Topo

Coluna

Flávio Ricco


Cultura é uma TV a caminho do fim

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

24/05/2017 07h01

Já de muito tempo a situação da TV Cultura, em São Paulo, além de preocupante, passou a despertar em todos o sentimento de piedade, com toda a dureza do termo, pelas sucessivas barbáries cometidas na sua direção nos últimos anos.

Emissora que tem uma história de vida dividida entre o antes e o depois. Até a gestão de Roberto Muylaert na sua presidência, 1985-1994, foi tudo muito bem, com a instalação da nova torre no Sumaré e o lançamento de programas como “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Mundo da Lua”, “Roda Viva”, “Cartão Verde”, “Vitrine” e o “Matéria Prima”, do Serginho Groisman.

Daí em diante, até os dias atuais, as suas desastradas administrações, chefiadas por pessoas totalmente estranhas ao meio, só acumularam fracassos e a arrastaram ao estado que está.

A notícia de agora é que, por ordens superiores, internamente fala-se do Palácio do Governo, existe uma determinação que proíbe a contratação de funcionários pela CLT. Só contratos para “estágio”.

É uma televisão, conclui-se, a caminho do fim. Não podendo reforçar seus quadros com mão de obra especializada, não existe esperança de vida para ela. Morte anunciada, que vai ocorrer aos poucos.

Nota da Cultura

Consultada ontem nas primeiras horas da manhã, a Cultura respondeu tarde da noite:

"O Decreto nº 61.466, publicado na Secretaria de Governo em 2 de setembro de 2015 e mantido no exercício de 2016 e 2017, veda quaisquer contratações em instituições ligadas ao governo, não se limitando à TV Cultura."

Contratos renovados

Os jurados Fernanda Chamma, Paulo Goulart Filho e Jaime Arôxa renovaram com a Record para a segunda temporada do “Dancing Brasil”, da Xuxa, prevista para estrear em 24 de julho.

Com isso, evidentemente, anulam as chances dos três em aparecer na próxima edição do “Dança dos Famosos”, do “Domingão” na Globo.

Ficou assim

O “Gugu” vai exibir nesta quarta-feira uma entrevista com a cantora Kelly Key, falando sobre nudez, filhos, boa forma... Latino.

De acordo com a Record, a gravação com Zilu Camargo, antes cotada para entrar no ar hoje, ainda não tem uma data fechada para exibição.

Última forma

Também nesta quinta-feira, ao contrário do que a programação da Globo chegou a anunciar, teremos novamente a inversão nas exibições de “Os Dias Eram Assim” e “Vade Retro”.

E, no que diz respeito à supersérie, este será o capítulo que marcará o assassinato do personagem do Antonio Calloni, Arnaldo.

Recém-chegados

A Record vai reforçar o grupo de crianças de “O Rico e Lázaro”.

Em suas próximas fases, a história passará a contar com os trabalhos de Julia Barça, Vitória Rangel, João Pidd, Diogo Caruso, Gigi Fonseca, Fernanda Junqueira, Giovanna Bercê, João Guilherme Fonseca, Ricardo Silva e Davi de Oliveira.

Raul Gil na Band

Raul Gil passou boa parte do dia de ontem, terça-feira, em reunião na Bandeirantes, uma casa que conhece como ninguém.

Vale lembrar que o estabelecido entre o apresentador e o SBT, em fevereiro, é que o contrato seria renovado só por mais um ano, para o programa das tardes de sábado.

Um contrato sem multa, também é importante lembrar.

Confraternização

Reinaldo Gottino completa nesta semana 3 anos à frente do “Balanço Geral” da Record em São Paulo e vai comemorar a data oferecendo um “super” churrasco para toda sua equipe sexta-feira. Repórteres, cabo man, produtores, diretores, colegas de bancada, enfim, todos convidados.

Em tempo: o “BG”, prejudicado pela Simba, já está se recuperando dos estragos.

Vai ter frutos

“Ippon – A luta da vida” é o título de uma série especial que Flávio Canto prepara para o “Esporte Espetacular” da Globo, prevista para ir ao ar no segundo semestre. E que o motivou a deixar a apresentação do programa para Felipe Andreoli.

A informação de agora é que este mesmo projeto poderá ser aplicado em outros segmentos esportivos.

Thereza Falcão, Alessandro Marson e Letícia Colin - Estevam Avellar/Globo - Estevam Avellar/Globo
Thereza Falcão, Alessandro Marson e Letícia Colin
Imagem: Estevam Avellar/Globo

Pais da “criança”

Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson aproveitaram uma visita aos Estúdios Globo para conferir de perto o trabalho de Letícia Colin, destaque no papel de Leopoldina.

Atualmente, a princesa se recupera da morte do herdeiro do trono João Carlos e em breve dará à luz Januária. 

Futebol internacional

Semana movimentada para o futebol na ESPN, com a   cobertura de três decisões na Europa. O repórter João Castelo Branco estará em Estocolmo, na Suécia, para a final da Liga Europa entre Ajax e Manchester United nesta quarta-feira. De lá, ele segue para Madri, onde cobrirá a final da Copa do Rei entre Barcelona e Alavés no sábado. No mesmo dia, Natalie Gedra acompanha a final da Copa da Inglaterra entre Arsenal e Chelsea, em Wembley. Também no sábado, acontece a transmissão da decisão da Copa da Alemanha entre Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund.

Bate – Rebate

• O cantor Eduardo Costa vai gravar participação especial na novela “Carinha de Anjo”, do SBT...
• ...Serão 13 cenas vivendo o personagem Gilmar, amigo de Pascoal(Camilo Bevilacqua).
• “Os Dias Eram Assim”, considerando suas cinco semanas de exibição, chegou a 16 pontos...
• ... Média maior que “Saramandaia”, com 15,8, e “O Rebu”, 15,7, atingiram no mesmo período...
• ... “Verdades Secretas” e “Liberdade, Liberdade”, foram superiores, com 18...
• ... Todas abaixo de “O Astro”, com 21.
•  Marcelo Serrado e Marília Mendonça serão os convidados de Márcio Garcia, domingo, no “Tamanho Família”.
• Globo em festa com os índices de “A Força do Querer” nas praças de São Paulo e Rio: recordes na segunda-feira...
• ...E neste sábado vai ao ar na novela a participação de Wesley Safadão...
• ...Ele vai agitar uma festa da Bibi (Juliana Paes).

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco