Topo

Coluna

Flávio Ricco


Venda de horário na TV chega a sua mais completa bagunça e pode ficar pior

Colunista do UOL*

03/01/2017 07h01

A televisão como um todo, e aí se incluem a aberta e os canais pagos, poderá irremediavelmente tomar o mesmo caminho do rádio, se os responsáveis por ela não se preocuparem em regulamentar as suas operações.

E trabalhar para o estabelecimento de normas que definam com absoluta precisão até que ponto será permitido para as emissoras negociar horários com terceiros.

Hoje, o que se verifica é que a mais completa bagunça está instalada, em um preciso alinhamento com os mais variados e até miseráveis interesses, especialmente de ordem política.

Daí os tantos horários e até grades inteiras vendidos para igrejas e programas caça-níqueis, em sua maioria indecentes na forma e conteúdo e que só existem para enganar a boa fé das pessoas.

É de se espantar e até suspeito como esses verdadeiros assaltos à mão armada são feitos à luz do dia e ninguém até agora se dignou a tomar qualquer providência.

Para a televisão, especialmente aquelas que hoje se locupletam dessa imoralidade, poderá ser o fim. E um fim bem triste.

Planejamento - 1
Aguinaldo Silva encontra-se em Lisboa, e ontem ele começou a escrever os capítulos de “O Sétimo Guardião”, novela na fila das nove da noite, para estrear em 2018.

A sinopse foi aprovada sem reparos, e o prazo para entrega de capítulos já foi estabelecido por Sílvio de Abreu, número 1 da Teledramaturgia da Globo.

Planejamento - 2
No fim de fevereiro, Aguinaldo promete apresentar os seis primeiros e, sucessivamente, seis por mês, até a estreia da novela em março do ano que vem.

Quanto ao elenco, há boas chances de Thaila Ayala vir a fazer parte do time. Ela está afastada das novelas desde “Sangue Bom”, em 2013, quando passou a se dedicar quase que inteiramente ao cinema.


Mágica e humor
Ator e ilusionista, atualmente em “Rock Story”, na Globo, Gabriel Louchard também está gravando o “Truque de Humor” para o Multishow.

Gravado na rua, o programa mistura mágica com momentos de humor, formato já consagrado em outros países e por outros artistas.

Retomada 
Superados os problemas com uma infecção, a volta de Laura Cardoso às gravações de “Sol Nascente” está marcada para esta próxima quinta-feira.

No ar, Dona Sinhá irá reaparecer a partir do capítulo 114.  

Jornalismo
O novo atentado terrorista - já assumido pelo Estado Islâmico - na noite do Ano Novo levou o correspondente do SBT, em Londres, Sergio Utsch, a viajar para a Turquia.

Desde a madrugada de ontem, ele tem entrado com o noticiário de lá.

Grade da Record
Existem ainda pequenas questões em fase de ajustes, mas a direção da Record já tem definida a grade do prime-time para 2017.

Marcelo Rezende continuará entregando para as novelas, elas para o “Jornal da Record” e a linha de shows entrando às 22h30, como já acontece.

Programação
A faixa das 22h30, como maior dos quebra-cabeças, foi finalmente definida e irá valer a partir de março.

Xuxa continuará às segundas-feiras; “Power Couple”, às terças; Gugu, quartas; Jornalismo, quintas, e filmes às sextas.

Gugu está fora
Gugu Liberato comemorou o Ano Novo ao lado de familiares, nos Estados Unidos, e só na sua volta, semana que vem, irá se reunir com a direção da Record para definir algumas pequenas questões do novo contrato.

Mas já está tudo apalavrado.

Estreia

A estilista Lenny Niemeyer  - Divulgação - Divulgação
Lenny Niemeyer recebe Lúcio Mauro Filho e o músico Celso Fonseca na estreia de "Prazer em Receber"
Imagem: Divulgação

Nesta terça às 21h30, o canal GNT terá a estreia de “Prazer em Receber”, programa da estilista Lenny Niemeyer, no qual ela dará dicas e ideias para criar pequenas festas e reuniões.
São sete episódios inéditos, um por semana, que serão levados ao ar até 14 de fevereiro.

No primeiro episódio, ela recebe Lúcio Mauro Filho e o músico Celso Fonseca.

Bate – Rebate
• Sidney Sampaio, protagonista de “A Terra Prometida”, na Record, está reservado para “Apocalipse”, de Vivian de Oliveira...
• ... Thaís Fersoza também. A novela é para o segundo semestre.    
• Silvio Santos, domingo, já circulava descontraído pelas ruas de Celebration...
• ... Aliás, já envolvido no seu passatempo favorito, que é a visita diária ao supermercado.
• “Planeta Gelado”, considerada uma das mais extraordinárias produções da BBC, estreia nesta quinta, 22h30, na Band...
• ... Os realizadores do especial usaram tecnologia de ponta para detalhar as partes mais extremas e remotas do planeta...
• ... Série de três programas, com apresentação de Ana Paula Padrão.
• Está garantida a terceira temporada do “Multi Tom”, do Tom Cavalcante, no Multishow...
• ... Serão outros 20 programas, com produção da Formata e direção de Caetano Caruso.

* Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco