Topo

Coluna

Flávio Ricco


Inconsequente volta ao passado do SBT apresenta sérios prejuízos

Dudu Camargo, apresentador do telejornal nas manhãs do SBT, é uma das mudanças de Silvio Santos - Reprodução/SBT.com.br
Dudu Camargo, apresentador do telejornal nas manhãs do SBT, é uma das mudanças de Silvio Santos Imagem: Reprodução/SBT.com.br

Colunista do UOL*

17/11/2016 07h01

Lembro que, há quase 20 anos, em uma reunião com um grupo de publicitários, num estúdio da Anhanguera –hoje o do Ratinho--, ao ser questionado sobre as frequentes mudanças na programação do SBT, Silvio Santos respondeu, curto e grosso, que a televisão era dele e ele fazia o que bem entendia. Indelicadeza à parte, foi também o mais sincero possível.

Naquela ocasião, como já não havia a pretensão de concorrer com a Globo, o risco de perder o segundo lugar, mesmo com todas as mexidas, não existia. A Record não era nem uma sombra do que depois ela veio a se tornar.

A concorrência mais forte, que logo em seguida passou a existir, mostrou ao assustado SBT a necessidade de estabilizar a sua programação e se comportar de maneira diferente, para readquirir a confiança do público e mercado anunciante.

Hoje, no entanto, já se observam perigosas tentativas de retomar a antiga prática, com frequentes mexidas que só têm conturbado a boa ordem dos trabalhos. A lição do passado, como os maus resultados começam a demonstrar, ao que parece, foi esquecida.

Senão vejamos

Como é possível entender, sem ser como mais uma irresponsabilidade, essa brincadeira das manhãs? Qual outra televisão se permitiria a ser tão inconsequente, a ponto de colocar um jovem inteiramente despreparado no comando de um telejornal com duas horas de duração? Qual o propósito disso sem ser achincalhar?

Pensando no carnaval

Os problemas de agora terão que esperar um pouco, porque a direção da Band já está preocupada com o carnaval do ano que vem. Trinta por cento dos quartos do Othon, de Salvador, já foram reservados para receber vários deles, suas famílias e convidados.

Lucas Veloso é Didi - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Lucas Veloso fez 'Velho Chico" e será o novo Didi
Imagem: Reprodução/TV Globo
 A definir

A Globo está procurando uma espécie de “sobrenome” para o Didi de Lucas Veloso, no remake de “Os Trapalhões”, que estreia em 2017. Como o Didi Mocó, Renato Aragão, fará algumas participações no programa, a equipe vê a necessidade dessa extensão, para diferenciá-los.

Não deu no bico

A boa estreia do Muricy Ramalho no SporTV, com Brasil e Argentina, se refletiu na audiência. O SporTV, durante a transmissão do jogo, alcançou a liderança absoluta da TV paga, com um total de 3,4 milhões de pessoas segundo o Ibope. Foi também o melhor resultado de um jogo da seleção brasileira desde o amistoso contra os EUA, em agosto de 2010.

Nada a ver

Desde que “Rock Story” foi planejada, passaram a circular rumores sobre a possibilidade de seus personagens, cantores e banda, saltarem da ficção para a realidade. A Globo, porém, deixa bem claro que “Rock Story” não é “Rebelde”, numa referência ao grupo lançado pela Record que lotava casas de shows. Data hoje, não existe a intenção de seguir os mesmos passos.

Leitura

Rogério Corrêa, do time de narradores esportivos da Globo, nesta sexta-feira, estará lançando “Uma Escola em Jogo”, em São Paulo, na Cultura do Conjunto Nacional. Um trabalho que ele fez em parceria com o premiado escritor José Santos. Livro com esporte, poesia e histórias de amor.

Subiu bem

O horário de verão, ou no caso a falta dele em algumas regiões, vem contribuindo bastante para os resultados de “Escrava Mãe”. A novela observou crescimento importante em estados como Pernambuco, Bahia e Ceará.

Que situação

Vamos combinar que, mesmo deitadinho o tempo todo, o papel do Tarcísio Meira não é dos mais confortáveis em “A Lei do Amor”. Não esboçar reação nenhuma a tudo que se fala e se faz perto dele deve exigir grande concentração.

Sair da mesmice

Os programas esportivos da Bandeirantes precisam se preocupar em sair um pouco de São Paulo. As reclamações dos torcedores de outros estados são bem justificadas e têm toda razão de ser. Em se tratando de uma rede nacional é necessário ampliar o noticiário e comentários para além de Corinthians, São Paulo e Palmeiras.

Em “A Lei do Amor”, Vitória (Camila Morgado) toma coragem e vai atrás de Augusto (Ricardo Tozzi). - Raquel Cunha/Globo - Raquel Cunha/Globo
Em "A Lei do Amor", Vitória vai atrás de Augusto
Imagem: Raquel Cunha/Globo
 Esquentando

Em cena prevista para ir ao ar na semana que vem, em “A Lei do Amor”, Vitória (Camila Morgado) toma coragem e vai atrás de Augusto (Ricardo Tozzi).

E ele promete cuidar dela. “Não posso mais ficar naquela casa... E não tenho pra onde ir... Daí, pensei em você...”, diz Vitória.

Bate - Rebate  

• Estreia nesta sexta-feira às 21h30, no Teatro Augusta, em São Paulo, a comédia dramática “Dark Room”, do dramaturgo Mario Viana e direção de Aimar Labaki...
• ... No seu elenco Eduardo Martini, Patrícia Vilela e Murilo Carraro.
• O “Esporte Espetacular” da Globo, neste domingo, traz uma entrevista especial com Daniel Alves, que completou 100 jogos pela seleção.
• Além de atuar na novela, a mexicana Lucero também canta o tema de abertura de “Carinha de Anjo”, estreia do SBT no dia 21.
• O “Fofocando”, do SBT, saiu daquela bobagem inicial, a partir da entrada do Léo Dias em suas fileiras...
• ... As matérias exclusivas, apresentadas por ele, mexeram no conteúdo do programa...
• ... Uma das que deu mais barulho até agora foi o Zezé dizer que só casou com a Zilu porque ela estava grávida.
• O comentarista de automobilismo Edgard Mello Filho passou para o time de contratados do Fox Sports.
• Depois de sete anos na sua direção de novelas, Michele Lavalle deixou a Record para tocar projetos no teatro e na TV paga.

C´est fini

O Estúdio C, da Record, em São Paulo, há mais de 10 anos desativado e apenas servindo de depósito, voltará a ser utilizado. Já existe um trabalho para a sua recuperação e torná-lo adequado para a gravação de merchandisings.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco