Topo

Coluna

Flávio Ricco


Homenagem do "Domingo Legal" ao Ratinho termina em bronca e ressentimentos

Celso Portiolli entrevista Ratinho no "Domingo Legal" - Divulgação/SBT
Celso Portiolli entrevista Ratinho no "Domingo Legal" Imagem: Divulgação/SBT

Colunista do UOL*

23/03/2017 07h01

Em mais uma tentativa de alavancar sua audiência e fazer frente aos disparados “The Voice Kids”, da Globo, e ao Geraldo Luís, na Record, o “Domingo Legal” se fez valer da sempre forte presença do Ratinho no seu último programa.

E tudo foi muito bem enquanto se resumiu a uma matéria, perfeitamente conduzida pelo Celso Portiolli, de como foi e é a vida dele, o seu dia a dia e um declarado amor ao SBT – onde afirmou que até construiria uma casa para morar lá dentro.

Fosse só isso e parasse por aí já estaria de ótimo tamanho, mas não. Os depoimentos gravados e a presença no palco se resumiram a alguns, que nem tanta importância têm ou tiveram, na ordem das coisas, esquecendo ou não dando quase destaque a outros que ajudaram e ainda contribuem com a história do “Programa do Ratinho” até hoje.

Casos de Magdalena Bonfiglioli, Xaropinho, Sombra e Ney Inácio entre os principais.

Descuido ou esquecimento lamentável e que deixa ressentimentos e algum desconforto, muito provavelmente até no próprio Ratinho.

Celso Portiolli e Ratinho nos bastidores do SBT - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Celso Portiolli e Ratinho nos bastidores do SBT
Imagem: Divulgação/SBT
Olha só
O painel da Kantar Ibope, data de 19 de março, indica que 96% dos domicílios de São Paulo já estão habilitados para receber o digital.

Isto significa que, estivesse marcado para hoje o desligamento do analógico, menos de 4% ficaria sem televisão.

Outro assunto
Ninguém, a não ser os diretamente envolvidos, têm conhecimento da estratégia da Simba, empresa criada a partir de uma joint venture da Record, SBT e Rede TV!.

Por enquanto, sobre a interrupção da cessão do sinal para as operadoras, estão todos se fingindo de mortos.

O que se sabe
E aí já é possível até apostar alguma coisa se o ameaço da interrupção vai mesmo acontecer no dia 29, mesma data do desligamento do analógico. É quase certeza que não.

Sabe-se até que as interessadas, Record, SBT e Rede TV!, pensam diferente sobre o assunto.

Encontro
A última, em 2015, foi desmarcada às vésperas, mas agora, dizem, está confirmada para 27 a 30 de abril, no Guarujá, uma convenção de todo o departamento comercial da Record.

As afiliadas, com dúvidas sobre a tabela e na questão dos repasses, esperam ansiosamente por isso.

Expectativa
O próximo “Troféu Imprensa” vai acontecer agora, no começo de abril.

Entre as suas particularidades, há uma expectativa muito forte sobre a presença do Jô Soares. Se ela irá se confirmar ou não. Ele foi um dos escolhidos no ano passado. O Jô não dá o ar da graça em televisão nenhuma, nem na própria Globo, desde que saiu do ar em dezembro.

Hélio De La Peña e Maria Paula em "Procurando Casseta & Planeta" - Gianne Carvalho/Divulgação - Gianne Carvalho/Divulgação
Hélio De La Peña e Maria Paula em "Procurando Casseta & Planeta"
Imagem: Gianne Carvalho/Divulgação
Parte 2
Tudo caminha para que o “Procurando Casseta & Planeta” tenha uma segunda temporada no Multishow. Os textos, pelo menos, já estão prontos.

A primeira temporada, exibida ano passado, reuniu 20 episódios.

Problema maior  1
É sempre louvável quando um grupo de pessoas se une em favor de uma boa causa.

Agora, por exemplo, há o movimento de alguns artistas em favor do Joaquim, menino de Ribeirão Preto, que sofre Atrofia Muscular Espinhal. O objetivo é alcançar R$ 3 milhões para o seu tratamento.

Problema maior – 2
Não podemos esquecer, no entanto, que o Brasil ainda não possui medicamento aprovado para este mal e outras 10 mil pessoas são portadoras da mesma doença.

O problema, como se observa, é mais amplo e tem que receber maior apoio e atenção especialmente das autoridades responsáveis no campo da saúde.

Hora do Planeta
Sábado, quando a “Hora do Planeta” completa 10 anos, o “Como Será?”, programa da Sandra Annenberg na Globo, vai reunir seus repórteres em uma reportagem especial.

Inspirados pelo evento – que propõe a todos uma hora com as luzes apagadas – a equipe vai sugerir iniciativas sustentáveis para preencher todos os dias da semana.

Lúcio Mauro Filho vive Roney Romano, e Aline Fanju, Josefina, em "Malhação: Viva a Diferença" - Cesar Alves/Divulgação/TV Globo - Cesar Alves/Divulgação/TV Globo
Lúcio Mauro Filho vive Roney Romano, e Aline Fanju, Josefina, em "Malhação: Viva a Diferença". Eles serão responsáveis pelos momentos de humor da história
Imagem: Cesar Alves/Divulgação/TV Globo


Bate – Rebate
• É bom prestar atenção porque hoje, por causa de Uruguai e Brasil, em Montevidéu, a programação da Globo estará bem modificada...
• ... A bola rola a partir das 8 da noite. O “Jornal Nacional”, por exemplo, vai começar às 7 e meia da noite.
• O evento da Band, para a apresentação da sua nova programação, está confirmado para o dia 29...
• ... Está tudo organizado para isso, mas ainda existem pequenas questões sobre alguns produtos, planejados para a grade deste ano...
• ... Faltam ainda algumas necessárias autorizações.
• Luciana Gimenez tem tudo para se transformar no grande nome da programação da Rede TV!...
• ... A dúvida é se ela realmente tem interesse nisso, porque as vezes parece que não, ou se é a sua produção que deixa a desejar...
• ... Fato é que seus programas continuam marcando passo há muito tempo.
• Olha que interessante: o “Pesadelo na Cozinha”, do Erick Jacquin, semana passada, deu 4,8 de média na Band, audiência da Grande São Paulo...
• ... O “MasterChef”, nesta terça, fechou com 4,7.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco