Topo

Coluna

Flávio Ricco


TV paga não destina ao jornalismo o espaço e respeito que ele merece

GloboNews é o canal de notícias mais atuante na TV paga - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
GloboNews é o canal de notícias mais atuante na TV paga Imagem: Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

21/10/2016 07h01

Todas as emissoras abertas, de maneira bem importante, têm destinado investimentos muito fortes no jornalismo, reconhecendo a indispensabilidade de pelo menos tentar acompanhar a tamanha carga de informações, que todos passamos a receber a partir dos novos meios de comunicação, com base na internet.

Globo, Record, SBT, Band e Rede TV!, cada qual dentro daquilo que isoladamente podem fazer, têm se esforçado em reforçar sua base noticiosa, conscientes dessa necessidade.

Vira e caímos, como quase um tombo, na TV fechada, para verificarmos que, embora o público se constitua rigorosamente das mesmas pessoas, temos apenas GloboNews e BandNews dedicadas em atender uma sociedade que cada dia mais consume informação.

Além das duas e um pouco da Record News, que acabou se perdendo no meio do caminho, entre os restantes trocentos e tantos canais, no que diz respeito a produção jornalística local, não existe mais nada.

É um mundo completamente fora da realidade.

Pista livre
Silvio Santos e Jô Soares se falaram na quarta-feira. Por enquanto, foi só uma conversa por telefone, mas que já estabeleceu uma aproximação bem interessante entre os dois.

No que isso vai dar, ainda é difícil saber, mas já se pode considerar um começo.

Documentário – 1
“Trans”, documentário produzido pela GloboNews, foi selecionado pelo Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Cuba, para participar da mostra “As Cores da Diversidade”.

O trabalho também estará presente na mostra do Festival Internacional de Cinema Essa Mulher”, em Nova York.

Documentário - 2
Dirigido por Fernanda Dedavid e Renata Baldi, “Trans”, mergulha na história de quatro pessoas que mudaram de sexo ou que ainda não se definiram para mostrar como se sentem e como é a vida de quem nasce com um corpo que não corresponde ao que se é.

Será exibido em NY nos dias 12 e 13 de novembro e em Cuba, entre os dias 8 e 18 de dezembro.

Impasse
Fábio Assunção está com seu nome reservado para “À Flor da Pele”, novela da Glória Perez, primeira da fila na faixa das 21h.

Só que no meio disso apareceu o projeto de uma série, que a Globo trabalha para o ano que vem e a oportunidade de fazer um papel diferente de tudo que já fez até hoje. Balançou.

Juntas novamente
As gêmeas Giselle e Michelle Batista vão voltar a trabalhar juntas, após atuarem em produtos da Globo, como “Malhação”, “Aline” e “Clandestinos”.

Está confirmada a escalação das duas em “O Rico e Lázaro”, próxima novela bíblica da Record, com estreia entre fevereiro e março. Adaptada por Paula Richard e com direção de Edgard Miranda, as gravações terão início ainda em novembro.   

Desenho russo "Masha e o Urso" é exibido pelo SBT - Divulgação - Divulgação
Desenho russo "Masha e o Urso" é exibido pelo SBT
Imagem: Divulgação
Matinê
A animação “Masha e o Urso”, exibida pelo SBT no “Bom Dia & Cia.”, estreia em dezembro uma versão nos cinemas, com participações de Maisa Silva e Silvia Abravanel.

Vai misturar desenho e atores reais.

A gente vai se ver...
Não deixa de ser curioso o fato de a mulher de um dono de canal concorrente gravar a vinheta do carnaval na Globo.

Mas é o que vai acontecer segunda-feira, quando Daniela Albuquerque, esposa de Amilcare Dallevo, da Rede TV!, aparecer na Berrini, em São Paulo, como rainha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi.

Simples questão
O “TV Mulher”, conforme o combinado com Letícia Muhana, quando ela ainda estava lá, era para Marília Gabriela fazer 10 programas.
E foi o que ela fez. A Gabi, que não sossega, tem agora outros planos pela frente.

Deu um basta
Em uma rede social, postado da Filadélfia, Boninho deu um basta nos boatos espalhados na internet, sobre ida da Angélica para o “Vídeo Show”, o fim do “Estrelas” e trocas envolvendo “Encontro” e “É de Casa”.

Definiu tudo isso como “piração”.

Olha só
Depois reclamam: mas alertado pelo Edu Cesar, do Papo de Bola, em sua base gaúcha, fiquei sabendo da existência do “20 Comer”, - esse mesmo o nome de um novo programa do canal 20 da NET.

Perguntado o motivo de tal título, no esquivo, ele seguiu Glória Pires: “não sou capaz de opinar”.

Pedro será preso em "A Lei do Amor" - Maurício Fidalgo/Divulgação/TV Globo - Maurício Fidalgo/Divulgação/TV Globo
Pedro será preso em "A Lei do Amor"
Imagem: Maurício Fidalgo/Divulgação/TV Globo
Atrás das grades
Em “A Lei do Amor”, Pedro, personagem de Reynaldo Gianecchini, vai acabar preso, em cena prevista para ir ao ar no dia 1° de novembro.

Tudo por conta de um plano arquitetado por Ciro (Thiago Lacerda).

Deu no que deu
Porque o SBT investiu em alguns dos seus apresentadores, tirando alguns, Mamma Bruschetta como caso principal, levou a direção da TV Gazeta decidir que ninguém de lá, ao contrário do que sempre aconteceu, será autorizado a participar do Teleton, no SBT.

É uma bronca direta com Silvio Santos.

Bate – Rebate

• Globo também já iniciou preparativos para gravação da sua mensagem de fim de ano...
• ... A ordem, como sempre, é a de surpreender o público presente.
• Já há um movimento para que, em 2017, por ocasião do Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Globo reprise “A Padroeira”...
• ... Novela de Walcyr Carrasco, foi exibida entre 2001 e 2002, com Paulo Goulart, Elizabeth Savala, Deborah Secco, Mariana Ximenes, Luigi Baricelli, Othon Bastos...
• ... Tássia Camargo, Denise Milfont, Patrícia França e tantos outros...
• ... Além do Rodrigo Faro, dos tempos que ainda era ator e estava na Globo .
• From Batelli: Ciro Batelli conta que Rafa Brites, grávida, e o marido Felipe Andreoli passaram por Las Vegas...
• ... Foram ao jogo beneficente de tênis McEnrore/Maria Sharapova contra Martina Navratilova/Andy Roddick...
• ... E depois assistiram Bob Dylan no The Cosmopolitan, antes de seguir para o deserto do Arizona.

C'est fini
A Rede TV! cancelou a exibição do “Plantão Animal”, que Jackeline Petkovic vinha apresentando nas tardes de domingo.

Para o seu lugar, em uma readequação de grade, vai o “Te Peguei”, com Iris Stefanelli, que era exibido diariamente na praça de SP, e passa a ser semanal, em todas as emissoras da rede.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco