Topo

Coluna

Flávio Ricco


SBT volta a ser o SBT de sempre e perde o segundo lugar

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

06/03/2017 07h01

Na semana passada o Ibope apresentou os números fechados de fevereiro, com a Record, após 14 meses de evolução do SBT, chegando ao segundo lugar de audiência em todos os desenhos da pesquisa.

Surpresa? Até que não. Algo que, mais dia, menos dia, iria acontecer. Uma bola cantada.

Desde 2013, a direção da Record entendeu a necessidade de fixar uma grade, indo ao encontro daquilo que se estabeleceu como verdade ao longo dos tempos: televisão é hábito. E mais: respeito ao telespectador.

E, se a Record deixou de ser o que o SBT era no passado, o SBT se encarregou de voltar ao que sempre foi.

As mudanças repentinas na grade, nos últimos tempos, vieram a se tornar mais frequentes e através de produtos que só contribuíram para a derrubada dos seus números: "Mundo Disney", Dudu Camargo, "A Usurpadora", "Chaves", "Fofocalizando", fim do "Sabadão", Raul Gil saindo e voltando etc.

Televisão nenhuma do mundo resiste a tal e a tanto. As consequências aí estão. A continuar assim, o que já está ruim poderá ficar muito pior nos próximos tempos, até porque, entre Record e SBT, nem se compara a carga de produção de uma e da outra.

Negócio de maluco
Tentar entender audiência na televisão é o caminho mais curto para o hospício.

O programa do Fábio Porchat, na Record, foi uma das melhores novidades do ano passado, mas sempre se manteve na casa dos 4 de média. Nas férias dele, fazendo importante diferença, a linha de shows esticada e basicamente com filmes, chegou a 8 pontos. Isso tem peso.

Grupo forte
Márcia Prates, afastada de “Liberdade Liberdade”, foi chamada para integrar a equipe de Aguinaldo Silva, em “O Sétimo Guardião”, seu próximo trabalho na Globo.

Rui Vilhena será outro colaborador “de peso” na mesma novela.

Marcos Mion apresentará reality dentro do "Legendários", na Record - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Marcos Mion apresentará reality dentro do "Legendários", na Record
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News
 Lata pronta
O reality “Get the fuck out of my house”, que a Record vai colocar no programa do Marcos Mion, será de inteira responsabilidade da Fremantle. Vai entregar pronto.

Serão 100 pessoas trancadas numa casa, com um banheiro só e que procura expor ao máximo a fraqueza e egoísmo do ser humano.

Tem interesse
A direção da Bandeirantes está trabalhando para transmitir a “Copa das Confederações”, torneio que reunirá as maiores seleções de futebol do mundo – Brasil fora, na Rússia, entre junho e julho.

Assunto que passa a depender da Globo e de quem irá assinar o cheque.

Edição especial
A ESPN Brasil, a partir desta quarta-feira, passa a apresentar o "Linha de Passe", em edição especial, depois da rodada da Libertadores e Copa do Brasil.

Assim, como aconteceu no último ano após os jogos da Seleção Brasileira, o programa terá uma hora de duração com análise das principais partidas.

Recueta
A anunciada remexida no jornalismo da Record, pelo andar da carruagem, ou não irá acontecer mais ou foi suspensa até segunda ordem.

Este, de uns tempos para cá, passou a ser um assunto proibido dentro da emissora.

André Abujamra integra o elenco de “Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis” - Divulgação - Divulgação
André Abujamra integra o elenco de “Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis”
Imagem: Divulgação
 Salada mista
No próximo dia 12, às 22h30, estreia a nova série nacional da Warner, “Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis”.

André Abujamra integra o elenco, como o açougueiro Juarez e veterano de guerra. Seu açougue é uma operação de fachada. É ele que vai recrutar os jovens Tina (Daphne Bozaski), Wes (Thalles Cabral) e Sput (Michel Joelsas) para lutar contra os aliens, ninjas e zumbis.

Cavalheiro
Sábado, no encerramento do seu programa, Raul Gil fez questão de desejar sorte ao Otávio Mesquita, que estreou imediatamente a seguir.

Foi um ponto final, pelo menos da parte dele, do atravessado troca-troca de palavras que existiu entre os dois.

Tatiana volta
Tatiana Vasconcellos, um dos principais nomes da  BandNews FM, acertou sua volta à rádio CBN, onde trabalhou como produtora e repórter durante seis anos.

A sua reestreia deve acontecer ainda este mês, com um novo projeto.

Virou moda
A atual “Malhação” foi esticada e vai mesmo terminar em maio, mas no dia 2, uma terça-feira, seguindo a nova estratégia da Globo.

Portanto, “Viva a diferença”, escrita por Cao Hamburger, terá seu primeiro capítulo exibido numa quarta-feira, dia 3.

Bate – Rebate
• Está no papel ainda, mas que existe, existe, um plano da Record em reunir Marcelo Rezende e Geraldo Luís num programa só...
• ... Uma ideia que poderá vingar ainda no decorrer deste ano...
• ... Mas que os dois ainda não foram chamados para conversar sobre ela.
• A série “Xilindró”, com Oscar Filho e Gustavo Mendes, terá uma segunda temporada no Multishow...
• ... A Formata, da Daniela Busoli, uma vez mais será responsável pela produção.
• Fernando Gabeira é o convidado do “Roda Viva”, nesta segunda, 22 horas, ao vivo, na Cultura. Comando do Augusto Nunes.
• É hoje a esperada volta aos trabalhos dos donos da Rede TV!, Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, depois do recesso do Carnaval...
• ... A expectativa de todos é que, enfim, se coloque em discussão a programação deste ano...
•  ... E se acabe com alguns absurdos, como colocar o principal jornal da casa depois de um programa caça níquel vendido.
• É de chamar atenção como a Claudia Abreu faz a diferença nas cenas que aparece em “A Lei do Amor”...
• ... Ela é alguém que justifica os nomes diferentes das várias personagens que interpreta...
• ... Para cada papel, uma vida diferente.
• De férias na Globo, Bruna Marquezine já é um nome cotado para “Aracy, o Anjo de Hamburgo”, série do Mário Teixeira...
• É o que, por enquanto, há para ela.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco