Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo e Endemol anunciam fim de sociedade depois de 15 anos

"Dança dos Famosos", formato da Endemol, já tem contrato renovado - Reprodução/TV Globo
"Dança dos Famosos", formato da Endemol, já tem contrato renovado Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL*

01/02/2017 16h18

A Endemol Shine Globo, joint venture entre a TV Globo e a Endemol Shine Group International, que tinha sede no Rio de Janeiro, encerrou suas atividades no país na noite desta terça-feira (31).

Já a partir do dia de hoje, 1º de fevereiro, a Endemol passa a ter o controle total da operação no mercado brasileiro, com sua base em São Paulo.

O encerramento das atividades foi confirmado na tarde desta quarta-feira à coluna, por meio do comunicado a seguir:

“A Endemol Shine Globo, joint venture entre a TV Globo e a Endemol Shine Group International, encerrou suas atividades no país na noite de ontem (31/1). Ao longo de 15 anos, a empresa trouxe ao Brasil, com exclusividade, formatos de conteúdo multiplataforma de sucesso desenvolvidos pela Endemol International em mais de 30 países. A partir deste mês, a Endemol passa a ter o controle total da operação no mercado brasileiro.

Sediada no Rio de Janeiro, a Endemol Shine Globo foi responsável por trazer os maiores sucessos internacionais do segmento de reality e game shows para o país. Entre eles, estão o ‘Big Brother Brasil’, que caminha para sua 17ª edição, e a ‘Dança dos Famosos’, que encerrou sua 13ª temporada garantindo a audiência recorde de 23,7 pontos ao ‘Domingão do Faustão’. A atração já está com contrato renovado para este ano, assim como o ‘Agora ou Nunca’, adaptação do formato argentino ‘Step Right Up’. Os cases de sucesso da empresa também incluem produções gravadas no exterior, em parceria com a Endemol International, além dos licenciamentos de ‘Hipertensão’, ‘Maratoma’, ‘Saltibum’, ‘Tem Gente Atrás’, ‘Sufoco’ e ‘Qual Vai Ser? Posso Ajudar?’, que conta com formato original.

Antes do fechamento das operações, a Endemol Shine Globo negociou ainda a venda de ‘Your Face Sounds Familiar’, um dos maiores sucessos da Endemol.
Comprado por 38 países, o reality ganhará adaptação inédita para a Globo e deve entrar na grade da emissora este ano, no ‘Domingão do Faustão’”.

Por enquanto, nada muda com relação ao "BBB". Globo e Endemol, consultadas, ainda não informam com exatidão até quando vai o contrato em relação a este formato.

Oficiosamente, se fala em 2018, o que já asseguraria mais uma edição no ano que vem, porém, não há uma manifestação das partes até agora.

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco