Topo

Coluna

Flávio Ricco


Produção de séries agora é vista e tratada como prioridade na Globo

Mauricio Fidalgo/TV Globo
Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Colunista do UOL*

27/05/2017 07h01

O Ibope, no começo do ano, apresentou uma pesquisa baseada em dados de 2016, colocando o gênero “minissérie” entre os mais preferidos pelo telespectador brasileiro, aparecendo ao lado de outros dois nada surpreendentes: futebol e novelas.

Um comportamento que vai ao encontro do que, já há certo tempo, se tornou comum em outros países. E, se no passado, a Globo era a mais hermeticamente fechada a este gênero, alegando contradição na relação custo/benefício, agora ela também é, no mercado local, aquela que mais se rendeu a ele.

Uma série de fatores foi decisiva nesta conduta, entre os principais, se ajustar a uma tendência que hoje é mundial e atender uma reivindicação que passou a ser do próprio público.

Muito daquilo de bom que sempre existiu e se observou na realização das novelas, foi transferido para a produção de séries, daí a se chegar a requintes de finalização como os que, hoje, podem ser observados em “Os Dias Eram Assim”, atualmente em cartaz.

As imagens de uma narrativa dos anos 1970 parecem colhidas na véspera, qualidade que se estende aos figurinos, maquiagem, elementos de cena e comportamento muito próprios da época. A Globo, que já se faz conhecida no mundo pelo padrão apresentado nas novelas, passou a ser reconhecida também pela qualidade das suas séries.

Estaca zero

Nada de novo em relação ao elenco de “Poliana”, a próxima novela do SBT.

O diretor Reynaldo Boury já encaminhou uma lista com sugestão de nomes para Iris Abravanel, e agora está no aguardo dela. De qualquer forma, as gravações começam em meados de setembro, para estrear só no ano que vem.

Marco Luque cai da cadeira durante o "Altas Horas": não estava no script - Divulgação / TV Globo  - Divulgação / TV Globo
Marco Luque cai da cadeira durante o "Altas Horas": não estava no script
Imagem: Divulgação / TV Globo
 Tomou um chão

Não estava no script: de tanto fazer a personagem Mary Help se mexer, Marco Luque caiu da cadeira nas gravações do “Altas Horas” deste sábado. Alegria do público presente.

Autur Xexéo falando do livro da Hebe, Maiara e Maraísa, Dona Onete do Pará, Edson Celulari, Emicida e o projeto Língua Franca, além da coluna da Laura Müller são outras atrações de hoje do programa do Serginho Groisman. Depois do “Zorra”.

Isabella Koppel viverá Gabriela em “Os Dias Eram Assim”, filha mimada de Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira. - Divulgação / TV Globo - Divulgação / TV Globo
Imagem: Divulgação / TV Globo
 Filha da Sophie

Isabella Koppel foi escolhida para viver Gabriela em “Os Dias Eram Assim”, uma filha muito mimada de Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira.

Também cantora, Isabella vai se apresentar neste domingo, 27, em um evento para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, no Rio, juntamente com Arthur Aguiar.

Não mexe

Apesar da pressão externa e todas as tentativas feitas da própria direção do SBT, Silvio Santos vai manter o “Primeiro Impacto”, jornal das manhãs, do jeito que ele está.

E com os dois apresentadores, Marcão e Dudu Camargo, apesar dos índices de rejeição de cada um.

Mudança de tempo

“Os Dias Eram Assim” observará outra passagem de tempo no capítulo de segunda-feira. Vai chegar a 1979.

Para todas essas mudanças, a direção da novela está se valendo de muito material de arquivo, usando imagens do passado como marcação de um novo momento.

Mudou

Globo mexeu na data de estreia do “Fant360”, nova série do “Fantástico”, com Mari Palma e Renata Ceribelli. Em vez de 28 de maio, ficou para 11 de junho.

Uma transferência certamente motivada pela prioridade em pautas do nosso difícil momento político.

Paola Rodrigues está no elenco de  “A Ordem do Caos... Ou”, filme do Fernando Leal - Divulgação - Divulgação
Paola Rodrigues está no elenco de “A Ordem do Caos... Ou”, filme do Fernando Leal
Imagem: Divulgação
 Cinema

Paola Rodrigues, Maria Casadeval, Haroldo Miklos e Jorge Maricato estão no elenco de “A Ordem do Caos... Ou”, filme do Fernando Leal.

É um curta escolhido para ser exibido no Festival de Cannes, que termina neste fim semana. A produção é da própria Casadeval e a Paola, além de trabalhos na TV, é uma das atrizes mais procuradas para campanhas publicitárias.

Acelerada

É curioso observar que “Rock Story”, como novela, foge do padrão das demais.

Desde o seu começo ela sempre se desenvolveu com um dinamismo não muito comum, algo que se percebe em uma escala ainda maior de um ou dois meses para cá. Além do trabalho da autora Mariana Helena Nascimento, deve-se louvar a direção de Dennis Carvalho e Maria de Médicis.

Últimos dias

Ainda a propósito de “Rock Story”, as suas gravações devem terminar no decorrer da próxima semana. Falta muito pouca coisa.

“Pega Pega”, a sua substituta, irá estrear em 6 de junho, terça-feira.

De olho nos detalhes

Paulo Franco, diretor da Record, viajou aos Estados Unidos especialmente para acompanhar a final do “Dancing With The Stars” americano na última terça-feira.

Entre outras missões, ele também foi tratar de detalhes sobre a versão latina do programa, que a Xuxa irá gravar nos estúdios da Casablanca ainda este ano.  

Bate – Rebate

• Dudu Nobre entra como convidado especial do “Fábrica de Casamentos”, neste sábado, no SBT.
• Diretor Zeca Brito usou o Palácio Piratini para rodar várias cenas de “Legalidade”, seu novo filme...
• ... Que tem no elenco, entre outros, Cleo Pires e Fernando Alves Pinto...
• ... Toda a ação mostra um período do Brasil, após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência da República.
• Na próxima semana “Belaventura”, novela das sete da  Record, já terá cenas gravadas em sua cidade cenográfica...
• ... A novela continua com o ritmo de trabalho bem acelerado, mas ainda não tem dia de lançamento fixado...
• ... E não tem porque, a princípio, a Record pretendia terminar a reprise de “A Escrava Isaura” agora em junho...
• ... No entanto, já houve a decisão de esticá-la um pouco mais...
• ... Provavelmente até meados de julho.
• Ronaldo Fenômeno é o convidado do “Aqui com Benja”, neste sábado no Fox Sports. 

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco