Topo

Coluna

Flávio Ricco


Um grande país se forma nos campos esportivos

Renaud Lavillenie chora durante a cerimônia do pódio do salto com vara - Sergio Moraes/Reuters
Renaud Lavillenie chora durante a cerimônia do pódio do salto com vara Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Colunista do UOL*

18/08/2016 07h01

Num mundo tão maluco como o nosso, o esporte da Olimpíada nos passa, em cada uma das suas competições, as melhores lições de vida.

Quem poderá esquecer tão cedo a corrida do netinho do José Roberto Guimarães indo ao encontro dele após a derrota para as chinesas no vôlei feminino?

Imagem que nos fez lembrar a foto do Reginaldo Manente, também de um menino, após a derrota do Brasil no Sarriá, Copa da Espanha, em 1982.

Tocante também as lágrimas, entre revolta e arrependimento, correndo no rosto do atleta francês do salto com vara, Renaud Lavillenie, ainda no pódio do Engenhão, levado com toda certeza pelo filme que passava na sua cabeça.

Assim como foi comovente a decepção das eternamente desprotegidas jogadoras do nosso futebol feminino, de chegar onde chegaram graças ao esforço e sacrifício de cada uma.

Ou ainda, entre tantas outras, a aula de espírito olímpico proporcionada pelas corredoras Nikki Hamblin, da Nova Zelândia, e Abbey D'Agostino, dos Estados Unidos, uma ajudando a outra se levantar em plena prova dos 5.000 metros feminino.

O esporte, como se vê e como a TV Cultura bem dizia lá atrás, é cultura. Um grande país se forja mesmo nos campos esportivos.

Página virada

Nada como um dia após o outro. Diminuíram – e muito – os ataques na web ao pessoal de vídeo do “X Factor”.

Antes, cada diferente postagem deles recebia um festival de críticas e xingamentos, ainda por causa daquela malfadada primeira audição. Hoje, isso praticamente zerou. Prevaleceu, portanto, o bom senso. 

Indefinido

A produtora Floresta não jogou a toalha em relação ao “Tudo Pela Audiência”, exibido no Multishow, apesar deste acerto do Fábio Porchat com a Record.

A ideia de uma próxima temporada não foi totalmente descartada.

E outra...

O fato do Multishow ser um canal da Globosat e Porchat, hoje, ser um contratado da Record não é visto como impedimento.

Já existiram antecedentes na mesma situação e isto nunca se constituiu em problema.

Novo comando

Barbara Paz entrevista o marido, Hector Babenco, no programa "A Arte do Encontro", do Canal Brasil - Carolina Vianna/Divulgação - Carolina Vianna/Divulgação
Barbara Paz e Hector Babenco no programa "A Arte do Encontro", do Canal Brasil
Imagem: Carolina Vianna/Divulgação

O programa “A Arte do Encontro”, comandado por Tony Ramos no Canal Brasil, passará a ter Bárbara Paz como apresentadora a partir de 26 de outubro.

E detalhe: Bárbara tem uma entrevista gravada com Hector Babenco, morto em julho, que foi marido dela. 

Silêncio em cima

Nos interiores da Band, como ordem, ninguém está autorizado a falar em Copa do Mundo de 2018.

A sua transmissão ainda não foi acertada. E tudo indica que dificilmente será.

Próxima do acerto

Se tudo correr nos conformes, Rosana Jatobá irá estrear muito em breve um quadro de sustentabilidade no “Sem Rodeios”, da Rede TV!.

O piloto foi aprovado. Só resta agora resolver uma questão comercial.

Filminho de sempre

A campanha política começou repetindo o mesmo ritual das eleições do passado.

Os candidatos já estão comendo pastel, tomando cafezinho e beijando criancinha. Pior é que tem quem ainda se deixe enganar.

Muito mal

Se depender dos atuais resultados, dificilmente a Record irá repetir a dose ou investir numa próxima “Batalha dos Cozinheiros”.

Na terça-feira, o programa registrou com 4,2 a sua pior marca. Perdeu feio de Globo, SBT e Band pela ordem.

Genialidade

Resta descobrir quem foi o gênio da Record que deu a cara para bater ao colocar o “Batalha” em confronto direto com o embalado “MasterChef” da Band.

Estava na cara que não ia dar certo, como não deu.

A original

Cristina Pereira, com Tatá Werneck e Grace Gianoukas, começa a gravar nesta quinta-feira participação especial em "Haja Coração" - Divulgação - Divulgação
Cristina Pereira, com Grace Gianoukas e Tatá Werneck, começa a gravar nesta quinta-feira participação especial em "Haja Coração"
Imagem: Divulgação

Fabiana de fora

Fabiana Karla, em decisão tomada e sacramentada, também está fora do “Zorra” e nem participará mais das próximas gravações do programa.

A explicação é a mesma de sempre, o desejo dela de se dedicar a outros projetos, dentre eles novelas e séries, na própria Globo. Antes dela, Mariana Santos também anunciou sua saída, mas só para o final do ano.

Bate – Rebate

• Na próxima terça, o “Persona em Foco” vai homenagear Dercy Gonçalves...
• ... Edição especial, com depoimentos do Fausto Silva, Boni, Marco Nanini, Norma Blum, Fúlvio Stefanini, Sábato Magaldi, Maria de Magdala e Homero Kossac.
• Romero Jucá será o entrevistado da Mariana Godoy no seu programa desta sexta na Rede TV!.
• O SBT mudou a data da festa do seu aniversário, marcada inicialmente para esta sexta-feira, dia 19...
• ... De acordo com a emissora, foi feita uma consulta aos meteorologistas e resolveram mudar para 1º de setembro...
• ... Resta descobrir que tipo de tempo é esperado para essa comemoração...
• ... Todas as previsões para amanhã indicam um dia de sol, com algumas nuvens, máxima de 30 e mínima de 19 em São Paulo...
• ... A possibilidade de chuva é de 20%.
• O minuto em que ocorreu a final dos 100m masculinos, vencida por Usain Bolt, na noite de domingo, foi o de maior audiência da TV paga desde o início dos Jogos Olímpicos...
• ... Naquele momento, quase 2 milhões de pessoas viram a prova pelo SporTV.

C´est fini

Os resultados de audiência da Olimpíada têm revelado a importância do esporte na grade das emissoras brasileiras, o quanto ele interessa aos telespectadores e ao mercado anunciante de forma geral.

Causa até certo espanto como algumas emissoras podem ignorá-lo na maior parte do tempo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco