Topo

Coluna

Flávio Ricco


"X Factor" foi só mais um fracasso dos formatos de fora

Cristopher Clark, vencedor da primeira edição do "X Factor Brasil" - Cláudio Augusto/Brazil News
Cristopher Clark, vencedor da primeira edição do "X Factor Brasil" Imagem: Cláudio Augusto/Brazil News

Colunista do UOL

28/11/2016 07h01

A Band encerrou a exibição do “X Factor”, e a média do programa, em toda a temporada, foi de dois pontos e meio na Grande São Paulo.

Bem o caso de perguntar: valeu a pena? Um valor, que não se revela quanto, foi destinado para compra do formato, teve toda aquela baderna na primeira seleção, investiu-se na contratação de pessoas e o seu resultado foi sempre muito aquém do desejado.

A Band, mais do que qualquer outra, não poderia se dar ao luxo de insistir nos mesmos erros do tipo e ainda aceitar como verdade, que tudo que é bom lá fora fará sucesso aqui. Basta pegar a interminável lista de fracassos cometidos apenas nos últimos tempos. O “X Factor” só veio engrossar essa lista.

É hora de esses acomodados apostarem mais na capacidade criativa do profissional da televisão brasileira, aquele mais afeito às nossas coisas, que tem o endereço e código postal de cada telespectador.

Existe gente boa no mercado, querendo mostrar serviço, mas as portas para esse pessoal estão, na maioria dos casos, fechadas. O bom, como algo que até se estranha, é sempre trazer lá de fora. Será por quê?

Olha a Record

Com a desistência do Geraldo Luís de fazer um programa todas as noites, o desespero tocou a campainha.
Ficaram ou perderam tanto tempo em cima de uma ideia, que o mundo sabia que não ia vingar, que agora estão tentando tirar o atraso.

E tirar o atraso com o quê

A Fazenda - Arte/UOL - Arte/UOL
Roberto Justus comandou a última edição de "A Fazenda", em 2015
Imagem: Arte/UOL
Numa demonstração evidente que não existia um “plano b” para o impraticável plano de todas as noites, tenta-se resgatar o que já estava encostado.
E por aí são grandes as chances de ter de volta “A Fazenda”, “Power Couple”, “Aprendiz” e outros esmerilhados do gênero.

Só tem uma coisa

A Record ainda não respondeu ao Gugu se aceita a proposta dele em ser um simples contratado, e não sócio, para continuar em 2017.
Ao longo de todo este ano, na considerada linha nobre, foi ele, Gugu, quem apresentou sempre a melhor audiência. 

Não tem papo

Apesar do que tem se falado internamente e do que aqui foi repercutido, a chance de a Bandeirantes voltar a transmitir jogos de futebol no ano que vem, em se tratando de regionais ou mesmo o campeonato nacional, é nenhuma. Zero.
Os seus atuais problemas a impedem. Sem chance. Não adianta querer iludir ninguém.

Situação complicada

O que existe na Band, hoje, é um trabalho que tem exigido inclusive o sacrifício de vários dos seus prestadores de serviços.
Vários deles, ou a maioria, já foram convocados para diminuir o valor das suas remunerações.

Se vira como pode

A “Praça” vai apresentar novos personagens no começo de 2017. Isso é certo.
Mas esses tipos não serão feitos por novos comediantes, porque o centro de custo do programa está estourado. Por ora, contratações estão vetadas.

Flavio Ricco - 1  - Maurício Fidalgo/Divulgação/TVGlobo - Maurício Fidalgo/Divulgação/TVGlobo
Os protagonistas de "Sol Nascente" na Globo, Rafael Cardoso, Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso. Disputa na ficção e muita descontração nos bastidores.
Imagem: Maurício Fidalgo/Divulgação/TVGlobo
 Não será agora

Até dentro do SBT, alguns setores ainda trabalhavam com a esperança de ter Saulo Laranjeira de volta ao programa, no começo do ano, após ter participado de “Velho Chico” na Globo.
Mas sem chance. “A Praça” vai continuar com o elenco atual.

Mistério

Também ao vivo, na quinta-feira, começa a “Batalha dos Técnicos” no “The Voice Brasil”, quando cada um irá decidir na hora o representante do seu time que disputará uma vaga com o do rival.
Mas e se um time vencer todas e um perder todas? Um vai ficar cheio e o outro vazio?

Elétrica

Flávio Ricco 2 - Divulgação/Record - Divulgação/Record
De volta às gravações, Sabrina Sato acompanhou a rotina de Sandy
Imagem: Divulgação/Record
Recuperada de uma pneumonia, Sabrina Sato voltou a gravar externas do seu programa de todos os sábados na Record.
Na semana passada, em Campinas, ela acompanhou o dia a dia da cantora Sandy, trabalho que ainda não tem data para ir ao ar.

Hora da verdade

Marcada para esta segunda-feira, uma reunião com o pessoal de “Belaventura”, produtores e diretores, para definir de vez as dúvidas que ainda existem sobre suas gravações.
Que serão no Rio mesmo, nos estúdios ora ocupados por “A Terra Prometida”. A Casablanca descarta gravar a novela em São Paulo.

Então é assim

É verdade que as áreas do antigo RecNov estão delimitadas, porém na parte que cabe a Casablanca, não existe a menor verificação sobre quem entra ou sai.  O trânsito é completamente livre. Os seus funcionários não usam crachá e também é comum encontrar ambulantes lá dentro, vendendo de sorvete ou sanduíche natural.
Quanto aos poucos da Record, que já estão lá, funciona de maneira bem diferente. O controle é até excessivo. Um 8 ou 80.
 
Bate – Rebate

• “Carinha de Anjo” é só alegria no SBT. Teve uma das melhores estreias de novelas dos últimos tempos.
• Com o fim da Série B, a Rede TV! encontrou uma alternativa para a sua tarde de sábado...
• ... Para este próximo foi acertada a transmissão de Santos e São Paulo, final do Circuito Paulista de Fut7...
• ... E no dia 10, será a vez do amistoso entre as duas maiores camisas do Fut7 brasileiro: Corinthians e Flamengo...
• ... Em todos os jogos, narração de Silvio Luiz, comentários de Juarez Soares e reportagens de Luiz Ceará.
• As gravações estão bem no sufoco. Elenco trabalhando no limite, mas “A Lei do Amor” deu um salto de emoção nos últimos capítulos...
• ... Os seus autores, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, foram sensíveis às correções que tinham que ser feitas na novela.
•  Antes de ir ao ar como minissérie em janeiro, o filme “Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo” vai estrear no dia 16 de dezembro, às 22h, no Telecine Premium, e na plataforma online, o Telecine Play...
• ... José Loreto, Cleo Pires e Jackson Antunes estão nos principais papéis.
• Casablanca deu início às gravações de “O Rico e Lázaro” em Vargem Grande. É a próxima novela bíblica da Record.

C´est fini

Voltando ao assunto do começo, só para se ter uma noção de como a coisa funciona: um belo dia, acompanhei um amigo que apresentou um projeto de reality show para determinada emissora.
Mal quiseram ouvi-lo. De cara já foram informando sobre as parcerias que mantinham com produtoras de fora.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco