Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Tem diretor que estraga novela", diz Benedito Ruy Barbosa

Benedito Ruy Barbosa no lançamento de "Velho Chico", em março de 2013 - João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo
Benedito Ruy Barbosa no lançamento de "Velho Chico", em março de 2013 Imagem: João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

30/05/2017 07h00

Benedito Ruy Barbosa será o convidado da série “Donos da História”, neste domingo, às 18h30, no Viva. A sua entrevista é considerada internamente uma das melhores do programa.

Responsável por inúmeros sucessos do gênero em diferentes emissoras de TV, Benedito, como sempre, é muito transparente nas suas colocações e chega a declarar em determinado momento que “tem diretor que estraga a novela”.

Segundo ele, os problemas entre aquele que escreve e quem dirige são sempre muito comuns:

“Sempre, porque o diretor é o homem que lida com o elenco, que lida com o seu texto. Se ele tiver uma boa leitura daquilo que você escreve, você está sossegado. Se ele não tiver, você está roubado! Tem diretor que estraga a novela. Isso, estamos falando aqui, sem citar [nomes], porque não há quem citar. Nenhum diretor estragou novela minha, graças a Deus! Mas o Luiz Fernando Carvalho [diretor dispensado pela Globo, após ‘Velho Chico’], ele acrescenta”.

Benedito também revela que se emociona durante o desenvolvimento de seus folhetins:

“Costumo dizer que, quando estou escrevendo uma novela, ou roteiro de cinema, seja o que for, me comovo no computador, antes, na máquina de escrever. Se eu me comovo, nunca prendi lágrima nem riso. O riso e o pranto fazem parte da vida da gente”.

E conclui:

“Mas sempre digo que quando choro escrevendo uma cena, por já imaginar a cena sendo feita, imagina os atores falando o meu texto? O ator chora quando recebe o texto e vai decorar. E o público chora em casa quando vê. Então, não sou eu que sou emotivo, não. Nós somos, todos. Dependendo do que acontece na frente da gente”.

Atualmente, o autor trabalha na sinopse da novela “O Último Beijo”, para a faixa das sete da noite.

*Colaboração de José Carlos Nery  

Flávio Ricco