Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo alcança seu melhor resultado dos domingos nos últimos tempos

Tadeu Schmidt e Poliana Abritta no "Fantástico": Globo tem bons resultados no domingo - João Cotta/Globo/Divulgação
Tadeu Schmidt e Poliana Abritta no "Fantástico": Globo tem bons resultados no domingo Imagem: João Cotta/Globo/Divulgação

Colunista do UOL*

31/03/2017 07h01

Fechados, no caso dos domingos, os números do primeiro trimestre do ano, observa-se que a Globo registrou uma audiência das mais expressivas, naquele que, tradicionalmente, é um dos dias mais disputados da TV aberta.

De 1º de janeiro até o dia 26 passado, com 15,8 pontos, segundo números do PNT – Painel Nacional de Televisão – foi alcançada a sua melhor média desde 2010.

E um resultado que foi propiciado por todas as faixas de horário: 10 pontos de média pela manhã, 7h às 12 horas – mais alta desde 2009; recorde dos últimos 10 anos à tarde, 12h às 18 horas, com 17,2; e 19,2, maior em cinco anos, à noite, 18h às 24 horas.

Este bom desempenho se deu especialmente pelo que anotaram os seus programas-âncora, casos de “Esporte Espetacular”, com a maior média em 10 anos (11,5), “Temperatura Máxima”, (17,1), melhor trimestre desde 2009; o futebol com 20,9 – mais alta dos últimos 11 anos; 17,2 do “Domingão do Faustão”, mesmo de 2008, e o “Fantástico”, 22,1, repetindo bom resultado de cinco anos atrás.

Números que expressam e ratificam a boa fase da TV aberta.

Gato no telhado
Em todo esse embate entre operadoras e as emissoras do Simba, mais ou menos dia, vai pintar um acordo. Não tenha dúvida disso. É apenas questão de tempo ou o tempo das partes baixarem a guarda.

E o pobre do assinante que não se iluda e nem se deixe levar pela hipocrisia da ocasião, porque será ele quem vai pagar mais essa conta. Ou alguém está achando que não?

Alguém lembrou?
Ainda do desligamento dos sinais de SBT, Record e Rede TV!, também é o caso de perguntar se alguma delas procurou saber o que os seus anunciantes acham de tudo isso?

Se eles terão desconto por haverem comprado uma coisa e agora receberem outra?

O antes...
A Globo, de uns tempos para cá, intensificou o trabalho de preparação antes de cada novela.

O que no passado se chamava de “laboratório” foi transformado em workshop, inclusive com a participação de especialistas em diversas áreas como convidados.

... E o depois
A partir dessas providências, verifica-se, os elencos passaram a ser melhor preparados, antes de dar início às gravações. Todos são colocados em ponto de bala.

Na “Novo Mundo”, a nova das 6, não foi diferente, contudo, a questão do sotaque, em várias cenas, está quase “um samba do crioulo doido”. Muito esquisito. Não custa dar uma olhada nisso.

Karla Klemente dá aula de dança do ventre para Christine Fernandes - Divulgação - Divulgação
Karla Klemente dá aula de dança do ventre para Christine Fernandes
Imagem: Divulgação
A propósito
Ainda em cima dos cuidados e fase de preparação que as novelas passaram a observar, a Record requisitou os trabalhos da bailarina Karla Klemente para coreografar cenas de “O Rico e Lázaro”.

É ela quem está ensinando dança do ventre para as atrizes Christine Fernandes, Cássia Linhares, Michelle e Giselle Batista.

Tem que dar um jeito
Só trocar de horário é muito pouco para o jornalismo do SBT. Certeza que não representa nada.

O que se vê no ar, em todos os seus telejornais, mas especialmente no chamado “Primeiro Impacto”, agora de novo nas manhãs, é um festival de matérias requentadas. É tudo que o telespectador já viu em outras emissoras. Preguiça pura.

E não é por nada
Jornais dessa natureza, “Cidade Alerta”, “Brasil Urgente”, “Primeiro Impacto”, além de outros, no campo policial e prestação de serviço, têm que ter por trás uma editoria competente.

Entre outras coisas, que goste do que faz e saiba tomar decisões rápidas sobre aquilo que funciona ou não funciona na televisão.

Rumo à Rússia
A Bandeirantes tem menos de 7 dias para decidir sua presença ou não na Copa da Rússia do ano que vem. É o prazo que foi dado a ela para resolver.

A decisão, sim ou não, será anunciada na convenção do departamento comercial, semana que vem, no Guarujá.

Gianecchini e Cláudia Abreu mudaram de visual na reta final da novela - Reprodução/Instagram/ricardotozzireal - Reprodução/Instagram/ricardotozzireal
Gianecchini e Cláudia Abreu mudaram de visual na reta final da novela
Imagem: Reprodução/Instagram/ricardotozzireal
Despedida
Um vídeo produzido pela equipe de “A Lei do Amor”, com momentos divertidos do elenco, foi exibido no evento de despedida, quarta-feira, no Rio.

Ocasião em que muita gente não reconheceu Reynaldo Gianecchini, por causa do novo visual, que também vai aparecer na novela. Acabaram com o cabelo parafinado.

A mais emocionante
Geraldo Luís embarcou no começo da noite de ontem para São Paulo, depois de passar 3 dias em Belo Horizonte, gravando aquela que ele considera a sua reportagem mais emocionante.

É a história de Mauro Faccio Gonçalves, que o público aprendeu a conhecer como Zacarias dos “Trapalhões”.A matéria vai pegar desde a sua infância em Sete Lagoas, o primeiro trabalho na rádio de lá, a mudança para BH e o tempo que foi bancário para pagar a faculdade de Arquitetura. Vai ao ar neste domingo.

Bate – Rebate
• Em festejos dos jogadores de futebol, há tempos foi terminantemente proibida a entrada de celulares...
• ... Os artistas de bom juízo começam a observar o mesmo cuidado...
• ... Todos estão bem conscientes do perigo que as suas câmeras passaram a representar...
• ... Aliás, este é um cuidado que algumas emissoras de televisão também passaram a adotar internamente.
• É fácil observar que o SBT diminuiu drasticamente o número de comerciais de manhã, no “SBT Notícias”...
• ... E durante a exibição do “Primeiro Impacto”, depois do almoço...
• ... Estratégia, com toda certeza, não é...
• ... Deve ser falta de anunciante mesmo.
• “A Lei do Amor” irá exibir na noite desta sexta-feira o seu último capítulo, com reprise amanhã...
• ... Marcius Melhem entra nele como convidado especial.
• Capítulo de “Novo Mundo” exibido quarta-feira rendeu recorde de audiência em São Paulo: 24 pontos e 37% de participação.
• O programa da Mariana Godoy recebe nesta  sexta-feira, ao vivo, na Rede TV!, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco