Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record News vai manter o nome, mas deixará de ser emissora jornalística

Herodoto Barbeiro no "Jornal da Record News" - Reprodução/Record News
Herodoto Barbeiro no "Jornal da Record News" Imagem: Reprodução/Record News

Colunista do UOL*

15/08/2016 07h01

A Record News, como nome, não deixará de existir e nem mesmo voltará a ser Rede Mulher, como foi no passado, mas o projeto inicial de uma emissora essencialmente jornalística, anunciado em seu começo e desfigurado no decorrer dos últimos anos, será arquivado de vez ao longo dos próximos meses.

A pretensão de concorrer com GloboNews e mesmo BandNews, declarada com pompa e circunstância em festividade que reuniu até Presidente da República, rapidamente se perdeu pelo caminho. Como produto fixo de grade, apenas o bom jornal do Heródoto Barbeiro foi mantido até agora.

O desenho da nova programação, com possibilidades de lançamento imediatamente após a Olimpíada, ainda não é anunciado e não existe ninguém autorizado a falar sobre ele.

Sabe-se, no entanto, que a proposta de agora é abrir o leque e transformar a Record News numa TV como outra qualquer, desimpedida para receber toda variedade de programas de uma emissora comum. Inclusive, ou muito especialmente, os religiosos.

Cuidado com isso

A informalidade no jornalismo da Globo pode e deve existir, mas sem apelar para o teatrinho, como aconteceu no “Bom Dia São Paulo” de sexta-feira.
A “distração” do repórter de Campinas, porque estava tomando cafezinho, passou como cena ensaiada. E muito mal-ensaiada.

Destaque

O “É Campeão”, criado pelo SporTV para esta Olimpíada, é um desses programas que entra para a história da televisão brasileira.

Diariamente, quatro feras do esporte mundial, na altura de Nadia Comaneci e Mark Spitz são ali reunidos. Verdadeiras lendas olímpicas.

E outra...

A ancoragem de um programa dessa natureza, como é o “É Campeão”, não é para qualquer um.

Ressalte-se aí a boa presença de André Rizek, absolutamente perfeito na sua condução, sabendo distribuir o jogo com a melhor habilidade.

Está feia a coisa

Existe um “racha” dos mais delicados entre funcionários e até membros da alta cúpula da Record com o diretor Marcelo Cardoso.

Pessoa ligada à família de Edir Macedo, ele foi incumbido de cortar gastos desnecessários. Entre o que entendeu como “gastos desnecessários”, até a ambulância entrou no meio.

Janela – 1

Para atender convenientemente as partes envolvidas, foi montado todo um esquema para a apresentação do “X Factor”.

Na Band o programa será exibidos às segundas e quartas-feiras, às 22h30.

Janela – 2

No TNT, as mesmas edições serão levadas ao ar sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 20h30, com reapresentações às quartas e sextas, na faixa das 13 horas.

Ainda no TNT, aos domingos, duas da tarde, entrará um compacto com os melhores momentos da semana.

Do fundo do baú

Com novas “cabeças” gravadas por Sérgio Chapelin, o Viva vai exibir entre 22 e 25 de agosto o “Festival Globo Repórter”, voltado para edições que destacaram a música brasileira dos anos 1980 e suas variações. A série terá início com um especial sobre Luiz Gonzaga.

Sérgio Chapelin - Alex Carvalho/Divulgação - Alex Carvalho/Divulgação
Sérgio Chapelin apresenta o programa Festival Globo Repórter no canal Viva
Imagem: Alex Carvalho/Divulgação


Resultado de tudo

Até com certa frequência a Globo tem marcado médias acima dos 30 pontos na transmissão dos Jogos Olímpicos contra 3 ou 4 das concorrentes.
A enorme diferença explica exatamente a qualidade do serviço apresentado. E a dúvida é a mesma de sempre: a Globo que está muito bem ou as outras é que são ruins?

Ticiana Villas Boas - Gabriel Gabe/Divulgação - Gabriel Gabe/Divulgação
Ticiana Villas Boas: À frente do "Bake Off Brasil - Mão na Massa"
Imagem: Gabriel Gabe/Divulgação

Vai pra terceira

A atual edição do “Bake Off Brasil - Mão na Massa”, exibido nos sábados do SBT, terá o seu último episódio no ar no próximo dia 27. Encerrado o programa, Ticiana Villas Boas viajará para Nova York para fazer um curso de confeitaria e reforçar o inglês.

O SBT, satisfeito com os resultados, já confirma a terceira temporada de “Bake Off”.

Levantamento

Durante a transmissão de Brasil e Dinamarca, na quarta-feira passada, as menções sobre a Olimpíada geraram quase 35 milhões de impressões no Twitter.

Porém, naquela mesma noite, o vôlei foi o esporte que ganhou maior destaque na rede, no jogo da nossa seleção feminina contra o Japão. Segundo o Ibope, ele ocupou 22,4% das conversas contra 15% do futebol.

Cauã produtor

Após a série “Justiça”, Cauã Reymond vai se dedicar ao longa-metragem “‘Pedro”, uma produção dele em parceria com Mario Canivello e a diretora Laís Bodanzky.
O ator vai praticamente emendar um trabalho no outro.

Bate - Rebate

•       Luize Altenhofen, sempre acompanhada do seu chimarrão, ganhou a simpatia da redação do SBT...
•        ... O compromisso dela com a casa vai até o final da Olimpíada.
•       Ainda a propósito de Olimpíada é curioso como determinadas expressões são esmerilhadas pelos nossos narradores...
•       ... São poucos os que escapam do “não saia daí”, “vale a sua torcida”, “fulano é Brasil” e superação, entre outras.
•       A coluna sempre antecipou que a Olimpíada provocaria modificações significativas na exibição das novelas...
•       ... “Haja Coração”, da Globo, na semana passada, quase todos os dias teve edições com diferentes tamanhos...
•       ... O que era final de capítulo virou começo ou meio, e onde seria intervalo, muitas vezes foi encerramento....
•       ... A novela, em função disso, tem durações oscilando entre 25 e 40 minutos...
•       ... Ainda assim há o reconhecimento que os Jogos Olímpicos continuam turbinando todos os horários.
•       As gravações da versão internacional da série “SuperMax”, que reúne no elenco Laura Neiva e Felipe Flaitt Hintize, foram concluídas no deserto de sal Salinas Grandes, na Argentina.

C'est fini

Está chamando muito a atenção o trabalho de Laura Cardoso nas gravações de “Sol Nascente”, substituta de “Êta Mundo Bom!”. Já ganhou o elenco.

Ela faz Sinhá, uma vilã bem debochada, que, ao lado do neto César, papel de Rafael Cardoso, irá infernizar a vida do casal protagonista Bruno Gagliasso e Giovanna Antonelli. Dá Laura não dava para esperar menos que isso.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco