Topo

Coluna

Flávio Ricco


As primeiras vozes importantes contra a autoritária "A Voz do Brasil"

Colunista do UOL*

07/10/2016 07h01

Não se trata de campanha, porque essa não é uma prática da coluna. No entanto, apenas para ser coerente a verdadeira história e cronologia dos fatos, torna-se necessário voltar ao tema de “A Voz do Brasil”, aqui abordado na edição da segunda-feira (3).

É verdade que Jovem Pan, com Globo e CBN, já de algum tempo tem buscado uma melhor solução para o assunto, mas alertado pelo Marcelo Parada do SBT, hoje diretor de jornalismo, seria injusto o não reconhecimento a dois outros nomes também fundamentais contra a obrigatoriedade de transmitir o programa: João Lara Mesquita, então diretor-geral da Eldorado, e Neneto Camargo, da Alpha e 89FM.

Ambos sempre foram decisivos neste assunto, inclusive por meio de ações judiciais empreendidas no ano de 1994, com a assessoria jurídica do juiz aposentado Regis Fernandes de Oliveira. As emissoras que até hoje têm liberdade de transmitir a “Voz do Brasil” em outro horário, que não o das 7 da noite, estão respaldadas por uma decisão liminar obtida naquela oportunidade.

É uma luta que não deve parar. A “Voz do Brasil” é anacrônica e autoritária, e como bem diz o Parada não respeita o pilar básico de uma democracia: a liberdade de escolha.

Geraldo Luís renovou com a Record - Reprodução / TV Record - Reprodução / TV Record
Geraldo Luís renovou com a Record
Imagem: Reprodução / TV Record
Fato consumado
Agora, com o contrato renovado na Record por mais quatro anos, Geraldo Luís esteve, em duas ocasiões diferentes, próximo de acertar com o SBT.

A primeira, no momento em que foi afastado do programa dos domingos e, a outra, há pouco menos de duas semanas, quando a Record ainda não tinha proposto a renovação.

Muito na dele
É preciso deixar claro, no entanto, que em nenhum momento Geraldo Luís usou o SBT na sua renovação com a Record.

Esses detalhes só passaram a ser conhecidos só depois de ele haver assinado.

Por outro lado
Ainda no que se refere ao Geraldo Luís: o contrato dele com a Record foi renovado, mas para continuar apresentando o “Domingo Show”.

Haverá outra negociação e um adendo ao compromisso assinado, quando houver a decisão do programa diário.

Cantinho do pensamento
Gugu Liberato continuar na Record em 2017 ou sair no final deste ano é uma decisão que ainda não se tem, mesmo porque só uma reunião aconteceu – na quarta-feira – até agora. Se ficar, e isso por vontade da emissora, será apresentar seu programa novamente aos domingos.

Ao mesmo tempo, e sem que alguém tente jogar com isso ou em cima disso, começa a ganhar força o comentário sobre a sua volta para o SBT.

Meio campo
Sem que o Gugu tenha participação direta ou até conhecimento disso, existem pessoas trabalhando para um acerto dele com o SBT.

Muito mais do que promover seu simples retorno a antiga casa, há o entendimento que será uma opção importante para a programação, a partir do começo do ano que vem. 

Estourando
Marcão Chumbo Grosso, Marcos Paulo Ribeiro de Moraes, que na Record virou Marcão do Povão, será preparado para oportunamente aparecer nos programas da rede.

Há um grande entusiasmo com os seus resultados no “Balanço Geral” de Brasília, um programa bem ao gosto da casa: barraco, espalhafato e muita polícia.

Negócio sério
O agora Marcão do Povo, com o “Balanço” de Brasília, deixaria envergonhados o Homem do Sapato Branco, Luiz Carlos Alborghetti e Ratinho, de outros tempos. A baixaria rola solta. É caminhão sem freio na ladeira.

Não existem limites ou qualquer cerimônia para se buscar um pontinho a mais na audiência.

Camila Morgado é Vitória em "A Lei do Amor" - Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo - Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo
Camila Morgado é Vitória em "A Lei do Amor"
Imagem: Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo
Primeiro dia
Em “A Lei do Amor”, da Globo, Camila Morgado entra em cena no capítulo desta sexta-feira, quando acontece a virada dos anos 90 para os dias atuais.

Ela faz a Vitória, que na fase anterior, foi vivida por Sophia Abrahão e que acaba se casando com Ciro, papel de Thiago Lacerda.

Bronca séria
A Globo entrou com ação contra a RedeTV! por abusos cometidos em seus programas, por ocasião do acidente que tirou a vida do ator Domingos Montagner.

A bronca é muito séria e poderá até vir a comprometer as boas relações que as suas emissoras vinham mantendo até aqui. A exibição na íntegra de uma entrevista da Camila Pitanga, material da Globo, é colocada como principal causa da questão.

Só alegria
O bom retorno proporcionado pelo programa do Fábio Porchat está fazendo a alegria da direção da Record.

Mesmo quando a entrega não é muito boa, ele tem conseguido segurar a audiência, o que para o horário já é um dado a ser destacado. Porchat, com as qualidades que tem, sabe fazer a diferença.

Silvia Poppovic com Amaury Jr. - Divulgação - Divulgação
Silvia Poppovic com Amaury Jr.
Imagem: Divulgação
Não desistiu
Silvia Poppovic é a convidada de Amaury Junior, no programa desta sexta-feira, na Rede TV!.

Durante a entrevista, ela conta que não desistiu de voltar à televisão.

“Estou aberta [a propostas], mas numa coisa em que eu possa realmente ser o que eu sou, não num lugar onde eu não possa estar à vontade depois de 35 anos de vida profissional”, esclarece.

Bate – Rebate

• A Sky completa neste 2016, 20 anos de atividades no Brasil.
• Caixa de entrada de colunista de televisão é um negócio muito sério...
• ... Sempre tem de tudo um pouco, desde gênio não descoberto pelas novelas a ideias maravilhosas de programas...
• ... Mas a última que acaba de chegar é de alguém oferecendo lingeries insinuantes...
• ... Agradeço, mas nessa altura da vida não dá.
• A chegada do Boris Casoy, e nem poderia não ser assim, vai determinar algumas mudanças no “RedeTV News”...
• ... O lado da opinião agora passará a ser muito mais explorado...
• ... Existe também para o Boris o projeto de um programa semanal de entrevistas...
• ... Só que não é para tão já.
• Daniel Figueiredo, produtor musical da novela “Os Dez Mandamentos”, foi indicado ao 2º Prêmio Profissão Entretenimento 2016...
• ... A premiação será na terça que vem, 11, no Espaço Cultural Escola SESC, em São Paulo.
• O novo “The Voice” teve a melhor estreia desde 2013, tanto em São Paulo com 23 pontos de média com 37 de participação, como no Rio, 28 e 46.
• Nesta sexta começa a 5ª edição da ação social da Padaria Brasileira em parceria com a Apae, apadrinhada pelo chef Dalton Rangel, do “Hoje em Dia”.
• Oliveira Andrade transmite, e Fábio Piperno comenta, nesta sexta-feira, a partir das 16h45, pelo Bandsports, o jogo da distensão entre Estados Unidos e Cuba, direto de Havana.

C'est fini
Walcyr Carrasco ainda não entregou a sinopse da sua próxima novela, aquela que entrará na sequência de Glória Perez, na fila das 21 horas na Globo.

Estão todos no aguardo, até para que as primeiras providências já possam ser tomadas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco