Topo

Coluna

Flávio Ricco


Resultados comprovam acerto na remodelação da teledramaturgia da Globo

Keyla (Gabriela Medvedovski) em "Malhação: Viva a Diferença" - Ramón Vasconcelos/TV Globo
Keyla (Gabriela Medvedovski) em "Malhação: Viva a Diferença" Imagem: Ramón Vasconcelos/TV Globo

Colunista do UOL*

10/05/2017 07h01

Entre tantas outras medidas adotadas nesses últimos tempos para normatizar os trabalhos das suas novelas, a teledramaturgia da Globo acaba de estabelecer o mínimo de 70 capítulos escritos antes de cada estreia. Menos que isso, ninguém entra no ar.

Com a “Malhação” do Cao Hamburger, aliás uma das boas novidades da área, já foi assim, fazendo engrossar a lista dos 17 novos autores lançados nos últimos anos, pós-chegada do Sílvio de Abreu à direção do departamento. A sempre criticada falta de renovação foi atacada de frente.

Os resultados das atrações em cartaz refletem o acerto das decisões tomadas. “Novo Mundo” tem a mesma audiência no PNT de “Êta Mundo Bom!”; “Rock Story” já alcança resultados semelhantes aos de “Haja Coração”, sucesso mais recente do horário, assim como “A Força do Querer” em relação a “Império”.

Tudo isso além de “Os Dias Eram Assim”, se firmando como uma produção que reflete o drama e violência que atingiu a muitos e ao nosso país em tempos não tão distantes.

Ticiana Villas Boas  - Divulgação - Divulgação
Ticiana Villas Boas
Imagem: Divulgação

Um acerto

Formato original desenvolvido por Ticiana Villas Boas e o SBT, o “Duelo de Mães” está cada vez mais consolidado na programação de sábado.

A edição levada ao ar no dia 6, inclusive, ocupou a vice-liderança. Importante esse bom desempenho em uma faixa antes ocupada por “Chaves”, e reforça o acerto da Ticiana na mudança do jornalismo para o entretenimento.

As gravações desta temporada chegaram ao fim, mas, em julho, terão início as do “Bake Off”. 

Vulgaridade

O “Primeiro Impacto”, do SBT, na manhã de segunda-feira, estampou o selo “exclusivo”, durante exibição da reportagem de um racha de carros de luxo em São Paulo.

Só que no mesmo momento, Globo e Record também estavam com o mesmo assunto. O que leva alguém a fazer uma coisa dessas

Estreia segunda

Com novos personagens, quadros inéditos e entrevistas especiais, começa segunda-feira, 22h30, no Multishow, a terceira temporada do “MultiTom”, do Tom Cavalcante.

As entradas de Michel Tomer e Tonald Tromp serão algumas das atrações.

Vale a pena

A propósito de humor, a “Entrevista com Especialista”, quadro do “Lady Night”, da Tatá Werneck, é uma das coisas mais divertidas da televisão nos tempos atuais.

Psiquiatra, corretor de imóveis, apicultor e gestor de carreira foram alguns que já passaram por lá.

Maiara e Maraísa  - César Alves/Globo - César Alves/Globo
Maiara e Maraísa
Imagem: César Alves/Globo

Motel

Maiara e Maraísa gravaram participação especial na série “Mister Brau” que a Globo exibe dia 16.

Elas cantam a música “Motel”, no episódio que vai abordar questões das relações íntimas de personagens do seriado.

É o que faltava

Narrar uma corrida maluca de automóveis era o que faltava na carreira do Silvio Luiz.

Não falta mais. No dia 13 de julho, ele estará em cartaz nos cinemas com “Carros 3”, da Disney Pixar. Pode até existir alguém com currículo igual, mas maior que o do SL na TV atual, com certeza, não existe.  

Fábio Borges - Divulgação/RedeTV! - Divulgação/RedeTV!
Imagem: Divulgação/RedeTV!

Giro

A Rede TV! também vai explorar os recursos das câmeras de 360 graus, em suas reportagens internacionais, uma inovação do jornalismo da atualidade.

O correspondente nos Estados Unidos, Fábio Borges, será o primeiro a implantar a tecnologia em suas matérias.

Colocação

O “também”, na nota acima, teve toda uma razão de ser colocado.

É que o “Fantástico”, com Renata Ceribelli e Mari Palma, terá uma série gravada com uma câmera que registra imagens em 360 graus, ainda sem data de estreia.

Inferno na torre

Há relatos de uma grande instabilidade nos bastidores do “Jornal da Record”, em São Paulo, após Luciana Barcellos chegar à chefia de redação. Instabilidade gerada pela forte cobrança por resultados e até falta de diálogo, segundo pessoas da equipe.

Editora chorando pelos corredores, repórter ameaçando pedir demissão..., enfim, tem de tudo e mais um pouco. Resta saber no que isso vai dar. 

Outro lado

A Record, consultada sobre esse auê no seu jornalismo, segundo alguns com sérios comprometimentos na boa ordem dos trabalhos, limitou-se a informar que desconhece o assunto.

Não tinha nada para responder.

Gugu com Val Marchiori e o namorado Carlos Peyrelongue  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Gugu

A socialite Val Marchiori e seu namorado, o empresário mexicano Carlos Peyrelongue estarão hoje no programa de Gugu Liberato na Record.

O relacionamento do casal completa um ano.

Novo programa

Os campeões mundiais de jiu-jítsu Bruno Malfacine e Rodolfo Vieira estão migrando para o MMA. E toda a rotina dos atletas durante essa fase de adaptação será alvo de uma nova série documental do Combate, “Do Jiu-Jitsu ao MMA”, coprodução da Mixer Films, UFC e o canal.

Ainda sem data de estreia, a produção dará destaque ao processo de transformação física, mental e profissional dos lutadores, além de exibir os treinamentos e as suas primeiras experiências profissionais no novo esporte.

Bate – Rebate

• Eduardo Semerjian, tremendo ator, foi o único brasileiro escolhido para o “Sense8”...
• ... Fala bem o inglês e se dá bem em todos os testes gringos...
• ... Na TV, Semerjian já fez vários trabalhos, como “Maysa”, na Globo, e “O Negócio”, da HBO, entre outros.
• O “Masbah!”, que vai ao ar todos os sábados, a partir de 12h30, no SBT, é uma das grandes novidades da TV gaúcha na atualidade...
• ... Dirigido por Clayton Yukio, o programa tem os quadros “Quizquisito" e "Vice e Versa" como suas grandes atrações.
• Johnny Saad não consegue mais esconder dos mais próximos a sua decepção com o fracassado processo de unificação das emissoras do Grupo Band...
• ... Além de nada ter acontecido de útil na TV aberta, os canais fechados passaram a apresentar resultados muito ruins.
• A convite de Xuxa, Lívia Dabarian será atração musical do “Dancing Brasil” na próxima segunda...
• ...Dabarian ficou conhecida pelo trabalho no “Gente Inocente” e por ter integrado a banda Oxigênios, que teve Xuxa como madrinha. Hoje, é presença constante em importantes musicais.
• Com o “Fight Club”, estreia da última sexta, às 22h30, o Fox Sports aumentou o espaço para lutas, como o boxe, kickboxing e o Bellator. Apresentação de Éder Reis.

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco