Topo

Coluna

Flávio Ricco


O público está aberto para receber TV de boa qualidade

Com 16 canais e programas como "É Campeão" (foto), SporTV se destacou na cobertura da Olimpíada  - Reprodução/SporTV
Com 16 canais e programas como "É Campeão" (foto), SporTV se destacou na cobertura da Olimpíada Imagem: Reprodução/SporTV

24/09/2016 07h01

A profecia da desgraça, uma vez mais, se deu mal, com os seus prognósticos sobre Olimpíada e Paraolimpíada no Rio. Tudo correu na mais perfeita ordem e a ressaca dos Jogos já se faz sentir, especialmente na televisão que soube se aproveitar muito bem dela.

Importante destacar que todas as emissoras envolvidas se preocuparam, além da transmissão direta dos Jogos, em oferecer um trabalho jornalístico à altura. Nada passou despercebido.

Se aqui só perdemos para Londres em quantidade de público nas diversas arenas, as audiências conquistadas também foram das mais interessantes, a ponto de o SporTV sair no lucro com seu trabalho distribuído em 16 canais.

Telespectador para o que é bom, comprova-se mais uma vez, existe e os Jogos Olímpicos deixam para a TV, como outra grande lição, exatamente isso: sempre haverá público para o produto de qualidade.

É só se preocupar em oferecer.

Aposta no escuro
As emissoras de televisão, de uma maneira geral, precisam trabalhar mais em cima de pesquisas e procurar atender o que o seu telespectador espera delas.

Mais do que nunca, o momento atual exige isso, porque é inadmissível insistir em queimar dinheiro com formatos de fora que não tenham identidade com o público daqui. Basta verificar quantos já quebraram e continuam quebrando a cara.

Está com força
Se depender de chamadas na programação, o sucesso do “Tamanho Família”, na Globo, está assegurado.

Já na terça-feira começam a ser anunciadas as atrações do domingo. Está bem tratado. Que o tratamento oferecido a ele se estenda aos demais.

Já tem data
O reality “Fábrica de Casamentos”, projeto da Formata para o SBT, com apresentação de Chris Flores e Carlos Bertolazzi teve sua estreia fixada para janeiro e exibições aos sábados.

As gravações terão início agora em outubro.

Altas Horas
Neste sábado, logo depois do "Zorra", na Globo, tem o "Altas Horas", com Serginho Groisman apresentando Laura Muller e Marco Luque.

Malu Mader, Serginho Groisman e Marina Ruy Barbosa no "Altas Horas" - Divulgação - Divulgação
Malu Mader, Serginho Groisman e Marina Ruy Barbosa
Imagem: Divulgação
E ainda as participações de Marina Ruy Barbosa, Malu Mader, Titãs e uma entrevista com Amanda Nunes, campeã mundial do peso pena do UFC.

Ganhou espaço
“Velho Chico” foi uma novela que conviveu com as mais diferentes dificuldades, muitas vezes levando sua equipe ao sacrifício, como gravar nesta última semana, depois do dramático desaparecimento do Domingos Montagner.

Mas também entre tudo que aconteceu de positivo, destaque-se o talento de Bruno Luperi. Neto do Benedito, filho da Edmara, ele já é uma realidade como autor na Globo.

Carlos Alberto de Nóbrega recebe microfone de ouro das mãos de Raul Gil - Divulgação - Divulgação
Carlos Alberto de Nóbrega recebe microfone de ouro das mãos de Raul Gil
Imagem: Divulgação
Microfone de ouro
Em uma homenagem pelo conjunto da obra, Carlos Alberto de Nóbrega será presenteado pelo Raul Gil com um microfone de ouro no seu programa deste sábado no SBT.

No meio de tudo, como grande novidade, ele canta em dupla com Marcelo, seu filho, a música “Bota mais Perfume”.

Angélica e João Baldasserini nos bastidores do "Estrelas"  - Deborah Montenegro/Divulgação/TV Globo - Deborah Montenegro/Divulgação/TV Globo
Angélica e João Baldasserini nos bastidores do "Estrelas" que a Globo exibe neste sábado. O ator participou do quadro "Sabores"
Imagem: Deborah Montenegro/Divulgação/TV Globo
Próximo trabalho
Nesta sexta-feira, em “Justiça”, Adriana Esteves colocou ponto final em outra grande atuação. O seu desempenho foi um dos destaques da série.

Como próximo trabalho, já se sabe que ela voltará a repetir a parceria com o diretor José Luiz Villamarim na novela “Jogo da Memória”, da Lícia Manzo, faixa das 23h.

Farmácia 
Chama a atenção como as manhãs de várias TVs se transformaram num grande balcão de venda de remédios. Tem de tudo.

De unha encravada a tique-tique nervoso. É só se servir.

Hipocrisia
Em tempos de propaganda eleitoral, especialmente no rádio, é digno de ganhar um prêmio quem consegue ouvir o anúncio das tantas coligações.

Nem carro de Fórmula 1 chega a tamanha velocidade. Que mal pergunte: se falam para ninguém entender, por que a obrigação de falar?

Só no ano que vem
Carolina Dieckmann, que agora mora com a família nos Estados Unidos, foi liberada da Globo até janeiro.

E como ela tem o desejo de ficar lá mais tempo, é bem provável que na sua volta ela faça trabalhos mais curtos.

Consulta
Xuxa, às vezes pessoalmente, e em outras ocasiões por meio de seus assessores diretos, tem realizado contatos para encontrar um profissional do mercado para tocar sua carreira daqui em diante.

É um assunto que ela pretende resolver o mais rápido possível. Aliás, a sua visita ao Marcos Quintela, presidente da Young, teve tudo a ver com isso.

Fernanda Paes Lema comanda o "Desengaveta" no GNT - Tricia Vieira/Divulgação - Tricia Vieira/Divulgação
Fernanda Paes Lema comanda o "Desengaveta" no GNT
Imagem: Tricia Vieira/Divulgação
Desengaveta
Na próxima segunda, às 21h, Fernanda Paes Leme estreia o “Desengaveta”, novo programa de moda do GNT. Nos episódios, ela tem a missão de desengavetar tudo que está sobrando no closet das celebridades.

As peças serão vendidas, e todo dinheiro arrecadado será revertido para a área de ações voluntárias do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Sophia Abrahão está no primeiro programa.

Bate – Rebate
• O olhar feminino nas transmissões do canal Combate dobrou nos últimos 10 anos e hoje representa cerca de 35% da sua audiência...
• ... A expectativa é que esse número cresça ainda mais neste sábado, no UFC Brasília, que terá a brasileira Cris Cyborg como estrela principal do evento...
• ... A Globo, na aberta, também vai fazer essa transmissão, após o “Altas Horas”, do Serginho Groisman.
• Em vários momentos de “Supermax”, a Globo está se utilizando do serviço de dublês...
• ... Existe uma ordem para não usar atores em trabalhos mais complicados e que possam colocar em risco suas integridades.
• Lee Taylor, o Martim de “Velho Chico”, é sério candidato a engatar novos trabalhos na Globo...
• ... É mais um que termina a novela por cima. Avaliação das melhores.
• A Record vem a público para esclarecer que não foi e não está sendo cogitada a substituição do Paulo Henrique Amorim na apresentação do “Domingo Espetacular”...
• ... Vez por outra surgem notícias a respeito, mas a emissora assegura que este assunto nunca foi discutido...
• ... Ué, mas alguém disse alguma coisa?

C´est fini
Três meses depois do acidente que matou 17 estudantes em Mogi das Cruzes, a reportagem especial deste domingo no “Fantástico” investiga o estado dos ônibus que transportam universitários no Brasil.
O programa vai mostrar a situação de risco e o drama de alunos que rodam até 200 km por dia em ônibus sucateados e estradas em péssimas condições. Foram encontrados veículos com assentos soltos, velocímetro quebrado, com pedaços de madeira escorando a porta, e até sem cinto de segurança.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco