Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Conversa com Bial" é, antes de tudo, um programa inteligente

Pedro Bial - Ramón Vasconcelos/Globo
Pedro Bial Imagem: Ramón Vasconcelos/Globo

Colunista do UOL*

04/05/2017 07h01

Estar à frente de um programa de entrevistas na televisão é saber conviver com desafios e imprevistos diários, muitas vezes impossíveis de serem contornados.

Entre os principais, o convidado que não rende, outro que cancela em cima da hora e a dificuldade de extrair o que possa haver de novidade, tamanha a concorrência que hoje existe com outros tantos meios de comunicação.

O Bial, no seu primeiro dia, antes de mais nada, revelou ao público o seu desejo de colocar no ar um programa inteligente.

Foi sábia a iniciativa da sua produção em conseguir a presença da ministra Cármen Lúcia, uma figura que todos conhecíamos muito pouco além das suas atividades no Supremo Tribunal Federal.

E uma conversa que, pelo menos no primeiro dia, mostrou o propósito de se colocar na contramão do que hoje existe na televisão - sem qualquer crítica a ninguém, que é o excesso de show e quase nada de conversa.

A Globo, mais que qualquer outra emissora, pode se dar a este luxo de realizar um programa de maior qualidade, sem priorizar ou ter como principal finalidade a conquista de audiência.

Para a televisão, como um todo, o “Conversa com Bial” pode ser avaliado como um avanço dos mais interessantes.

Acolhimento

O sucesso de qualquer programa de televisão só vem a acontecer se todo o seu conjunto de valores for convenientemente atendido.

O cenário do “Conversa com Bial” é nota 10. O uso da madeira transmite calor e aconchego a quem assiste.

E tem mais

Na colocação do número musical no “Conversa”, se evitou o uso de luzinhas piscando ou câmeras passeando.  Naquele momento se priorizou destacar quem estava se apresentando.

Houve, sim, como problema, a desatualizada informação de uma possível soltura de José Dirceu, fato naquele instante já decidido, mas não se tratou de algo que pudesse comprometer todo o resto.

Banho de loja

Os programas do Fox Sports observaram trocas de cenários nesses últimos dias, adaptados ao espaço que agora têm nos novos estúdios da Barra.
Reformulação completa, em todos os itens.

Vontade própria

Foi o Sérgio Patrick quem tomou a iniciativa de deixar a rádio Bandeirantes, depois de quase 20 anos de serviços prestados, contando as duas fases que passou por lá.
A emissora ficou de anunciar, nesses próximos dias, um novo correspondente nos Estados Unidos para o lugar dele.

Concorrência

Agora, na metade do ano, já teremos a disputa pelos direitos de transmissão da Champions League, competição que reúne os principais times de futebol europeus, triênio 2018 – 2020.

Aqui, na parte que nos toca, hoje eles estão divididos entre Globo, com a Band de carona, na aberta e Esporte Interativo na fechada.

Expectativa

Data hoje, a ESPN será uma forte competidora na disputa pelos direitos da Champions.


Algo que, internamente, já passou a ser considerado como  o seu próximo grande desafio.

Por sua vez

Tudo será feito por parte do Esporte Interativo para continuar com a CL na TV paga.

Como único e grande problema, arrumar meios de fechar as contas, uma vez que também passarão a existir os compromissos com 10 clubes do Brasileiro, entre 2019 a 2024.

Sitcom

A Fox promove nesta quinta-feira, às 19h30, no Teatro Solar de Botafogo, no Rio, o lançamento da série “Prata da Casa”, com as presenças de Pedro Paulo Rangel, Diogo Vilela e Françoise Forton, entre outros. Estreia dia 10, às 21h30.

Participação

Ana Guasque e Luci Pereira nos bastidores de "A Força do Querer" - Divulgação - Divulgação
Ana Guasque e Luci Pereira nos bastidores de "A Força do Querer"
Imagem: Divulgação
Atriz e bailarina, Ana Guasque gravou participação em "A Força do Querer", em um salão de beleza, contracenando com Paolla Oliveira e Zezé Polessa.

Ela que recentemente lançou o livro "Victória, uma saga italiana no interior do Rio Grande".

Mais demissões

Uma semana muito nervosa na Bandeirantes. Além das dispensas anunciadas terça-feira, ontem foram demitidas Adriana Reid, apresentadora do Bandsports, e Vanessa Cochi, considerada uma das melhores e mais corretas profissionais da emissora. Vanessa é também mestre de cerimônias em eventos realizados pelo Lide, empresa do prefeito João Doria.

Bate – Rebate

• Curioso notar que nos bastidores das emissoras envolvidas no Simba, todos querem maiores informações sobre o desenrolar dos acontecimentos...
• ... A falta de notícias tem preocupado a todos eles.
• A Globo está criando chamadas personalizadas para os seus programas...
• ... Para ontem, por exemplo, Ana Maria Braga e o Louro gravaram uma especialmente para a TV Verdes Mares, de Fortaleza...
• ... Isto em função da presença no programa da dupla Simone e Simaria, que são filhas da terra.
• O diretor Mauro Mendonça Filho inicia, no Tocantins, as gravações de “O Outro Lado do Paraíso”...
• ... É a próxima novela das 21h da Globo escrita por Walcyr Carrasco.
• A ESPN e o GRAACC estão juntos novamente para promover uma iniciativa da instituição que cuida de crianças e adolescentes com câncer...
• ...Que inclui a participação dos apresentadores Bruno Vicari e Juliana Veiga e do comentarista Mario Marra na 17ª Corrida e Caminhada GRAACC, dia 14 no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
 

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco