questão de sobrevivência: TV paga precisa se reinventar

No Brasil e lá fora, pouco é feito para atrair o público para TV paga - Getty Images
No Brasil e lá fora, pouco é feito para atrair o público para TV paga Imagem: Getty Images

Colunista do UOL*

22/07/2016 07h01

A TV paga, aqui e em outros tantos lugares, tem contra ela a enorme desproporcionalidade entre o que existe de bom e o que há de ruim ou muito ruim na sua tamanha quantidade de ofertas.

A disparidade entre o que se apresenta com algum conteúdo e aquilo que só existe para cumprir tabela chegou num ponto tão desproporcional, que só tem levado as pessoas, cada vez em maior número, a se fixar nos velhos endereços de sempre.

Se, de um lado, devemos destacar os investimentos feitos em quase todos os canais de notícias, esporte, infantis, de um ou outro no entretenimento, verificamos que os demais se sustentam do mesmo de sempre. Nada é feito para atrair a atenção de ninguém.

Não por acaso a preferência pela televisão aberta, mesmo com todos os problemas de algumas emissoras, a cada dia acaba sendo maior como comprovam as recentes pesquisas.

A TV paga, aqui e lá fora, mais do que tudo, precisa se reinventar. Começar de novo. 

Porchat na primeira chamada de seu programa na Record - Reprodução /Rede Record - Reprodução /Rede Record
Porchat na primeira chamada de seu programa na Record
Imagem: Reprodução /Rede Record
Estreia fixada
O “Programa do Porchat”, na Record, em reunião realizada nesta quinta-feira, teve a sua estreia definida para o dia 24 de agosto.

Vai cair numa quarta-feira e ele irá ao ar logo após o Gugu.

Tem explicação?
Não raramente, nas transmissões do futebol, se verifica que alguns jogadores, mesmo com camisas de manga curta, jogam de luvas. Agora já existem até das cores da equipe.

Quer dizer que o frio só pega na mão?

Vai entender também
Joana Fomm usou as redes sociais para pedir, dizendo que precisava trabalhar como atriz ou jornalista. Muito esquisito isso.

Como aqui já foi escrito, a Joana está há mais de três meses escalada para fazer a nova “Malhação”. Naquilo que diz respeito à Globo, está tudo certo. 

Fim de férias
Patrícia Abravanel, de volta da Europa, depois de um período de férias com a família, retoma as gravações do “Máquina da Fama” no SBT.

Estúdio reservado para hoje e amanhã.

Programa de espera
À moda da casa, assim como já acontece com o MasterChef”, a Band está preparando um esquenta para anteceder as exibições do “X Factor”.

Maurício Meirelles será o apresentador.

Um craque
Na série de matérias da Olimpíada, conduzida pelo preciso Pedro Bassan no “Jornal Nacional”, é impossível não destacar a qualidade das imagens apresentadas.

Como sempre, um trabalho de cinema, da mais alta categoria, do cinegrafista Ari Junior. Não por acaso ele é considerado um fora de série.

Mais que merecido
Houve um aprimoramento tão grande no trabalho de profissionais como o Ari Junior, que não existiu merecimento maior do que considerá-los repórteres cinematográficos.

A imagem feita por eles, em inúmeras ocasiões, se expressam melhor que as palavras. A televisão brasileira, no todo e quanto a este aspecto, tem um time de craques.

Doidera
Em todos os setores da Globo está havendo grande preocupação com o movimento no Rio, que promete ser muito grande, durante o período da Olimpíada.

Os caminhos que levam ao Projac são praticamente os mesmos do Parque Olímpico.

Não por acaso
Várias produções, antevendo essas dificuldades, já de algum tempo aceleraram as gravações dos seus programas.

Mesmo as novelas, nos seus diversos núcleos, irão obedecer roteiros de trabalho bem diferentes do usual. 

Júlio Fischer, Walther Negrão e Suzana Pires, responsáveis por "Sol Nascente" - Divulgação - Divulgação
Júlio Fischer, Walther Negrão e Suzana Pires, responsáveis por "Sol Nascente", novela que vai substituir "Êta Mundo Bom!" a partir de 29 de agosto
Imagem: Divulgação

  
Está fora

Fani Pacheco, ex-BBB, não integra mais o quadro de contratados da Rede TV!.

Chamada para fazer o “Encrenca”, ela foi transformada em repórter do “Fama”, sem grande aproveitamento. A sua saída foi decidida no começo de semana.

Ação do bem
A Associação Cruz Verde é uma instituição que existe há mais de 50 anos e trata de pacientes com paralisia cerebral grave. Tem mais de 200 pacientes internados no seu hospital.

Organizado por Beetto Saad, o show do Fábio Junior, com apresentação do Tom Cavalcante, dia 10, no Tom Brasil, terá toda a sua renda destinada à Cruz Verde. Os artistas irão doar integralmente os seus cachês.

GfK aprovada
A GfK acaba de ser credenciada pelo CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão, entidade criada para assegurar práticas comerciais entre anunciantes, agências e veículos de comunicação.

Com este certificado, a empresa passa a estar apta para operar no mercado com o aval do órgão regulador.

Bate – Rebate

• E como na Globo a ordem é acelerar o passo por causa da Olimpíada, a nova temporada de “Malhação” entrou em gravações...
• ... É uma estreia que só acontecerá dia 22 de agosto.
• Toda a equipe da Bandeirantes, que irá trabalhar na cobertura dos Jogos Olímpicos, será reunida no dia 4, no Rio...
• ... A maior parte dos seus componentes ficará hospedada em um apart hotel na Barra.
• A GfK continua realizando pesquisas e passando os resultados para as suas emissoras parceiras...
• ... Só a divulgação é que ainda não está sendo feita.
• Na quarta-feira a Globo vai realizar a coletiva de imprensa do “Adnight”, novo programa do Marcelo Adnet.
• Depois de uma edição gravada, Gugu Liberato volta a fazer seu programa ao vivo, quarta-feira, na Record.
• A exemplo das novelas da Globo, “Escrava Mãe” e “A Terra Prometida” também terão duração reduzida na Record durante os Jogos Olímpicos.

C'est fini
Apesar de estar em sua última temporada na Globo, o “Programa do Jô” não conseguiu escapar do efeito Jogos Olímpicos.

Durante duas semanas, em agosto, Jô Soares ficará fora do ar na emissora, a exemplo de outros tantos produtos da casa, como “Malhação”, “Vídeo Show”, “Altas Horas”, “Zorra”...

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco