Topo

Coluna

Flávio Ricco


Olimpíada no Rio tem tudo para ser a nova campeã de audiência

Ingressos para os jogos da seleção masculina de vôlei são alguns dos mais disputados - FIVB/Divulgação
Ingressos para os jogos da seleção masculina de vôlei são alguns dos mais disputados Imagem: FIVB/Divulgação

Colunista do UOL*

02/08/2016 07h01

Muito natural que, a partir de agora, o Rio se transforme no grande centro das atenções. E será quase que instintiva, por parte da maioria das pessoas, a busca pelas emissoras diretamente envolvidas com a Olimpíada, pronta ou quase para o seu início.

É um evento que tem tudo para se transformar em grande campeão de audiência, dependendo um pouco da ajuda dos representantes brasileiros nas competições. Quanto melhor for o desempenho dos nossos atletas, maior será o interesse de telespectadores e torcedores. Uma lógica absoluta.

E sempre foi assim, não somente num esporte tão popular quanto o futebol, mas também em tantos outros, como vôlei, basquete, tênis, natação, boxe, judô, atletismo etc.

Embora não tenha nada com os Jogos Olímpicos, quem foi que disse, por exemplo, que o brasileiro não gosta de Fórmula 1? Adora. Os resultados de Emerson, Piquet e Ayrton até hoje estão aí para comprovar.

O que nos falta hoje, e só, é um representante competente nas pistas.

Cielo está em vias de acertar com o SporTV - Satiro Sodré/SSPress - Satiro Sodré/SSPress
Cielo está em vias de acertar com o SporTV
Imagem: Satiro Sodré/SSPress

Em off
Um passeio do Cesar Cielo na redação do SporTV, semana passada, em companhia do diretor Raul Costa Jr., deu todos os indicativos de um acerto com ele para a Olimpíada.

Para participar do programa “É Campeão”, ao lado de Nádia Comaneci, Carl Lewis e tantos outros.

Desfalque
A ESPN, se já não perdeu, está em vias de não contar mais com os trabalhos do Rodrigo Rodrigues. Isso porque insiste em não fazer contrato com ele. Quer continuar no cachê.

Uma pena. É um dos que se sai melhor em suas resenhas.

Acabou com isso
Ainda sobre a ESPN e o papo que existiu sobre a divisão do inglês, possibilidade aqui publicada, veio nesta segunda (1) a comunicação oficial:

Todos os 380 jogos da Premier League serão exclusivos e terão transmissão ao vivo na ESPN Brasil, ESPN, ESPN+ e Watch ESPN. E pronto.

Gabriel Cartolano, personagem misterioso do 'Fofocando', do SBT - Reprodução/Facebook Gabriel Cartolano - Reprodução/Facebook Gabriel Cartolano
Gabriel Cartolano, do "Fofocando"
Imagem: Reprodução/Facebook Gabriel Cartolano

Ao jeito dele
Silvio Santos fez tudo sozinho em relação ao “Fofocando”, que estreou na tarde desta segunda-feira (1). Pediu telefones e fez pessoalmente os contatos para a formação da equipe.

Do “TV Fama”, da Rede TV!, foi buscar um jovem e recém-formado, chamado Gabriel Cartolano. Prometeu ao menino estabilidade de um ano e ele foi que foi. Agora é ver no que vai dar.
 
Cartolano, além de produtor, faz a “misteriosa” figura que aparece na bancada do programa, ao lado de Mamma Bruschetta e Leão Lobo, com um saco de papel na cabeça.

Renata Dominguez entra em "Sol Nascente" - Divulgação - Divulgação
Renata Dominguez entra em "Sol Nascente"
Imagem: Divulgação

Volta às novelas 
Depois de vários trabalhos na Record e uma passagem recente por “Malhação”, Renata Dominguez gravou na sexta-feira a sua primeira participação em “Sol Nascente”, substituta de “Êta Mundo Bom!”.

Faz a Sirlene, uma mãe solteira, batalhadora, sempre na briga contra os perrengues da vida.

Tanta besteira
Nos meios sociais, algum gênio inventou e outros trataram de espalhar a notícia que no “AdNight”, do Marcelo Adnet, não iria permitir que seus participantes ou pessoas da plateia vestissem vermelho por ser a cor do PT.

Bobagem absoluta. Logo na estreia, Desirée, mulher do Galvão Bueno, vai aparecer num longo, por acaso, vermelho. E aí?

Esquema de temporada
A exemplo de outros títulos da Globo”, o “AdNight”, do Marcelo Adnet, também será um programa com início e fim estabelecidos. Não tem essa de substituir o Jô.

A sua primeira temporada irá de 25 de agosto a 1º de dezembro.   

Intervalo
Devidamente autorizada pela Record, Xuxa ficará afastada dos estúdios durante duas semanas e só retomará as gravações do seu programa depois dos Jogos Olímpicos.

As edições de gaveta permitem essa folga.

Ticiana Villas Boas, à frente do "Bake Off" - Divulgação - Divulgação
Ticiana Villas Boas, à frente do "Bake Off"
Imagem: Divulgação

Está na frente
Hoje, entre todos os realities culinários da TV, o “Bake Off”, do SBT, é o que vem se saindo melhor e superando todos os outros em audiência. Inclua-se por aí “MasterChef” e “Batalha dos Cozinheiros”.

No sábado, com 10 de média em SP, fechou novamente em segundo lugar.

Na estica
Em matéria de elegância, o pessoal do Fox Sports promete fazer boa figura em mais essa Olimpíada.

Os uniformes da sua equipe foram desenhados pelo estilista Alexandre Herchcovitch.

Bate – Rebate

•  A Globo, por determinação da sua engenharia, não vai misturar estação...
• ... A partir de agora, ficará com o Rio toda a responsabilidade da Olimpíada...
• ... E São Paulo continuará tocando a bola do campeonato brasileiro...
• A Band entregou uma brochura aos integrantes do departamento de esportes, com todas as principais informações da Olimpíada...
• ... Aliás, depois de certa demora em algumas providências, agora parece tudo pronto e organizado para o início da cobertura.
• O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, grava nesta terça-feira entrevista ao “Programa do Jô”, para ir ao ar ainda na noite de hoje. 
• Nathalia Falcão e Enrico Baruzzi serão os filhos de Maria Luísa Mendonça e Tony Ramos na série “Vade Retro”, já em gravações em São Paulo...
• ... Estreia na Globo em abril.
• Não aguento mais a Hortência ligando em casa, querendo me vender remédio...
• ... E pensa que para por aí? Já teve o Moacyr Franco e o próximo deve ser o Erasmo Carlos.

C´est fini
É de se destacar a boa organização da Fox. Construiu no tempo certo o seu novo centro de produção no Rio – hoje é a inauguração oficial. Cercou-se de profissionais competentes e elaborou uma programação das mais interessantes para os Jogos Olímpicos.

Eduardo Zebini, em todos os momentos, colocou-se à frente de tudo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco