Topo

Coluna

Flávio Ricco


Na regra do futebol, "parada técnica" não existe

Parada para hidratação ocorre nos dias de muito calor - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Parada para hidratação ocorre nos dias de muito calor Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Colunista do UOL*

29/09/2016 07h01

É curioso como em algumas atividades o uso frequente de determinadas colocações, mesmo erradas, acabam se espalhando e virando quase uma regra para os que se utilizam delas.

Uma, como exemplo, que não faz dólar disparar e nem alterar o batimento cardíaco de ninguém, é ouvir boa maioria dos narradores esportivos se referir à paralisação de um jogo de futebol como “parada técnica”. Isso não existe na regra.

Se ela acontece apenas em jogos das 11h ou mesmo à tarde, como bom senso em dias de muito calor, é uma parada para hidratação.

Fosse técnica, ela teria que acontecer em todas as partidas, independentemente das condições meteorológicas, chuva, frio, calor, neve e outras do gênero.

O fato de a bola parar e o treinador conversar com os jogadores é outra história.

Parada técnica existe, sim, mas em esportes como vôlei e basquete. Futebol não. Ou ainda não.

Plano B
A Record pretende usar Geraldo Luís, com contrato renovado, como apresentador de um novo programa diário, às 22h30, para fazer frente ao Ratinho no SBT e alavancar a audiência do Fábio Porchat.

Prevalecendo este plano, Xuxa e Gugu serão transferidos para os finais de semana, ela nas tardes de sábado e ele, volta aos domingos.

Novas funções
Depois de passagens pela Rede TV! e NBC, já a partir da próxima semana o jornalista Américo Martins será o executivo responsável pelas parcerias globais da NBC.

Os trabalhos com todos os mercados e países, para realização de séries e documentários, passam a acontecer sob a sua coordenação editorial.

A atriz Fernanda Nizzato - Divulgação - Divulgação
A atriz Fernanda Nizzato
Imagem: Divulgação
Próxima atração
Fernanda Nizzato, depois de uma boa participação em “Os Dez Mandamentos”, será a novidade de “A Terra Prometida”, na Record, em seus próximos capítulos.

Tileia, uma artesã de personalidade forte, é a personagem.

Tem mais
A Record acaba de acertar mais uma série de nomes para o elenco de “O Rico e Lázaro”, sua próxima bíblica

São eles: Gabriel Gracindo, Mariza Marchetti, Graziela Schmitt, Robertha Portela, Denise Del Vecchio, Raphael Montagner, André Luiz Miranda, Saulo Meneghetti, Saulo Rodrigues, Gabriela Moreyra, Cássio Scapin e Jorge Pontual.

Trabalho de quem sabe
Todo aquele que assistiu à estreia de “Nada Será como Antes”, com certeza se impressionou com o seu trabalho de direção.

Inclusive se valendo, em momentos importantes do capítulo, de vários planos-sequência. Bem cinema.

Tempo ampliado
Com a saída do “Na Geral” para a 105 FM, a partir de 1º de novembro, o “Bastidores do Poder” – apresentado por José Paulo de Andrade e Cláudio Humberto – vai ganhar mais 90 minutos de duração, sendo levado ao ar até as 20h, na Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90.9.

Inclusive passando a contar com novos colaboradores.

Juca Oliveira dá entrevista a Jô Soares - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Juca Oliveira dá entrevista a Jô Soares
Imagem: Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo

Juca no Jô
Jô Soares, neste seu ano de despedida, já tinha assegurado que pretendia entrevistar pessoas próximas a ele.

É bem o caso do Juca Oliveira no programa desta noite. São dois blocos dedicados às histórias de dois grandes amigos.

Confortável
Denise Saraceni, diretora de “A Lei do Amor” na Globo, já está com os 10 primeiros capítulos da novela totalmente editados e, até segunda-feira, dia da estreia, alcançará a marca de 12.

Uma posição bem confortável, em se tratando de uma produção das 21h, que permitirá a Denise dedicar atenção a todos os núcleos.

Abertura de "A Lei do Amor" terá voz de Ney Matogrosso  - Divulgação - Divulgação
Abertura de "A Lei do Amor" terá voz de Ney Matogrosso
Imagem: Divulgação
Tratamento final
A abertura da novela “A Lei do Amor”, com Ney Matogrosso cantando “O Trenzinho do Caipira”, ainda não está montada. Tanto que nem foi apresentada na festa de lançamento, terça-feira, em São Paulo.

Está em tratamento final.

Virou o jogo
É bom observar que Rafael Cortez conseguiu encontrar o ponto, em suas reportagens e participações como apresentador no “Vídeo Show”.

Está realizando um trabalho mais popular, híbrido, deixando de lado aquele humor ácido, que foi sua marca no extinto “CQC”.

Bate – Rebate

• Com a saída de Letícia Muhana dos canais Globosat, o Viva está sob os cuidados do gerente de marketing, Fernando Schiavo, e da gerente de produção e planejamento, Carla Rosas.
• Na noite desta quinta, depois de “Velho Chico, a Globo realiza os debates em vários municípios. Em SP, mediação de César Tralli; no Rio, Ana Paula Araújo.
• Sobre as eleições, Mariana Godoy, Amanda Klein e Reinaldo Azevedo serão os apresentadores de um programa especial, domingo à noite, com a repercussão dos resultados. 
• No SBT, serão abertos vários flashes durante a programação, para atualizar o domingo das eleições...
• ... Por volta da meia-noite, ficará a cargo do programa do Roberto Cabrini fazer um resumo do que aconteceu em todo o país.
• Já “Fantástico”, neste domingo, vai entrar no ar mais cedo, a partir das 20h, com o balanço dos resultados do primeiro turno em todo o país.
• Se vier a prevalecer unicamente a vontade do dono, Johnny Saad, tão cedo a Bandeirantes não voltará a fazer campeonatos de futebol no Brasil...
• ... Data hoje, ela já está fora dos regionais e do Brasileirão do ano que vem...
• ... Por enquanto, fala-se apenas em continuar com os jogos da Liga dos Campeões e no desejo de fazer a Copa do Mundo de 2018.
• Uma pena. Uma emissora tão identificada com o esporte, hoje está praticamente afastada das transmissões, tentando se sustentar apenas com programas.
• A resposta ao tratamento é tão boa, que Edson Celulari já tem papel escolhido em “À Flor da Pele”, novela da Glória Perez.

C'est fini
Luiz Fernando Carvalho deixou para a noite desta quinta-feira, a edição do capítulo final de “Velho Chico”. Está com todo material gravado.

Caberá a ele selecionar as cenas decisivas. O pensamento de todos é fazer do fechamento uma homenagem ao Domingos Montagner e Umberto Magnani, falecidos no decorrer da novela.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco