Topo

Coluna

Flávio Ricco


Mau desempenho dos programas do Portiolli preocupa SBT

Celso Portiolli comanda o "Sabadão" e o "Domingo Legal" no SBT - SBT/Divulgação
Celso Portiolli comanda o "Sabadão" e o "Domingo Legal" no SBT Imagem: SBT/Divulgação

Colunista do UOL*

11/10/2016 07h01

O SBT está tentando encontrar uma melhor saída para a preocupante situação do Celso Portiolli. A conclusão interna é que, mesmo com dois programas no ar, como resultado ele não tem nenhum.

Se para o baixo desempenho do “Domingo Legal” a entrega muito ruim da Disney pode ser usada como defesa, justificativa alguma existe para o “Sabadão”, que também tem um desanimador rendimento de audiência.

São sempre, em média, dois pontos abaixo da concorrente Record, nunca indo além do terceiro lugar no horário.

Portiolli entrou nas noites de sábado para compensar o espaço perdido nos domingos, só que os números de um e de outro têm demonstrado que a sua vantagem foi nenhuma. Muito ao contrário.

A experiência de alguém tocar, ao mesmo tempo, dois programas diferentes nunca deu certo em lugar nenhum.

Drama ainda maior
Se com o “Sabadão”, Celso Portiolli nunca consegue superar Marcos Mion, a sua situação nos domingos é sempre muito pior.

Neste último final de semana, mais uma vez, ele foi terceiro lugar, atrás do Geraldo Luis. E com diferença de 3 pontos, que neste horário é uma grandeza.

Agora pegou
Ao que alguns insistem em chamar de “parada técnica?” ou “disputa em pênaltis?”, entre outras questões aqui discutidas, agora entra mais uma, também pertinente.

Foi disputada mais uma etapa do “vôlei de praia” em Campo Grande (MS). Praia em Campo Grande?

Muito natural
Os primeiros jogos do “vôlei de praia” foram mesmo disputados em algumas praias famosas, como as da Califórnia, Havaí e Rio de Janeiro. 

Agora o circuito se estendeu a inúmeras outras localidades não banhadas pelo mar, daí o entendimento de alguns de que deveria se chamar “vôlei de areia”. Fica a questão.

Bruno Gagliasso, Giovanna Lancellotti e João Côrtes nos bastidores de "Sol Nascente" - Maurício Fidalgo/Divulgação/TV Globo - Maurício Fidalgo/Divulgação/TV Globo
Bruno Gagliasso, Giovanna Lancellotti e João Côrtes nos bastidores de "Sol Nascente"
Imagem: Maurício Fidalgo/Divulgação/TV Globo
Fim de ano
Joaquim Lopes, da equipe do “Vídeo Show”, vai dividir com Camila Queiroz a apresentação do especial “Festeja Brasil” que será gravado sábado em São José do Rio Preto, em São Paulo. No ano passado, esse trabalho foi realizado por Márcio Garcia e a mesma Camila.

O programa faz parte da programação de dezembro.

Nas mãos dele
Todos os estudos de programação da Record para o ano que vem estão nas mãos do vice-presidente artístico e de produção, Marcelo Silva.

É ele que dará a palavra final, muito embora já tenha se mostrado bastante simpático à proposta de um diário com Geraldo Luis. Mas debaixo dessa ponte, tudo indica, ainda vai passar muita água.

Arquibancada
Um dos assuntos mais comentados desta segunda-feira foi o artigo do Mauro Cezar Pereira, da ESPN, diante tentativa que se faz em patrulhar jornalistas pelo histórico de torcedor.

Ser autêntico, não enganar ninguém e só agir com a verdade às vezes dá nisso, tanto no jornalismo esportivo como em todos os outros. A estupidez é sempre a mesma.

Engana que eu gosto
O próprio histórico do Mauro Cezar dispensa maiores considerações. No exercício das suas funções, ele nunca mascarou a verdade.

Ou será que há alguém que acredite na existência de um, ao menos um só jornalista esportivo, que não torça para time nenhum? O direito de revelar ou não cabe a cada um.

Mudou
Fernando Pavão não vai mais fazer “O Rico e Lázaro”, porque foi transferido para outra novela da Record, que só pode ser “Belaventura”.

Isto, quando “Belaventura” vier a existir, claro. Por enquanto, a sua produção ainda não saiu do zero e tudo indica que não sairá tão cedo.

Edu Porto nos bastidores de "A Terra Prometida" - Divulgação - Divulgação
Edu Porto nos bastidores de "A Terra Prometida", com Paloma Bernardi, Beth Goulart e Raymundo de Souza. Ele entra esta semana na novela como Abel e vai se envolver com Samara (Paloma)
Imagem: Divulgação
Áudio ruim
Estava um horror o áudio de Flamengo e Santa Cruz, domingo, no Première.

Só depois de muita bola rolando, alguém se tocou e abaixou o ambiente, tornando possível ouvir melhor a narração e os comentários.

Outra coisa
Em Fortaleza e Juventude, pela Série C, transmissão do Esporte Interativo, aquele velho problema de microfone na frente de treinador e banco de reservas voltou a se repetir, fazendo vazar vários e sonoros palavrões.

Não existe necessidade daquilo. Contando eliminatórias e Série A, foi um dos jogos de maior emoção do final de semana.

Bate-bola infantil
O “Bate-Bola”, da ESPN Brasil, terá uma edição especial amanhã, quarta-feira, dedicada ao Dia da Criança.

O “Bate-Bola Kids”, a partir das 16h, contará com 14 jovens torcedores de diversas equipes brasileiras, entre eles, Rafael Gottino, filho do Reinaldo Gottino.

Além deles, Braydon Bent, torcedor de 7 anos do Manchester City que ficou famoso por pegar uma carona com o técnico Pep Guardiola, com um recado para pequenos torcedores brasileiros.

Bate – Rebate
•       Muito simpático o “chamadão” da “Escolinha” exibido pela Globo domingo destacando também a diretora Cininha de Paula e os roteiristas Daniel Adjafre e Péricles Barros...
•       ... A segunda temporada do programa estreia na emissora neste próximo domingo.
•       Se o “Fantástico” tem o “Detetive Virtual”, com o que há de verdade ou mentira nos vídeos da internet, o SBT já promete algo parecido...
•       ... Anuncia-se para breve, no “Programa Silvio Santos”, a estreia do “Detetives da Internet”, “com assuntos interessantes, curiosos, bizarros”...
•       ... A diferença é que, no caso do SBT, haverá prêmios em dinheiro.
•       Tiago Abravanel, Gabriel O Pensador e Karol Conka são os convidados da Anitta, no “Música Boa Ao Vivo”, a partir das 20h30, no Multishow.
•       O “Super Chefinhos”, reality culinário do “Mais Você”, terá sua final nesta quarta-feira...
•       ...Três participantes vão disputar o prêmio de R$ 15 mil.
•       Flávio Galvão e Mayara Magri estarão em “Internet – O Filme”, longa com roteiro de Rafinha Bastos e direção de Felippo Capuzzi que será lançado em 2017...
•       ... Um trabalho com sete histórias diferentes protagonizadas por fenômenos das redes sociais.

C'est fini
A Globo terá uma noite de terça-feira diferente, com a transmissão de Venezuela e Brasil, válido pelas eliminatórias.

Diante disso, a exibição da série “Nada Será Como Antes” será cancelada. “Supermax”, depois do jogo, irá ao ar normalmente.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco