Topo

Coluna

Flávio Ricco


Números de GfK e Ibope apresentam diferença diária de até 15%

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL*

24/04/2017 07h01

Enquanto persistir a pendenga do Simba, o desempenho de um programa ou qualquer emissora não pode ser medido pela sua audiência. Há uma grande chance de os números não corresponderem com a realidade.

No entanto, o que mais tem chamado atenção nas pesquisas relativas a São Paulo, a partir do desligamento do analógico e da interrupção do sinal de SBT, Record e Rede TV! nas operadoras, é a diferença, muitas vezes absurda, entre os registros das duas empresas que trabalham com isso.

A média diária da GfK é sempre 15% maior daquela que é apresentada pelo Ibope. E enquanto os números de uma, a primeira, quase não oscilam, os da outra têm apontado diferenças brutais. E as maiores, por acaso, são sempre mais acentuadas no considerado horário nobre.

Isto é um perigo para, entre outras razões ou como principal delas, o tamanho do dinheiro que gira em torno disso.

Do jeito que vai, será muito provável a necessidade da criação de um terceiro instituto, preferencialmente com as nossas cores, para tirar a prova.

A força da TV

As mais recentes pesquisas, e aí tanto faz Ibope ou GfK, mais do que nunca têm comprovado a força da TV aberta e que ela continua reinando absoluta. Verifica-se, inclusive, que virou moda novamente falar bem dela.

Uma necessidade

Hoje, diante de tantas facilidades existentes, é necessário que o serviço de medição de audiência se adapte a elas. Nos Estados Unidos a ampliação da medição dos conteúdos de TV subiu para 35 dias, provocando acréscimo próximo de 17% nos resultados.

Ainda é assim

Aqui no Brasil, se você grava um capítulo de novela e assiste até o 7º dia da sua exibição, a audiência será computada. Mas a partir do 8º, não. Nos Estados Unidos, como não poderia deixar de ser, os resultados explodiram.

O que nos leva

Todo esse assunto me faz lembrar da entrevista com Fabio Wajngarten, um estudioso da área, para o livro que José Armando Vannucci e eu estamos terminando sobre a história da TV brasileira.

Disse ele: "Desde 2011, quando todos falavam do declínio da televisão aberta, eu mantive o discurso que ela sempre permanecerá como a Rainha das Mídias no Brasil".

Enfrentamento

Nada é declarado, mas existe uma guerra silenciosa das três emissoras do Simba --SBT, Record e Rede TV!-- contra a Band, desde o instante em que ela, inclusive com críticas, se declarou favorável a posição das operadoras.

Guerra a ponto de tentar tirar dela alguns dos seus profissionais mais importantes. Boechat e Datena são colocados como alvos declarados.

É o momento

A tendência é que tanto Globo quanto Bandeirantes transmitam de seus estúdios, aqui no Brasil, a grande final da "Liga dos Campeões", dia 3 de junho, no Principality Stadium, em Cardiff, no País de Gales.

O estádio tem capacidade para 74.900 pessoas, com teto retrátil e sistema de gramado que pode ser recolhido em shows e espetáculos. E considerado um dos melhores e mais modernos da Europa.

Maria Antonieta de las Nieves - Divulgação - Divulgação
Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha
Imagem: Divulgação

No estoque

Gugu, aos poucos, vai começar a colocar no ar algumas entrevistas gravadas na sua recente viagem ao México.

Entre elas, uma com Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha do "Chaves", com revelações surpreendentes, e outra com Val Marchiori, ao lado do seu novo namorado mexicano.

Tendência

Só agora, entre maio e junho, será retomada a produção do "The Voice Brasil", com vistas a sua próxima temporada.

Pelo andar da carruagem caminha para a manutenção de toda a sua equipe. Por aí também se entenda o grupo de jurados, Claudia Leitte, Lulu Santos, Michel Teló e Carlinhos Brown, mais o apresentador Tiago Leifert.

"The Voice" - João Miguel Júnior /Globo - João Miguel Júnior /Globo
"The Voice Brasil": Michel Teló, Lulu Santos, Thiago Leifert, Claudia Leitte, Carlinhos Brown
Imagem: João Miguel Júnior /Globo
 

De volta

João Pedro Fassina foi chamado por Silvio Santos para ser novamente presidente do Baú, cargo que ele já ocupou no passado. Fassina e SS são amigos desde o tempo que ele era cameraman do seu programa.
 
Mão Santa

O canal Fox Sports trabalha com a data de 5 de maio para a estreia de um programa semanal comandado por Oscar Schmidt. Será exibido nas noites de sexta-feira, com o título de "Na Cesta com Oscar".

Bate - Rebate

  • A entrada do programa diário do João Kleber mexeu com a duração do "Rede TV News"...
  • ... O jornal, que antes começava às 19h15, agora está indo ao ar às 19h30. Perdeu 15 minutos.
  • O cantor Daniel embarcou na sexta-feira para uma temporada de divulgação e shows na Europa...
  • ... Dia 7, inclusive, fará uma apresentação em Paris.
  • Na reprise de "A Arte do Encontro" que vai ao ar nesta quarta-feira (26), às 21h30, no Canal Brasil, Bárbara Paz assume o lugar de Tony Ramos...
  • ... E realiza aquela que seria a última entrevista de Hector Babenco.
  • Aliás, a propósito da Bárbara, ela é mais uma sumida das novelas da Globo.
  • Todo mundo que liga para a NET e tenta saber do desaparecimento dos canais da Simba, ouve que não há previsão para a volta deles...
  • ... Apenas que existe uma negociação em curso.
  • Ainda é tempo de reconhecer o bom retorno do "Profissão Repórter", quarta passada...
  • ... A reportagem sobre o sonho americano e os riscos da travessia ilegal segurou quem assistiu. Do começo ao fim.
  • Nesta segunda, no "Economia e Negócios" da Record News, às 22h. Fátima Turci recebe o ministro da Saúde, Ricardo Barros...
  • ... Entre outros assuntos, a falta de gestão na saúde pública e a crise no Hospital São Paulo.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco