Topo

Coluna

Flávio Ricco


Brecada da Simba no desligamento de novas praças é sinal de enfraquecimento

Silvio Santos se encontra com Edir Macedo em 2015 - Reprodução/TV Record
Silvio Santos se encontra com Edir Macedo em 2015 Imagem: Reprodução/TV Record

Colunista do UOL*

26/05/2017 07h01

A leitura que se faz do procedimento da Simba em não desligar o fornecimento dos sinais de SBT, Record e Rede TV! em Goiânia e de outras tantas cidades de Goiás, é que a briga estabelecida a partir do apagão analógico, em São Paulo, no final de março passado, tem grandes chances de não se estender para as demais regiões do país.

Nada mais lógico, sensato e até natural, se avaliarmos o estrago causado a partir de uma decisão que, além de estapafúrdia e inconsequente, acabou surpreendendo por ter à frente cabeças como Silvio Santos e Edir Macedo, figuras historicamente cuidadosas no trato dos seus negócios.

Em vez de buscar o diálogo e usar de outros meios para reivindicar aquilo que julgam ter direito, foram para o tudo ou nada, muito provavelmente sem avaliar os riscos que estavam correndo.

Lá se vão quase dois meses, que serão completados na segunda-feira, e até agora nenhuma solução. Que a decisão tomada para Goiânia e região, mais que uma luz no fim do túnel, sirva para reabrir o canal de negociação. E em nada será humilhante, para nenhum dos dois lados, um passo atrás, para se chegar a um acordo que será melhor para os dois.

“Chaves” no aquecimento

O “Acontece Lá em Casa”, neste próximo domingo vai para a sua última exibição no SBT.

Para o lugar dele, sem que isto possa causar surpresa em ninguém, vai entrar mais meia hora de “Chaves”, antecedendo “Mundo Disney”.

Nada ainda

O trabalho do Eduardo Sterblitch, na Globo, começou e parou no júri do “Amor & Sexo”.

Existe um namoro, mas por enquanto não tem nada definido para os próximos tempos.

Não se discute

O sucesso e a boa audiência de “A Força do Querer”, da Glória Perez, já com certa frequência navegando na casa dos 40 pontos, é o resultado de uma soma de valores.

A novela é boa, tem excelente direção e um elenco maravilhoso.

Porém...

Os acontecimentos em pauta, com lava jato, delações, prisões, vídeos, áudios e denúncias pipocando o tempo todo, elevaram também de forma significativa o interesse pelo “Jornal Nacional”.

A entrega para a novela, já de muito tempo, não acontecia em índices tão elevados.

Fracasso

Depois de acumular prejuízos, a direção da Band agora parece convencida da grande bobagem que foi a tentativa de unificar as diversas empresas do grupo.

Aos poucos vai voltar tudo como era antes. O retorno do Paulo Saad é visto como reverso do fracassado processo.

A propósito...

Percebe-se que o jornalismo da Band está em convulsão e dominado por igrejinhas, um mal que já se estende e contamina os programas da área.

Todo e qualquer estranho a elas, sofre as piores e mais penosas consequências. Muito provavelmente por isso a qualidade do trabalho e resultados, por consequência, caíram demais nos últimos tempos.

Nova alteração

Ainda nessas próximas, o SBT deve oficializar nova mudança no programa do Otávio Mesquita, hoje exibido nas madrugadas de segunda-feira, depois do “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini.

O plano de agora é que ele retome seu antigo trabalho, mais voltado ao colunismo social e reportagens, para ser exibido nas sextas-feiras e sábados.

Luciano Huck vai aparecer em participação especial em  três episódios da série "Fui Bandido" - Carlos Fofinho/Multishow - Carlos Fofinho/Multishow
Luciano Huck vai aparecer em participação especial em três episódios da série "Fui Bandido"
Imagem: Carlos Fofinho/Multishow

Participação especial

Luciano Huck vai aparecer em participação especial em três episódios da série “Fui Bandido”, com estreia no dia 4,  às 23h30 no Multishow.

Neste trabalho, em oito episódios, são narradas as histórias de oito ex-criminosos, do eixo Rio-São Paulo, que cumpriram pena e recomeçaram suas vidas. Muitos se engajaram em projetos sociais. A série foi idealizada por José Junior e Luis Erlanger.

Fila das 7

Benedito Ruy Barbosa entregou na Globo a sinopse e primeiro capítulo da novela “O Último Beijo”.

De acordo com o autor é um trabalho que irá ingressar na já estabelecida fila das 7 da noite.

Bate – Rebate

• João Castelo Branco, da ESPN Brasil, saiu direto de Estocolmo, depois de cobrir a final da Liga Europa, para Madri...
• ... Neste sábado ele irá acompanhar Barcelona e Alavés, que irão decidir a Copa do Rei.
• Um acerto do “Fantástico” a nova série do Michel Teló. Às vezes com edições muito longas, mas mesmo assim interessante.
• Marília Mendonça e Marcelo Serrado serão os convidados do “Tamanho Família”, do Márcio Garcia, neste domingo, na Globo.
• A jornalista Monica Salgado é a mais nova integrante do “Vídeo Show”...
• ... Foi destinada a ela a missão de mostrar os famosos da Globo fora dos limites do Projac...
• ... Começou com a Juliana Paes, mas já tem uma extensa lista de convidados.
• Depois da viagem aos Estados Unidos e da homenagem recebida, Serginho Groisman já retomou seus trabalhos no “Altas Horas”.
• O diretor Fabrício Mamberti, à frente de uma equipe da Globo, segue para a Europa neste final de semana...
• ... Primeira parada na Espanha para gravações de stock-shots de “Deus Salve o Rei”, novela do Daniel Adjafre na fila das 19 horas.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco