Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Escolinha do Professor Raimundo" vai repetir alunos em nova temporada

Elenco da "Escolinha do Professor Raimundo" - Anderson Borde/AgNews
Elenco da "Escolinha do Professor Raimundo" Imagem: Anderson Borde/AgNews

Colunista do UOL*

31/07/2016 07h01

O projeto de dar uma turbinada no elenco da segunda temporada da “Escolinha do Professor Raimundo” já caiu por terra.

Não vai rolar e por várias razões, sendo a principal delas o fato de Globo e Viva estarem bem satisfeitos com os 20 personagens que participaram da primeira edição e que voltarão ao programa na próxima.

Entende-se que os melhores e mais marcantes já estão lá. Havia, sim, o desejo de incluir 2 ou 3 tipos, igualmente memoráveis, porém, segundo consta, não foram liberados pelos atores que detêm seus direitos. Mas que também não farão falta nenhuma, de acordo com avaliação interna, porque a “Escolinha” funcionou muito bem sem eles e a audiência não deixa mentir.

Um outro fator importante para esta decisão é a questão do espaço. Na antiga “Escolinha”, quando em sistema de exibição diária, era possível incluir, por episódio, solo de 6 a 8 personagens, por exemplo. Se personagem X não entrava no programa de quarta, acabava aparecendo no de quinta e assim por diante. Ou seja, tinha um certo rodízio. Na nova “Escolinha”, não é assim. Todos os personagens têm solo em todos os episódios.

Sem tamanho

Abrir espaço para novos atores na “Escolinha do Professor Raimundo” também poderia render uma saia justa.

Há quem garanta que muitos não concordariam em ter sua participação diminuída. Vaidade, de vez em quando, é negócio que bate na lua. Melhor deixar como está.

O time

Data hoje, o elenco escalado para a próxima homenagem seguirá com Ângelo Antônio, Betty Gofman, Dani Calabresa, Ellen Rocche, Evandro Mesquita, Fabiana Karla, Fernanda de Freitas, Fernanda Souza, Kiko Mascarenhas, Lucio Mauro Filho, Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Marco Ricca, Marcos Caruso, Maria Clara Gueiros, Mateus Solano, Otaviano Costa, Otávio Müller e Rodrigo Sant'Anna.

Xerox?

Na MTV Brasil, há quem observe muitas semelhanças entre o programa “Adotada”, comandado pela modelo e produtora Maria Eugênia Suconic desde 2014 e já na sua terceira temporada, com o quadro “Parente por um dia”, feito por Sabrina Sato na Record.

Contra-ataque

Em um episódio de “Adotada”, Eugênia conviveu com uma família de circo. Sabrina, depois, fez o mesmo.

A coluna procurou a Record e ouviu que o “Parente” não é plágio. Explica ainda que o formato é baseado no “Saindo da rotina”, de 2011, com Dani Souza e Lizi Benites, exibido no extinto “Tudo é Possível” da Ana Hickmann. Então tá.

O comentarista Emanuel acompanhou Clayton Conservani em uma escalada ao Monte Olimpo, na Grécia, em reportagem deste domingo no “Esporte Espetacular”. - Divulgação - Divulgação
O comentarista Emanuel acompanhou Clayton Conservani em uma escalada ao Monte Olimpo, na Grécia, em reportagem deste domingo no "Esporte Espetacular"
Imagem: Divulgação

Organização - 1

É muito bom o ambiente nas gravações de “Era uma Vez uma História”, agora no Rio de Janeiro, após início em Portugal. Tudo bem organizado, desde a etapa de roteiro, dramatização, locações e escolha de figurantes, a série em 4 episódios terá os seus trabalhos encerrados na segunda quinzena de agosto.

Organização - 2

Neste programa, Dan Stulbach e a historiadora Lilia Schwarcz vão contar a história do Brasil, misturando ficção e documentário, partindo da chegada da Corte portuguesa ao país até a proclamação da República.

Direção de Diego Barredo e Mônica Monteiro, com exibição simultânea na Band e no Warner Chanel a partir de novembro. 

Triângulo

Na “Sol Nascente” que vem aí na faixa das 18h da Globo, Maria Joana fará a vilã Carolina.

É a personagem que ficará boa parte da novela tentando conquistar Mário (Bruno Gagliasso). A exemplo dele, ela também é apaixonada por motos.

Em Escrava Mãe - Edu Moraes/Rede Record - Edu Moraes/Rede Record
Em "Escrava Mãe", capítulo desta segunda-feira, Juliana (Gabriela Moreyra) é surpreendida por Miguel (Pedro Carvalho), que, mesmo após perder a memória, tenta se envolver com a escrava
Imagem: Edu Moraes/Rede Record

Fora dessa

Um nome certamente desejado por todas as emissoras que transmitirão os Jogos Olímpicos para a função de comentarista, o nadador Cesar Cielo, vai ficar fora dessa.

Ele não tem interesse, segundo informou sua assessoria na última quarta. Enquanto os Jogos estiverem acontecendo, ele vai “tocar” a vida.

A ausência de Cielo da briga das piscinas ainda é um duro golpe para todos. 

Campeão de audiência - 1

O Viva está em festa com a exibição da “Malhação-2004”. Também pudera: segundo dados do Kantar Ibope, é a temporada de maior audiência na emissora. O seriado, que estreou em outubro de 2015, é o terceiro programa mais assistido na TV por assinatura no seu horário de exibição, atrás somente de dois canais infantis.

Campeão de audiência - 2  

Ainda sobre esta “Malhação”, desde 20 de junho, o Viva passou a reapresentar o capítulo do dia anterior precedendo o inédito.

Na faixa de 12h30, o canal cresceu 62% em audiência, além de subir 6 posições no ranking da TV por assinatura, entrando no Top 4. O aumento é relevante também na faixa principal de “Malhação” (13h), que cresceu em mais de 30%. 

Cinema

Otávio Müller vai fazer um escritor fracassado e flamenguista doente, na tragicomédia “Artigo 167”, com roteiro de Marcos Pimenta e Frederico Klumb.

Mariana Lima também foi procurada e poderá aparecer no longa como mulher de Müller, em outro importante papel.   

As filmagens deverão começar neste fim de ano ou no primeiro semestre do próximo. Tudo vai depender do processo de captação.  
  
Bate – Rebate

• Substituta de Carlos Bertolazzi, Danielle Dahoui estreia dia 3 de setembro no comando do programa “Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão”, no SBT.
• Com Gugu, Xuxa e Fábio Porchat, é inegável que a Record está formando um time com nomes consagrados na sua programação.
• A elogiada obra da Globo no Parque Olímpico é um projeto do Departamento de Arte da emissora, com Alexandre Arrabal à frente.     
• Futuro da Adriane Galisteu no Fox Sports vai depender dos resultados do seu atual programa.
• Após “Contrato vitalício”, Thati Lopes negocia agora participação em um longa sobre o universo adolescente...
• ... Paralelo a isso, a atriz viaja com o espetáculo de humor "Era pra ser um stand up", ao lado do namorado Victor Lamoglia...
• ...E promove um brinquedo, fruto de parceria entre o Porta dos Fundos e a Estrela, que tem os atores do grupo como personagens.
• O Sportv vai movimentar 35 narradores e 110 comentaristas nos Jogos Olímpicos.
• Já reservada para um especial de fim de ano, Mel Maia, é um dos nomes mais disputados por diretores da Globo.
• “Belaventura”, substituta de “Escrava Mãe”, entrou na fase de orçamento.

C'est fini

No dia 27 de setembro, vai começar a temporada 2005 de “Malhação” no Viva.

A história conta as reviravoltas do triângulo amoroso entre Bernardo (Thiago Rodrigues), Betina (Fernanda Vasconcellos) e a vilã Jaque (Joana Balaguer).

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco