Topo

Coluna

Flávio Ricco


Band volta priorizar jornalismo e ganha do SBT

Band colocou sua equipe de jornalismo a postos para cobertura de tragédia da Chape - AP Photo/Luis Benavides
Band colocou sua equipe de jornalismo a postos para cobertura de tragédia da Chape Imagem: AP Photo/Luis Benavides

Colunista do UOL*

01/12/2016 07h01

Tire sua própria conclusão: na segunda-feira, faixa das 12h às 18h, com a sua programação de sempre, a Band fechou com média de 3,2 pontos na Grande São Paulo.

Terça, dia da tragédia do avião da Chape, com todo o seu jornalismo a postos, o “Jogo Aberto” entregando para “Os Donos da Bola” e o Datena, a partir das 3 da tarde, com o “Brasil Urgente”, a sua média foi de 5,1.

Perdeu da Globo (15,9) e Record (8,1), mas atropelou o SBT, firmando-se no terceiro lugar do horário, algo que há muito tempo não acontecia.

Duas coisas: o fato da Band, diante desta tragédia, voltar a fazer o que sempre fez bem, e o pouco caso do SBT, na contramão do mundo, ou desligada dele, ao seguir com sua programação de fofocas, novelas e companhia bela.

Prova também que, vender espaços em horários estratégicos da programação, game show no meio da tarde e igreja em pleno prime time, deve custar para a Bandeirantes um dinheiro muito mais caro do que aquele que ela põe no caixa.

Pouco caso – 1
Salvo as raras e honrosas exceções de sempre, houve uma grande mobilização na cobertura deste trágico voo da Chapecoense.

A Globo, por exemplo, já nas primeiras horas da manhã da mesma terça-feira, enviou um verdadeiro exército de repórteres, cinegrafistas e produtores para a Colômbia. Outras emissoras, dentro das suas possibilidades, fizeram o mesmo.

Pouco caso – 2
Nos canais esportivos fechados, todos, sem olhar prefixos, também apresentaram uma cobertura à altura, inclusive lamentando as vidas de companheiros de trabalho que se perderam no acidente.

A exceção a tudo foi o BandSports, que seguiu sua vidinha de sempre, como se nada tivesse acontecido. Em vez de colocar alguém para atualizar as informações, seguiram com programas de videogames, reprises e outras insignificâncias do tipo. Um horror.

Aí é que está
Os donos das TVs nem sempre se dão conta ou conseguem ser informados do que acontece nos seus interiores. Por isso, em boa parte das vezes, são traídos por este desconhecimento.

Todas as chefias do BandSports “estavam a postos” na redação, mas nenhum deles se ligou da necessidade de se sintonizar com o mundo.

Também pelo que se viu
O Brasil inteiro vestiu o luto na terça-feira, todos chocados com a morte de atletas, jornalistas e dirigentes no voo da Chapecoense.

A oportunista exceção, como sempre num país bem diferente do nosso, foi a Câmara de Brasília – com seu presidente rindo em várias fotos – desfigurar 10 medidas contra a corrupção.

Ronnie Von na gravação da vinheta de fim de ano da TV Gazeta - Divulgação - Divulgação
Ronnie Von na gravação da vinheta de fim de ano da TV Gazeta
Imagem: Divulgação
Vinheta
Com o tema “árvore dos desejos”, a TV Gazeta estreia nesta quinta-feira sua vinheta de fim de ano, mobilizando todo o seu elenco.

Além de participar das gravações, o apresentador Ronnie Von também emprestou sua voz para a narração do vídeo.

Na vinheta, uma árvore central simbolizando a vida traz na decoração os desejos para este fim de ano. Palavras como alegria, gratidão e paz estão entre os arranjos.

Arte
A abertura da minissérie “Dois Irmãos”, estreia da Globo em 9 de janeiro, vai reunir pinturas do artista plástico Carlos Araújo, que cedeu ao diretor Luiz Fernando Carvalho mais de 100 obras.

Araújo já expôs seu trabalho em inúmeras galerias e museus pelo mundo, inclusive uma mostra individual no Pantheon em Roma.

Vale acrescentar
A minissérie “Dois Irmãos” foi escrita em 10 capítulos por Maria Camargo, a partir da obra homônima de Milton Hatoum.

No seu elenco estão nomes como Cauã Reymond, Ary Fontoura, Juliana Paes, Antônio Calloni e Antônio Fagundes, entre outros.

Nova correspondente
Com passagens pelas rádios Globo e CBN, e TVs Band e Globo, até se mudar para a Inglaterra em setembro, Natalie Gedra acaba se assinar com a ESPN para ser a sua correspondente em Londres.

A estreia está marcada para sábado, na transmissão exclusiva do clássico Barcelona e Real Madrid, a partir das 13h15.

Amanda de Godoi e Laryssa Ayres nos bastidores de gravações de "Malhação" - João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo - João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo
Amanda de Godoi e Laryssa Ayres nos bastidores de gravações de "Malhação"
Imagem: João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo
Bastidor
Amanda de Godoi e Laryssa Ayres nos bastidores de gravações de “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz” na Universal Orlando Resort.

As suas personagens Nanda e Jéssica viajam aos EUA após um delas ganhar um concurso. No ar, a partir deste mês.

Bate – Rebate
• A imagem perfeita para definir nossa terça-feira foi a do Silvio Luiz, chorando, no “Rede TV News”.
• Lívia Laranjeira, do SporTV, nome novo do jornalismo, também merece o melhor dos destaques pelo seu trabalho ininterrupto por quase 24 horas.
• Por outro lado, meus pêsames àqueles que, mesmo diante de um momento como esse, tentaram tirar algum proveito pessoal da situação...
• ... É triste verificar a existência de pessoas que sempre perdem excelentes oportunidades de calar a boca.
• O programa "Ritmo Brasil", apresentado por Faa Morena na Rede TV! há mais de 10 anos, vai mudar o formato...
• ... Gravado sempre fora, em restaurantes ou casas dos convidados, passa a ser feito agora na Rede TV!, com um cenário especial...
• ... Qualquer coisa, menos virtual.
•  Monique Alfradique se divide entre a temporada da peça “Qualquer Gato Vira-Lata” e os programas do “Multishow”...
• ... Após “Secretária do Presidente”, ela vai gravar “A Vila”, nova série em 25 episódios do Paulo Gustavo, com estreia em 2017. 

C'est fini
A Globo definiu como “Um Sonho de Ouro” o nome do programa especial que será exibido dia 21 dezembro após a novela “A Lei do Amor”.

Um trabalho do departamento de esportes sobre a conquista do único título que faltava para a seleção brasileira de futebol, alcançado na Olimpíada por Neymar, Gabriel Jesus e companhia.   

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco